15 Junho 2023
Sua principal missão é combater a desigualdade de gênero e fortalecer o conhecimento e a pesquisa de mulheres do Brasil e da América Latina.
A informação é da assessoria de comunicação da Instituição As Pensadoras, enviada ao Instituto Humanitas Unisinos – IHU.
Estudar mulheres e sobre mulheres é um conhecimento que só traz benefícios a toda sociedade. Duas notícias recentes veiculadas no Brasil comprovam essa afirmação. A mais recente é sobre uma pesquisa divulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que diz que no Brasil 84,5% das pessoas têm pelo menos um tipo de preconceito contra mulheres, o que mostra o quanto o sexismo está tão enraizado e quanta discriminação uma pessoa sofre por ser mulher. A segunda é uma constatação da pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB) Valeska Zanello, que incentiva o estudo de gênero entre as mulheres e fortalece a saúde mental delas.
E foi de um certo incômodo com essas situações – não é difícil perceber a desigualdade de gênero e sua violência, basta ver os dados de feminicídios e os tantos casos de agressão contra mulheres – que surgiu a Instituição As Pensadoras. Sua idealizadora, a professora e doutora Rita Machado, queria que mais mulheres tivessem acesso a uma formação feminista, que mais mulheres e pessoas conhecessem o vasto trabalho e estudo de e sobre mulheres.
“É extremamente necessário conhecer os estudos de mulheres, tanto o atual quanto o que vem sendo produzido há muito tempo. Então isso é importantíssimo na construção de um conhecimento plural, amplo, democrático, que inclua todas e todos. Também é preciso reconhecer a visibilidade e silenciamento aos quais as mulheres são submetidas e que consequentemente contribuem para o alto índice de violência e desigualdade econômicas, sociais e políticas. Ainda temos que reforçar que as mulheres não são inferiores em pensamento e em capacidade em relação aos homens. Quantas de nós se tivéssemos esse conhecimento, teríamos nos livrado da violência e teríamos combatido mais as desigualdades?”, relata Rita Machado.
De um curso despretensioso vieram outros, que criaram uma escola e fez nascer uma instituição. Em pouco tempo de funcionamento, apenas três anos, As Pensadoras já alcançou milhares de pessoas e mudou a vida de centenas delas. Tudo isso seguindo seus três principais objetivos:
Vivemos numa sociedade patriarcal em que são sempre os homens em posições de poder, desde os tempos antigos até os dias de hoje. O pouco espaço dado às mulheres no espaço público é um reflexo de como ainda vivemos numa sociedade machista e sexista.
E podemos dizer que a Instituição As Pensadoras vem trilhando um bom caminho e aos poucos conquistando seus espaços e ajudando na redução das desigualdades. Apesar de sua história recente As Pensadoras tem muito o que comemorar, mais de 80 cursos já foram ofertados com milhares de alunas e alunos inscritos. Dezenas de professoras fazem ou já fizeram parte do seu corpo docente. Centenas de livros feministas foram vendidos, além da criação de sua própria editora que tem em seu catálogo a Coleção As Pensadoras Volume 1 e 2 e com o Volume 3 a caminho – sendo lançado no dia do seu aniversário. Já foram quatro fóruns realizados nesses três anos com a apresentação de trabalhos e debates feministas envolvendo pesquisadores de todo o Brasil e da América Latina.
Em suas redes sociais, são mais de 26 mil seguidores e somente nos últimos 90 dias mais de 117 mil pessoas foram alcançadas com o conteúdo da As Pensadoras. Estamos presentes em todo o Brasil buscando uma união das mulheres e dos feminismos de toda América Latina, um feminismo plural para todas, todes e todos.
O aniversário é nosso, mas quem ganha o presente quem acompanha As Pensadoras. Agradecendo o apoio de tantas pessoas, para comemorar seus três anos de existência e resistência, a Instituição As Pensadoras está com várias novidades. A mais importante delas é o lançamento do Volume 3 da Coleção As Pensadoras que contará a história de cinco mulheres feministas que tiveram papel importante no movimento. Os cinco artigos que compõem a obra são de cinco pesquisadoras e colaboradoras da instituição. O livro terá um promocional de apenas R$49,90 no seu pré-lançamento.
Outras duas ótimas novidades do mês do aniversário é que se associando em qualquer plano da comunidade As Pensadoras – a partir de R$ 49,90 por mês – você pode realizar todos os 80 cursos assíncronos da plataforma. E quem se associar esse mês, ganhará o calendário lindo da instituição e o livro Volume 1 da Coleção As Pensadoras, que contém as biografias de Hannah Arendt, Adriana Cavarero, Seyla Benhabib, Margaret Cavendish, Simone de Beauvoir, Angela Davis, María Lugones, Silvia Rivera Cusicanqui e Lélia Gonzalez.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
As Pensadoras: maior escola feminista do Brasil completa 3 anos - Instituto Humanitas Unisinos - IHU