20 Agosto 2022
A nova diocese conservadora do Cruzeiro do Sul – que proíbe explicitamente o casamento entre pessoas do mesmo sexo – é chefiada pelo bispo Glenn Davies.
A reportagem é de Nino Bucci, publicada por The Guardian, 17-08-2022.
A primeira congregação da igreja anglicana separatista da Austrália estava prestes a se reunir em uma RSL suburbana, e o homem que deveria estar liderando o culto estava preocupado.
Dez minutos antes da partida do reverendo Peter Palmer, havia menos de uma dúzia de pessoas no clube de golfe e RSL Beenleigh no sudeste de Queensland.
“Então, de repente, todas essas pessoas entraram… e começamos a adorar a Deus juntos, em um estilo totalmente novo de adoração anglicana”, disse Palmer em uma conferência na segunda-feira.
As apostas eram altas: Palmer já havia dado aviso prévio como pároco da Igreja Anglicana de St George Beenleigh, dizendo a um “enviado” do arcebispo de Brisbane que estava saindo para se juntar ao Gafcon, um grupo separatista que está dividindo a igreja anglicana em todo o mundo.
A Gafcon, a Conferência Global Anglicana do Futuro, diz que está lutando contra uma interpretação “revisionista” da Bíblia pela liderança da Igreja Anglicana que permitiu a ordenação de mulheres, a bênção de casamentos entre pessoas do mesmo sexo e visões mais relaxadas em relação ao divórcio.
Palmer disse que quando o enviado lhe perguntou por que estava saindo para se juntar ao Gafcon, ele respondeu: “Não posso concordar com bênçãos do mesmo sexo, não permitirei que isso aconteça e tenho que enfrentar isso”.
Em vez de cumprir sua licença habitual de três meses, Palmer disse que foi informado de que seu serviço no domingo seguinte seria o último com a Igreja Anglicana.
Ele disse que negociou para obter uma semana extra de serviço – para permitir que seus paroquianos “entristeçam” – já que ele está na igreja há mais de seis anos.
Palmer então disse a seus paroquianos que estava saindo para ingressar em uma diocese que proíbe explicitamente o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
“Muitos deles ficaram chocados... e na verdade me perguntaram 'O que vamos fazer?'
“Então eu pensei sobre isso, orei sobre isso, e decidi que havia apenas uma maneira de fazer isso, que era enfrentá-lo e chamá-lo pelo que é: Deus diz que é um pecado. ”
O serviço de Palmer no último fim de semana foi o primeiro realizado pela Diocese de Southern Cross, a única afiliada australiana da Gafcon.
A diocese foi oficialmente inaugurada esta semana em uma conferência da Gafcon em Canberra por seu novo bispo, Glenn Davies, ex-arcebispo da Igreja Anglicana de Sydney.
“Este é um dia triste, de muitas maneiras”, disse ele ao Guardian.
“Se a liderança se arrependesse e voltasse aos ensinamentos da Bíblia, não precisaríamos da Diocese de Southern Cross. Eu desligava e voltava.”
É a mais recente expansão de um movimento que está dividindo a igreja em todo o mundo, com dioceses semelhantes na América do Norte, América do Sul, África e Europa.
“Não estou procurando pessoas, não estou atraindo pessoas, não estou recrutando – estou fornecendo um porto seguro, e elas podem vir até mim”, disse Davies.
A igreja anglicana foi a principal denominação na Austrália ao longo dos séculos 19 e 20. Mas, de acordo com o último censo, a afiliação anglicana caiu mais do que qualquer outra religião nos últimos cinco anos, de 3,1 milhões para 2,5 milhões de pessoas – uma diminuição de quase uma em cada cinco, de 13,3% para 9,8% da população.
Brian Douglas, padre anglicano e professor adjunto de pesquisa do Centro Australiano de Cristianismo e Cultura em Canberra, disse esperar que a divisão na Igreja aumente.
“Existem efetivamente duas igrejas anglicanas na América do Norte agora, e suspeito que é isso que acontecerá aqui”, disse ele.
Essas divisões nos EUA levaram a disputas legais sobre se as paróquias que se separaram da igreja anglicana ainda podiam realizar cultos em suas igrejas locais, mas Douglas disse que problemas semelhantes podem ser evitados na Austrália, já que a igreja anglicana detinha sua propriedade em confiança, o que significa que nenhum era de propriedade de paróquias.
Enquanto a poeira baixa, Palmer está se preparando para seu próximo serviço.
“Eu não acho que serei [apenas] eu por muito tempo”, disse ele.