Oligarquia. Artigo de Bernie Sanders

Bernie Sanders (Fonte: Flickr)

Mais Lidos

  • Alessandra Korap (1985), mais conhecida como Alessandra Munduruku, a mais influente ativista indígena do Brasil, reclama da falta de disposição do presidente brasileiro Lula da Silva em ouvir.

    “O avanço do capitalismo está nos matando”. Entrevista com Alessandra Munduruku, liderança indígena por trás dos protestos na COP30

    LER MAIS
  • Dilexi Te: a crise da autorreferencialidade da Igreja e a opção pelos pobres. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

03 Fevereiro 2025

“Não será fácil, mas, juntos, educaremos, organizaremos e construiremos um movimento de bases imparável em torno de uma agenda progressista baseada nos princípios de justiça e compaixão, não de ganância avareza e oligarquia. Juntos, lideraremos a luta para criar a nação e o mundo que sabemos que podemos construir”, manifesta-se Bernie Sanders, senador independente de Vermont, Estados Unidos, em artigo publicado por La Jornada, 31-01-2025. A tradução é do Cepat.

Eis o artigo.

Durante anos e anos, na mídia corporativa só se ouvia a palavra “oligarca” seguida da palavra “russo”. Mas os oligarcas não são um fenômeno apenas russo ou um conceito estrangeiro. Não. Os Estados Unidos têm a sua própria oligarquia. Quando comecei a falar sobre isso, muitas pessoas não entendiam o que eu queria dizer. Bem, isso mudou.

Quando os três homens mais ricos dos Estados Unidos se sentam ao lado de Donald Trump em sua posse, todos entendem que a classe bilionária agora controla nosso governo. Também entendem que uma das principais funções da política governamental será tornar essas pessoas incrivelmente ricas ainda mais ricas e poderosas.

Quando esses mesmos três homens controlam alguns dos principais canais de distribuição de mídia e informação no país, todos entendem que a classe bilionária agora controla a nossa mídia. Também entendem que uma das principais funções dessa mídia de propriedade de bilionários (pense em Musk e no Twitter) será fabricar quantidades em massa de desinformação e mentiras descaradas.

Quando um desses homens gastou centenas de milhões de dólares para eleger Trump e outro usou seu poder como dono de jornal para obstruir apoio a Kamala Harris, todos entendem que a classe bilionária agora também controla significativamente a nossa política. Também entendem que uma das principais funções de nosso sistema político é manter a ficção de que somos uma democracia real quando, na verdade, o cidadão médio tem cada vez menos impacto sobre o que acontece.

Mas não são apenas Elon Musk, Jeff Bezos e Mark Zuckerberg. Hoje, nos Estados Unidos, temos mais desigualdade de renda e riqueza do que nunca. Temos mais concentração de propriedade no setor de serviços financeiros, saúde, agricultura, energia de transporte, alimentação e moradia do que nunca. Temos mais consolidação da mídia do que nunca. E temos um sistema político que é cada vez mais controlado pela classe bilionária.

Some tudo isso e o que verá é uma nação e um mundo que se inclinam fortemente à oligarquia, onde um pequeno número de multibilionários exerce enorme poder econômico e político sobre todos os outros. Cada vez mais, o governo é apenas mais uma propriedade dessas forças enormemente poderosas.

Então, em meio a tudo isso, para onde vamos a partir daqui?

Primeiro, não temos tempo para gemidos e lamentos e para enterrar nossas cabeças no desespero. Sim, muitos de nós estão com raiva e frustrados com o establishment do Partido Democrata, que continua virando as costas às necessidades dos trabalhadores. Mas nosso trabalho agora não é olhar para trás, mas para frente.

Deixe-me ser claro. Um dos instrumentos que os oligarcas utilizam para manter sua posição de poder é fazer parecer que uma mudança de verdade é impossível e que é inútil se opor. Eles têm o poder, não há nada que possamos fazer a respeito. Sempre foi assim e sempre será. Pare de tentar.

Felizmente, esses senhores do universo estão errados. Muito errados.

O que a história sempre nos ensinou é que a verdadeira mudança nunca vem de cima para baixo. Sempre ocorre de baixo para cima. Acontece quando as pessoas comuns se cansam da opressão e da injustiça... e lutam. Essa é a história da fundação da nossa nação, do movimento abolicionista, do movimento trabalhista, do movimento pelos direitos civis, do movimento das mulheres, do movimento ambientalista e do movimento pelos direitos dos gays. Foi assim que elegemos dezenas de progressistas para o Congresso e fizemos do Congressional Progressive Caucus uma das entidades mais importantes da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos. Essa é a história de cada esforço que produziu uma transformação em nossa sociedade.

Não será fácil, mas, juntos, educaremos, organizaremos e construiremos um movimento de bases imparável em torno de uma agenda progressista baseada nos princípios de justiça e compaixão, não de ganância avareza e oligarquia. Juntos, lideraremos a luta para criar a nação e o mundo que sabemos que podemos construir.

Irmãs e irmãos, estamos agora no meio de uma luta entre um movimento progressista que se mobiliza em torno de uma visão compartilhada de prosperidade, segurança e dignidade para todas as pessoas, e outro que defende a oligarquia e a desigualdade global de renda e riqueza em massa.

É uma luta que, por nós e pelas gerações futuras, não podemos perder. Sigamos em frente juntos.

Leia mais