O Metropolita Ortodoxo Antonij: não discutimos uma visita do Papa a Moscou no Vaticano

O metropolita Antonij de Volokolamsk, presidente do Departamento para as Relações Eclesiásticas Externas do Patriarcado de Moscou, com o Papa Francisco em maio deste ano (Foto: Reprodução | Vatican Media)

Mais Lidos

  • Niceia 1.700 anos: um desafio. Artigo de Eduardo Hoornaert

    LER MAIS
  • A rocha que sangra: Francisco, a recusa à OTAN e a geopolítica da fragilidade (2013–2025). Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS
  • Em vez de as transformações tecnológicas trazerem mais liberdade aos humanos, colocou-os em uma situação de precarização radical do trabalho e adoecimento psicológico

    Tecnofascismo: do rádio de pilha nazista às redes antissociais, a monstruosa transformação humana. Entrevista especial com Vinício Carrilho Martinez

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

19 Junho 2023

Antonij: se o Cardeal Zuppi solicitar um encontro com Kirill, e a agenda de compromissos do Patriarca permitir, isso pode ser feito.

A informação é publicada por Il Sismografo, 19-06-2023.

A agência russa RIA Novosti, a propósito da informação que circulou nos últimos dias que assegurou que o Metropolita Antonij de Volokolamsk e o Papa, na audiência da última sexta-feira, 16 no Vaticano, haviam discutido sobre um convite a Francisco para uma visita a Moscou, ele especifica que não é verdade. O Metropolita Antonij de Volokolamsk, presidente do Departamento de Relações Externas da Igreja (DREE) do Patriarcado de Moscou, disse à RIA Novosti que não discutiu esse assunto com o Pontífice. O chefe da União Mundial dos Velhos Crentes, Leonid Sevastianov, havia dito anteriormente à mesma agência russa que o Vaticano estava discutindo uma possível visita do Papa a Moscou.

“Em relação aos relatos na imprensa de que fui ao Vaticano para discutir a visita do Papa Francisco à Rússia, devo dizer que li esta informação com espanto. É completamente incompreensível para mim entender de onde veio essa informação. Posso dizer com responsabilidade que o tema da visita do Papa à Rússia não foi discutido em nenhuma das reuniões que tive no Vaticano”, disse o Metropolita Antony.

Há poucos dias, o "número 2" do Patriarcado de Moscou, Antonij, encontrou-se no Vaticano com D. PR Gallagher, o Cardeal Pietro Parolin e finalmente com o Santo Padre. Não há notícias de um encontro entre o Metropolita russo e o Prefeito do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Kurt Koch.

Na mesma conversa com a RIA Novosti, Antonij especificou que não está excluído um encontro entre o Cardeal Matteo Zuppi, por ocasião de sua próxima visita a Moscou, com o Patriarca de Moscou e toda a Rússia Kirill. "Se o cardeal expressar este desejo e o programa de trabalho do Patriarca da Igreja Ortodoxa Russa o permitir, este encontro é possível", assegurou o Metropolita.

Leia mais