01 Março 2024
O passeio das meninas na praia. Os graffitis de amor. Os bailes. Romancista resgata lembranças e imagens da vida que pulsa. Ali, onde há horas Israel metralhou mais 112 e jornalistas são assassinados por drones, para que ninguém conte a história
O artigo é de Selma Dabbagh, advogada e escritora do romance Out of It, que se passa principalmente em Gaza, publicado por London Review of Books e reproduzido por Outras Palavras, 29-02-2024.
Havia dois tipos de grafite em Gaza que identifiquei quando estive lá em 2012 no Festival Palestino de Literatura . O cerco a Gaza estava no seu sexto ano e já parecia uma eternidade. Havia pouco combustível e a central eléctrica tinha sido bombardeada, tornando o fornecimento de eletricidade, na melhor das hipóteses, inconstante. Como esperado, um tipo de grafite consistia em slogans políticos, mas o outro tipo – também exuberante e colorido, se não mais – era todo sobre amor. Khaled e Mona vão se casar! Corações, corações, corações. Lembro-me disso quando olho para as fotografias de casamento de moradores de Gaza mortos postadas online por suas famílias, e quando vejo clipes nas redes sociais de soldados israelenses vasculhando a lingerie colorida deixada para trás nas casas de moradores de Gaza que foram mortos ou expulsos à força.
Mais de um milhão de palestinos foram empurrados para Rafah, na fronteira egípcia, com o exército israelense logo atrás. Um mar de tendas se estende em todas as direções, lembrando fotografias após a Nakba em 1948, mas mais caóticas e mais miseráveis. Aqueles que sobreviveram aos bombardeamentos israelenses – estimados em mais de 28 quilogramas de explosivos per capita (e estes são jovens, com 40% da população com menos de 14 anos) – ficaram sem nada, a não ser uns aos outros e os seus cobertores.
É uma campanha contínua onde a evidência das intenções genocidas não poderia ser mais clara, mas está desaparecendo de vista. Por que não estamos vendo mais disso? Há uma resposta nas queixas dos funcionários da CNN de que a cobertura da emissora “tem sido distorcida por uma tendência sistêmica e institucional dentro da rede em relação a Israel”. No entanto, apesar destas alegações, a rede conseguiu informar que alguns habitantes de Gaza foram reduzidos a comer erva e a beber água poluída.
Em 2012, fui conduzido pela Universidade Islâmica de Gaza por um homem que depois percebi que era Refaat Alareer, o poeta e professor de inglês que foi morto com membros da sua família há dois meses por um ataque aéreo israelense. Vi vídeos dele falando horas antes de sua morte, com o rosto molhado de medo. Ouvi um dos seus poemas – “Se devo morrer/deixe-o trazer esperança/deixe-o ser uma história” – lido pelo ator Brian Cox após a sua morte. Tenho participado de eventos teatrais lendo sua obra. Fico acordado à noite, desejando poder voltar no tempo para me desculpar por não saber mais sobre quem ele era e pelo que seria dele e daqueles que amava, cujos destinos não conseguimos evitar.
If I must die, let it bring hope…
— Ahmed Alnaouq (@AlnaouqA) December 13, 2023
If I must die, let it be a tale…
—Refaat AlAreer pic.twitter.com/N0TOs0JJcO
Francesca Albanese, a relatora especial da ONU , qualificou o ataque a Gaza como “a monstruosidade do nosso século”. Não há lugar seguro. O exército britânico forneceu aos militares israelenses coordenadas de uma instalação em al-Mawasi, sede do pessoal da Assistência Médica aos Palestinos (uma instituição de caridade britânica) e do Comitê Internacional de Resgate. Era, como disse a deputada conservadora Alicia Kearns à Câmara dos Comuns , um “local protegido, sensível e humanitário”. Foi bombardeado por um F-16 israelense em 18 de janeiro. Quatro médicos britânicos ficaram feridos no ataque.
No dia 5 de fevereiro, um caminhão de transporte de alimentos que esperava para entrar no norte de Gaza foi atingido por fogo naval israelense. Os fundos da UNRWA , que nunca foram tão necessários, foram cortados pelos governos dos EUA e do Reino Unido imediatamente após a decisão do Tribunal Internacional de Justiça sobre o risco de atos de genocídio. Os caminhões chegam a Gaza em quantidades de um ou dois dígitos, quando são necessários milhares por dia. Muitos estão de volta. Centenas de filas para entrar. Quando as pessoas passam fome, os bebês morrem antes dos adultos. Suas mães estão desnutridas demais para alimentá-los. O número de mortos é, nas palavras de Albanese, “incomparável, incomparável com qualquer outro conflito atual”.
