09 Mai 2023
A reportagem é de Aníbal Pastor N., publicada por Religión Digital, 08-05-2023.
Luis Alejandro Silva Irarrázaval, 47 anos, solteiro, advogado, professor universitário, Doutor em Direito e numerário do Opus Dei, que se revelou o vereador constituinte mais votado da Região Metropolitana (18%), do Partido Republicano, nas recentes eleições de domingo, 7 de maio.
Em entrevista ao jornal La Tercera em março passado, em plena campanha eleitoral, Silva afirmou que "se o direito ao aborto estivesse consagrado na nova Constituição, eu o rejeitaria. Mas acredito que não acontecerá. Eutanásia o mesmo. Para mim a vida é da concepção até a morte. Gosto de outra cláusula que diz que a família é o núcleo fundamental da sociedade. Essa frase é muito importante para mim, porque nos defende de uma concepção individualista da sociedade".
Em nova entrevista no mesmo meio, Silva afirmou ontem: "Sou numerário do Opus Dei", e explicou que a sua "relação com o Opus Dei, no fundo, é formativa, ou seja, interpreta-me plenamente, questiona a mensagem de São José María, sobre procurar e viver a fé através do circunstâncias de cada dia, neste caso, a minha desde a educação até recentemente na universidade e agora da política, mas não é mais que isso e não é menos que isso”.
Depois acrescentou: “meu modelo é Jesus Cristo e ele é o modelo de serviço para mim. Ele vem para morrer por quem ama e eu amo muito o meu país e tanto a minha vocação profissional como professor, e agora como político, referem-se ao mesmo ponto, de serviço, existe um denominador comum e que obviamente se nutre da minha fé também”.
Outro político ligado ao catolicismo chileno é o líder do Partido Republicano e ex-candidato à presidência, José Antonio Kast.
Na eleição de 2021, quando foi para o segundo turno para disputar o atual presidente Gabriel Boric, Kast disse: "A primeira coisa a fazer é agradecer a Deus por como tudo se desenvolveu até agora. O Chile é um país que quer democracia. E depois Deus, graças a minha família... é um triunfo para todo o país. Formaremos uma maioria que devolverá a paz, a ordem, a justiça e a esperança ao Chile".
Kast tem 9 filhos de seu casamento com María Pía Adriasola, pertence a uma família muito católica e foi membro do movimento de Schoenstatt. Sua irmã Bárbara, uma leiga, falecida aos 18 anos em um acidente de carro, foi declarada venerável pela Igreja Católica. Sua causa de beatificação está em andamento.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Chile. O vínculo religioso dos líderes ultraconservadores que venceram as recentes eleições - Instituto Humanitas Unisinos - IHU