O Papa pede um "cessar-fogo imediato" após condenar o ataque à única igreja católica de Gaza

Paróquia da Sagrada Família em Gaza (Foto: Twitter)

Mais Lidos

  • Niceia 1.700 anos: um desafio. Artigo de Eduardo Hoornaert

    LER MAIS
  • A rocha que sangra: Francisco, a recusa à OTAN e a geopolítica da fragilidade (2013–2025). Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS
  • Congresso arma pior retrocesso ambiental da história logo após COP30

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

18 Julho 2025

  • O Papa Leão XIV reiterou seu apelo por um "cessar-fogo imediato" em Gaza e por "diálogo" entre as partes, após expressar sua "profunda tristeza" pelo ataque perpetrado nesta quinta-feira por Israel contra a paróquia da Sagrada Família em Gaza, a única igreja católica da Faixa, com 4 mortos e 7 feridos.

A informação é publicada por Religión Digital, 17-07-2025. 

"Sua Santidade reitera seu apelo por um fim imediato da violência, e expressa sua profunda esperança de diálogo, reconciliação e paz permanente na região", diz um telegrama assinado em nome do pontífice pelo secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, sobre o ataque à igreja.

O número de mortos após o bombardeio israelense contra a única paróquia católica do enclave subiu para 4 e o de feridos para 7, conforme confirmado à EFE por Zaher al Waheidi, diretor da Unidade de Saúde responsável pela contagem de óbitos em Gaza.

Leão XIV "recebeu com profunda tristeza a notícia da perda de vidas humanas e dos feridos causados pelo ataque militar à igreja católica da Sagrada Família em Gaza, e assegura ao pároco, Padre Gabriele Romanelli, e a toda a comunidade paroquial sua proximidade espiritual", diz a mensagem.

Entre os feridos está Romanelli, a quem o Papa Francisco telefonava todos os dias desde o início da invasão israelense contra a Faixa até pouco antes de seu falecimento, em 21 de abril passado.

"Ao encomendar as almas dos falecidos à misericórdia amorosa de Deus todo-poderoso, o Santo Padre reza pelo consolo daqueles que lamentam e pela recuperação dos feridos", conclui.

Israel "Lamenta os Danos Causados"

O Exército israelense disse, por sua vez, que "lamenta os danos causados" à Igreja da Sagrada Família e que "as circunstâncias do incidente estão sendo analisadas", em um comunicado.

Em dezembro de 2023, dois meses após o início da invasão israelense na Faixa, um atirador israelense abriu fogo contra esta paróquia e matou uma mãe e uma filha, mas até esta quinta-feira, Israel não havia bombardeado diretamente esta igreja.

Segundo a agência da Conferência Episcopal Italiana (SIR), esta paróquia católica acolhia atualmente cerca de 500 cristãos deslocados pela ofensiva israelense.

Leia mais