Outra razão pela qual não vemos mais relatos nos meios de comunicação ocidentais sobre atrocidades em Gaza é que é muito perigoso para os jornalistas operarem lá e difícil o acesso aos repórteres internacionais, a menos que estejam integrados no exército de Israel. Se não conseguirmos chegar lá, como podemos verificar o relato de, digamos, trinta corpos vendados, algemados e torturados que aparentemente foram encontrados numa escola em Beit Lahia na última semana de janeiro? Há provas de crimes de guerra de Israel nas contas dos próprios soldados israelenses nas redes sociais, como o vídeo de um homem palestino algemado, só de roupa íntima, com sangue escorrendo do que parece ser um ferimento de bala na coxa.
A realidade em Gaza ultrapassa a ficção distópica. O romance vencedor do Prêmio Booker de Paul Lynch, Prophet Song , se passa em um futuro próximo, com a Irlanda “nas garras de um governo que se volta para a tirania”, de acordo com a descrição do editor. “Eles estão retirando pessoas de todos os lugares agora”, diz um personagem a certa altura, “você ouviu que o jornalista Philip Brophy foi levado, um maldito jornalista, o NAP tem coragem”.
Desde 2021, a Forensic Architecture e outros grupos têm mostrado como a tecnologia Pegasus desenvolvida pela NSO , uma empresa israelense, tem sido usada para rastrear telefones de jornalistas em todo o mundo, às vezes levando ao seu assassinato. Estão sendo feitos esforços pelas agências de inteligência israelenses para aumentar os seus poderes legais de se intrometer nas vidas dos jornalistas por meio de spyware . A jornalista veterana Shireen Abu Akleh foi morta por um franco-atirador em maio de 2022. Desde outubro passado, o exército israelense tem atacado jornalistas com mísseis antitanque Spike no território soberano de um país vizinho , derramou fósforo branco sobre uma área civil e matou um jovem jornalista logo depois dela enviar seu último vídeo.
O exército israelense também bombardeou a casa do correspondente da Al-Jazeera Wael Dahdouh , matando a maior parte de sua família adormecida. Quando Dahdouh regressou ao trabalho, feriram o seu antigo colega palestino-belga, Samer Abudaqa, num ataque de drone. As equipes de resgate foram impedidas de alcançá-lo durante cinco horas, até que ele sangrou até a morte . Dahdouh, ferido no braço, conseguiu chegar ao hospital. Menos de um mês depois mataram o filho de Dahdouh, Hamza . De acordo com o Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) , mais de 85 pessoas foram mortas desde 7 de outubro, tornando este “o período mais mortal para jornalistas desde que o CPJ começou a recolher dados em 1992”.
Numa vigília em Londres, no final de dezembro, a editora-chefe do New Arab , Lamis Andoni, lamentou o desaparecimento – não as prisões, insistiu ela, eles são apenas levados – de muitos colegas às mãos do exército israelense. Muitos destes jornalistas palestinos, diz ela, apoiaram e ajudaram jornalistas ocidentais como seus intermediários quando estiveram em Gaza. No entanto, nenhum artigo de opinião, disse Andoni, apareceu na grande imprensa britânica ou americana. Prisões? O NAP fictício de Lynch está começando a parecer bastante estranho.
No final do mês passado fui a um evento na Galeria dos Fotógrafos , onde o neto (e homônimo) do fotógrafo armênio de Gaza Kegham Djeghalian (1915-1981) nos conduziu pelo que resta do arquivo do Studio Kegham. Durante muitos anos, o estúdio fotografou a vida do povo de Gaza: meninas rindo na praia em vestidos dos anos 1950, danças, piqueniques, Sadat em visita oficial, crianças de mãos dadas à beira-mar, fotos de grupos de construtores, enfermeiras, manifestantes e estudantes no Mediterrâneo ao longo dos anos. O trabalho de Djeghalian também inclui fotografias icônicas de tendas após a Nakba de 1948. A maior parte do arquivo foi herdada por Marwan Tarazi, um colega de Djeghalian. Os registos digitais permaneceram em Gaza, em casas que se acredita terem sido destruídas. Tarazi foi morto junto com sua esposa no bombardeio da Igreja de São Porfírio em 20 de outubro. Possivelmente grande parte do arquivo e da memória do Studio Kegham tenha ido com ele.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Gaza, a humanidade possível. Artigo de Selma Dabbagh - Instituto Humanitas Unisinos - IHU