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Como a polarização política está dividindo os católicos à medida que o Sínodo sobre a Sinodalidade se aproxima

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13 Setembro 2023

"A oposição ao significativo processo de renovação da igreja iniciado pelo Papa Francisco está aumentando antes da cúpula do sínodo no Vaticano do próximo mês", escreve Christopher Lamb, jornalista britânico, em artigo publicado por The Tablet, 08-09-2023.

Eis o artigo.

Isso não deveria ser uma surpresa. Todas as assembleias do sínodo durante o papado de Francisco têm visto pontos de hostilidade. Durante o sínodo de 2015 sobre a família, notícias falsas foram disseminadas sugerindo que Francisco tinha um tumor cerebral, enquanto um grupo de cardeais criticou o processo do sínodo em uma carta privada extraordinária ao Papa. Quatro anos depois, a oposição ao sínodo aumentou ainda mais durante as discussões sobre a Amazônia, culminando com um jovem ativista roubando estátuas indígenas e as jogando no Rio Tibre.

No entanto, um pequeno, porém vocal, grupo está direcionando sua oposição ao sínodo sobre a sinodalidade, enquanto delegados de todo o mundo se preparam para abordar questões cruciais sobre a missão da igreja, incluindo o papel das mulheres, liderança e envolvimento dos leigos na tomada de decisões. Comentários recentes do Papa mostram que ele não permitirá que a oposição reacionária atrapalhe o sínodo, que ele vê como impulsionado por ideologia.

Um dos grupos que promovem a narrativa anti-sínodo é a rede "Tradição, Família e Propriedade" (TFP), que esteve na vanguarda do ataque ao sínodo em 2019. A TFP foi fundada em 1960 pelo falecido Plinio Corrêa de Oliveira, um intelectual ultraconservador brasileiro que em grande parte ignora as reformas do Segundo Concílio do Vaticano, que são a base do sínodo.

Dois membros do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, José Antonio Ureta e Julio Loredo de Izcue, lançaram um livro denunciando o sínodo e garantiram o endosso do Cardeal Raymond Burke. Um dos críticos mais ferrenhos do Papa Francisco, o cardeal dos EUA, escreveu o prefácio para "O Processo Sinodal é uma Caixa de Pandora", que foi traduzido para o inglês pela filial americana da TFP e disponibilizado gratuitamente online.

Uma fonte da Igreja me informou que exemplares do livro estão sendo enviados para bispos em todo o mundo de língua inglesa, e há relatos de que padres e universidades o estão recebendo. Conforme o site "Where Peter Is" relata, grupos da TFP têm estado intimamente envolvidos na resistência a este pontificado.

No meu livro, "O Outsider", eu tracei a oposição sem precedentes que este Papa enfrentou de grupos católicos conservadores, um fenômeno muitas vezes impulsionado por política e ideologia e liderado pelos Estados Unidos. Eles acusam Francisco de desestabilizar a tradição da igreja ao flexibilizar as restrições para católicos divorciados e recasados e ao atualizar o catecismo para afirmar que a pena de morte é inadmissível. Acusam Francisco de ser um "Papa político" excessivamente preocupado com a proteção do meio ambiente e dos refugiados. Agora, o refrão repetido é que o processo sinodal irá derrubar a doutrina da igreja.

Durante uma coletiva de imprensa no avião papal de volta da Mongólia, Francisco foi questionado sobre o livro apoiado pelo Cardeal Burke. "Se você for à raiz dessas ideias, encontrará ideologias", disse o Papa. "Eles defendem uma 'doutrina', uma doutrina como água destilada, que não tem sabor e não é verdadeira doutrina católica."

No mês passado, ao falar com jesuítas em Portugal, Francisco disse que seus críticos nos Estados Unidos substituíram a doutrina pela ideologia, esquecendo-se de que a verdadeira doutrina é algo vivo que se desenvolve. "A visão da doutrina da Igreja como monolítica é errônea", ele insistiu. "Mas algumas pessoas optam por se retirar; elas retrocedem; são o que eu chamo de 'indietristi'. Quando você retrocede, forma algo fechado, desconectado das raízes da Igreja, e perde a seiva da revelação."

O aviso de Francisco sobre ideologias reflete uma preocupação de que a polarização política, em vez de teologia, esteja dividindo os católicos. O Cardeal Raniero Cantalamessa, pregador da Casa Pontifícia, alertou há dois anos que essas ideologias "derivam de opções políticas que se transformam em ideologias que têm prioridade sobre considerações religiosas e eclesiais, levando ao completo abandono do valor e do dever de obediência na Igreja".

E não é apenas na Igreja Católica. Divisões políticas estão ocorrendo em todas as denominações cristãs, como demonstrado no caso de Russell Moore, um líder da Convenção Batista do Sul que desafiou o presidente Donald Trump.

O Arcebispo Christoph Pierre, o embaixador papal nos Estados Unidos e em breve um cardeal, afirma que a polarização na Igreja a está afastando "muito longe do que deveria ser" e tem ecos das divisões vistas na política. O prelado francês diz que está surpreso com o fato de que nos EUA há pessoas "rejeitando a ideia de sinodalidade, do Sínodo, sem saber do que se trata e achando que o Papa foi eleito apenas para destruir a Igreja e a beleza da Igreja."

Mas ele e outros insistem que o sínodo foi projetado para ser o antídoto para a polarização, pois reúne diferentes vozes dentro da Igreja e cria um espaço para ouvir e discernir. A assembleia em outubro verá um caldeirão de diferentes pontos de vista. Francisco convidou corajosamente o Cardeal Gerhard Müller, ex-líder do escritório de doutrina da Igreja que descreveu o sínodo como uma "tomada hostil da Igreja", a participar em outubro.

Müller se juntará à "tomada"? Ou fará um boicote? Durante o sínodo de 2015 sobre a família, ele aceitou os argumentos para permitir que alguns católicos divorciados e recasados recebessem os sacramentos. Sua posição parece ter mudado, e Müller tem sido mais crítico de Francisco desde sua demissão como prefeito da doutrina em 2017.

O verdadeiro fator de mudança em outubro será como aqueles que estão silenciosamente céticos em relação ao sínodo vão responder. Alguns bispos estarão indo a Roma com reservas, mas estão abertos a serem convertidos ao processo. Um número significativo pode nunca ter participado de um sínodo antes. Francisco e aqueles no escritório do sínodo esperam que a experiência de participar das discussões tenha um efeito transformador.

Na abertura do Segundo Concílio do Vaticano em 1962, João XXIII rejeitou os "profetas do desastre que sempre preveem desgraças" ao lançar a Igreja em um caminho de renovação. Com o sínodo, Francisco está tentando fazer o mesmo.

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