Concerto de homenagem ‘Rutilio Vive!’: A arte tem a ‘força’ de nos levar à memória histórica

Foto: Religión Digital

Mais Lidos

  • "A ideologia da vergonha e o clero do Brasil": uma conversa com William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • O “non expedit” de Francisco: a prisão do “mito” e a vingança da história. Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS
  • A luta por território, principal bandeira dos povos indígenas na COP30, é a estratégia mais eficaz para a mitigação da crise ambiental, afirma o entrevistado

    COP30. Dois projetos em disputa: o da floresta que sustenta ou do capital que devora. Entrevista especial com Milton Felipe Pinheiro

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

14 Janeiro 2022

 

A Universidade Centro-Americana José Simeón Cañas, a caminho da beatificação do Padre Rutilio Grande, SJ e seus dois companheiros, preparou um concerto 'Rutilio Vive' em homenagem ao legado de suas vidas.

O martírio de Rutilio e seus companheiros desencadeou uma verdadeira explosão de criatividade, música, poesia e pintura. O encontro com os mártires através da arte quer libertar as reservas humanas das quais uma nova vida pode emergir.

O evento acontecerá no próximo sábado, 15 de janeiro, das 10h às 12h, horário de El Salvador. Os canais pelos quais o concerto será transmitido são: a página oficial do Facebook da UCA e o canal do YouTube de Audiovisuales UCA.

 

A reportagem é de Universidad Centroamericana José Simeón Cañas – UCA, publicada por Religión Digital, 13-01-2022.

 

O Mestre em Teologia Latino-americana da Universidade Centro-Americana José Simeón Cañas, a caminho da beatificação do Padre Rutilio Grande, SJ e seus dois companheiros mártires, Manuel Solórzano e Nelson Rutilio Lemus, bem como do Padre Cosme Spessotto OFM, preparou um concerto "Rutilio Vive" em homenagem ao legado de suas vidas.

O martírio de Rutilio e seus companheiros desencadeou uma verdadeira explosão de criatividade, música, poesia e pintura. A arte tem o poder de nos levar à memória histórica com todos os nossos sentidos e às camadas mais profundas de nossa humanidade. O encontro com os mártires através da arte quer libertar as reservas humanas das quais pode emergir uma nova vida.

 

Foto: Religión Digital

 

Seremos acompanhados pelo grupo "Cantando juntos para D. Romero" formado por ex-integrantes dos "grupos históricos" do país que interpretarão canções inspiradas no legado de Rutilio. Eles contarão a história através de suas canções e assim nos ajudarão a celebrar juntos a memória dos mártires: Mistério da nossa fé, a vida surge da morte deles!

Entre as músicas estarão o Corrido para Rutilio Grande, O Profeta, Símbolo da Rebelião, Cristo Mesoamericano, etc.

O programa inclui ainda a apresentação de uma pintura do artista Edgardo Trejo.

O evento acontecerá no próximo sábado, 15 de janeiro, das 10h às 12h, horário salvadorenho.

Os canais através dos quais o concerto será transmitido são: a página oficial do Facebook da UCA e o canal de YouTube da Audiovisuales UCA.

 

Cartaz de Divulgação do Concerto "Rutilio Vive!". (Foto: Religión Digital)

 

Leia mais