Polícia francesa “mata cada vez mais” e jornalistas tomam precauções

Foto: @HubertdeThé | Pixabay

Mais Lidos

  • “A América Latina é a região que está promovendo a agenda de gênero da maneira mais sofisticada”. Entrevista com Bibiana Aído, diretora-geral da ONU Mulheres

    LER MAIS
  • A formação seminarística forma bons padres? Artigo de Elcio A. Cordeiro

    LER MAIS
  • A COP30 confirmou o que já sabíamos: só os pobres querem e podem salvar o planeta. Artigo de Jelson Oliveira

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

13 Julho 2023

A ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF) lançou, na França, uma linha direta para atender jornalistas em necessidades urgentes na cobertura das crescentes tensões depois que a polícia de Nanterre, na região metropolitana de Paris, matou o jovem Nahel, de 17 anos, por não parar numa blitz de trânsito em 27 de junho.

A reportagem é de Edelberto Behs.

A “linha direta de violência urbana RSF” recebe denúncias de profissionais da imprensa sobre abusos de que são vítimas, oferece aconselhamento jurídico, presta assistência psicológica, e dá informações sobre a segurança de jornalistas.

Na França, editoriais dos principais jornais do país criticam, de forma veemente, a atuação da polícia, “que mata cada vez mais”, como destaca o Liberation. Eles questionam a atuação e os métodos de abordagem da polícia francesa.

Levantamento do Liberation mostra que pessoas mortas durante batidas policiais passou de 21 casos por ano, em média, no período 2010 a 2019, para 52 em 2021 e 39 em 2022.

“Após a morte do adolescente, muitas dúvidas pairam sobre a formação dos policiais e o uso de armas de fogo diante da desobediência de uma ordem de parada de veículo”, arrolou o La Croix.

O jornal Le Parisien reproduziu a imagem do policial apontando a arma em direção a Nahel durante a abordagem, quando apertou o gatilho. Um vídeo do momento viralizou, o que, segundo o jornal, indignou o país inteiro.

Leia mais