20 Outubro 2022
O Patriarca Kirill de Moscou e Toda a Rússia apontou os sinais do declínio da civilização ocidental e a contrastou com a russa.
A reportagem é publicada por Interfax, 16-10-2022.
"Nada como o que está acontecendo na Rússia está acontecendo em qualquer lugar do mundo hoje. As igrejas estão sendo fechadas em todos os lugares, estão sendo reaproveitadas – na melhor das hipóteses, nas mesquitas, porque as comunidades muçulmanas na Europa estão crescendo e os muçulmanos são pessoas piedosas, eles precisam orar".
"Muitas vezes as igrejas cristãs são vendidas ou alugadas a muçulmanos, e isso não é a pior coisa – é pior quando cassinos, restaurantes ou outros centros de entretenimento são organizados lá. Mas isso é um fato, e testemunha o mais profundo declínio espiritual! E se isso acontecer, significa que essa civilização não é viável", disse o patriarca no domingo após a consagração da nova catedral de Arkhangelsk.
Segundo o primaz, apenas a civilização que é forte de espírito é viável.
O chefe da Igreja Russa observou que as igrejas são construídas apenas quando há necessidade delas e acrescentou que "enquanto houver essa necessidade de nosso povo, a Rússia é invencível, porque é impossível correlacionar a força de espírito de um povo que acredita em Deus e ama sua Pátria com a força condicional de quem relaxou no conforto e esqueceu o que é o amor à Pátria e que se move apenas por uma aspiração de obter mais dinheiro e gastá-lo melhor".
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Patriarca Kirill chama civilização ocidental de inviável - Instituto Humanitas Unisinos - IHU