Pedofilia: acusações contra bispos. A resposta do Papa

(Foto: Benjamin Voros | Unsplash)

Mais Lidos

  • Esquizofrenia criativa: o clericalismo perigoso. Artigo de Marcos Aurélio Trindade

    LER MAIS
  • O primeiro turno das eleições presidenciais resolveu a disputa interna da direita em favor de José Antonio Kast, que, com o apoio das facções radical e moderada (Johannes Kaiser e Evelyn Matthei), inicia com vantagem a corrida para La Moneda, onde enfrentará a candidata de esquerda, Jeannete Jara.

    Significados da curva à direita chilena. Entrevista com Tomás Leighton

    LER MAIS
  • ‘Narcoterrorismo’: discurso da extrema-direita global nas mídias religiosas. Artigo de Olívia Bandeira e Victor Merete

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

29 Novembro 2022

Pergunta da revista "America" – dos jesuítas dos EUA - ao Santo Padre na entrevista publicada hoje em vários idiomas: A Igreja nos Estados Unidos deu um grande passo em frente na gestão dos abusos quando se trata de sacerdotes. No entanto, parece que há menos transparência quando um bispo é acusado...

A resposta do Papa:

“Sim, e creio que aqui se deva proceder com a mesma transparência. Se houver menos transparência, é um erro".

A reportagem é publicada por Il Sismografo, 29-11-2022. A tradução é de Luisa Rabolini.

Nota da Redação: É uma pena que o Papa, depois de ter feito uma reflexão ampla e precisa sobre o caso da pedofilia no clero, quando questionado sobre o mesmo 'crime e pecado', mas no caso dos bispos, questão atual em vários países (Timor Leste, Alemanha, França, Estados Unidos...) tenha dado uma resposta de 17 palavras, sem abordar o escândalo que atinge e dilacera o coração e a consciência de tantos católicos no mundo.

Era uma formidável oportunidade de falar com coragem e profundidade sobre este assunto tão delicado, doloroso e relevante para a credibilidade da Igreja.

E, no entanto, Francisco nos Estados Unidos havia dito há 7 anos:

"Para aqueles que sofreram o abuso por parte de um membro do clero, lamento profundamente todas as vezes que vocês ou as suas famílias denunciaram os abusos e não foram ouvidos ou acreditados. Por favor, acredite que o Santo Padre o ouve e acredita em você. Lamento profundamente que alguns bispos tenham falhado em sua responsabilidade de proteger as crianças. É muito preocupante saber que em alguns casos foram os próprios bispos que cometeram os abusos. Prometo a vocês que seguiremos o caminho da verdade, onde quer que nos leve. O clero e os bispos serão chamados a prestar contas se abusaram de crianças ou não foram capazes de as proteger."

Encontro com vítimas de abusos sexuais. Discurso do santo padre

Seminário São Carlos Borromeu, Filadélfia - domingo, 27 de setembro de 2015

Leia mais