• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

O alarme ignorado do papa: terceira guerra mundial em andamento

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • O professor e ensaísta analisa como Donald Trump se transformou em um showman global da antipolítica extremista de direita

    “Toda política hoje é mesopolítica: uma política de meios e de mediações”. Entrevista especial com Rodrigo Petronio

    LER MAIS
  • Parolin começa como favorito, Pizzaballa em ascensão, Tagle perde terreno

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 3º domingo da Páscoa - Ano C - O Ressuscitado encoraja para a missão

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

19 Abril 2022

 

Ele havia dito isso muitos anos atrás. Foi o primeiro. "Nós entramos na Terceira Guerra Mundial, só que ela é travada em pedaços, em capítulos." O Papa Francisco disse isso há quase oito anos, voltando de sua viagem à Coreia. Os massacres no Iraque consumidos pelo ISIS estavam em andamento, mas esse apelo ignorado ele o teria repetido muitas vezes ao longo dos anos. Nas mensagens do início do ano, encontrando-se com operadores sociais, cooperadores, mas também chefes de Estado, ou simples movimentos populares.

 

A reportagem é de Carlo Marroni, publicada por Il Sole 24 Ore, 17-04-2022. A tradução é de Luisa Rabolini.

 

Sua constante atenção às guerras esquecidas e aos refugiados resultou em suas visitas a Lampedusa, Lesbos, alguns dos locais de desembarque para as fugas desesperadas daqueles conflitos esquecidos (e sempre explorados) no "sul global" que é também o cerne natural da pastoral de Bergoglio. Já na época, ele falava de “um nível de crueldade terrível de que são muitas vezes vítimas civis, mulheres e crianças desarmados. A tortura tornou-se um meio quase ordinário”. Aquela primeira vez, em 2014, seu apelo pronunciado no voo entre Seul e Roma veio – talvez por coincidência nada causal – poucos meses antes da anexação da Crimeia à Rússia, embrião da agressão de Moscou contra a Ucrânia. Hoje esses pedaços estão se recompondo, e Francisco multiplica apelos também com gestos concretos de pacificação, mesmo esses isolados.

 

Na terra da guerra, o Papa envia um de seus colaboradores mais próximos, o cardeal Konrad Krajewski, para levar ajuda à população, mas também para celebrar a Via Sacra em Borodjanka, uma das cidades com maior número de vítimas civis. O cardeal rezou à beira de uma vala comum - a foto deu a volta ao mundo - ajoelhou-se ao lado de um corpo sem vida que saia de um saco plástico no meio da estrada e o acariciou. A mensagem é: a Igreja de Francisco está ali, no local, e está pronta para desempenhar um papel ainda mais delicado, se houver uma abertura para um cessar-fogo.

 

Cardeal Konrad Krajewski em oração à beira de uma vala comum em Borodjanka, Ucrânia. (Foto: Vatican Media)

 

O núncio apostólico D. Visvaldas Kulbokas foi o único embaixador a permanecer sempre em Kiev, mas essa é uma tradição da Santa Sé, e já aconteceu em outros conflitos, como no Iraque ou na Síria. O Vaticano há tempo se move em dois trilhos: por um lado, as posições públicas do Papa, que beija a bandeira ucraniana de Bucha, mas faz com que duas jovens mulheres - uma da Ucrânia, outra da Rússia - carreguem a cruz em uma estação da Via Sacra do Coliseu e, do outro, aquelas mais discretas da diplomacia pontifícia, lideradas pelo Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado.

 

A Igreja ortodoxa ucraniana, em ruptura incontornável com a de Moscou, não seria hostil a uma viagem do Papa, mas certamente alguma frieza se manifestou justamente com a Via Sacra: de Kiev foi criticada a decisão de juntar uma ucraniana e uma russa, mas o Papa não voltou atrás, mesmo que no último minuto o texto tenha sido modificado, talvez para suavizar as arestas. O fato é que a TV do país abafou a celebração.

 

Mas um tema que agora parece claro é que no esquema de Francisco não há geopolítica no sentido tradicional: mesmo que se esteja do lado do atacado, não há posições de aliança funcional.

 

A Igreja de Francisco não é ocidental, como muitas vezes as correntes tradicionalistas tentam enredá-la, e nem mesmo europeia. Talvez nas palavras do Papa a busca pela paz e o pedido de uma verdadeira trégua para a Páscoa ortodoxa - hoje ele provavelmente voltará a pedir quando se dirigir aos fiéis - também escondem uma certa decepção em como os líderes do mundo livre estão se movendo.

 

Mesmo que o tom sobre o rearmamento tenha mudado ligeiramente: “Eu entendo os governantes que compram armas, eu os entendo. Não os justifico, mas os entendo”. Claro, tons anos-luz de distância do patriarca ortodoxo de Moscou Kirill, que incita o chamado às armas. Em um comentário no site oficial do Vatican News, o diretor Andrea Tornielli escreve: "É preciso uma política forte e uma diplomacia criativa, para buscar a paz, não deixar nada sem tentativa, para parar o vórtice perverso que em poucas semanas está fazendo desvanecer as esperanças de uma transição ecológica, está devolvendo novo impulso ao grande business do comércio e do tráfico das armas”.

 

Leia mais

 

  • Não apenas a Ucrânia, 60 conflitos estão ocorrendo em todo o mundo com milhares de mortes
  • As peças ferozes do mosaico. Um mundo de guerras e de silêncio
  • Ucrânia, o Papa na Via Sacra: “Senhor, desarme a mão do irmão contra o irmão”. Uma mulher ucraniana e uma russa carregam a cruz
  • A lição de Albina e Irina na Via Sacra contra a guerra
  • Ucranianos, russos e a Via Sacra: sim, junto com o Filho crucificado
  • Via Sacra: papa chama família russa e ucraniana para carregar a cruz. Embaixador de Kiev pisa no freio: “Há dificuldades”
  • Via Sacra no Coliseu. Dom Shevchuk: “Russos e ucranianos carregando a cruz? Uma ideia inoportuna e ambígua”
  • Via Sacra no Coliseu: texto e gestos são contestados por católicos gregos ucranianos e latinos
  • Não nos deixemos esmagar pela geopolítica. Artigo de Raúl Zibechi
  • O Papa Francisco fala de um “poder econômico-tecnocrático-militar” e explica a sua visão geopolítica atual

Notícias relacionadas

  • Papa abre a Porta Santa: “Bangui é a capital espiritual do mundo”

    LER MAIS
  • A luta de Bergoglio contra a economia que mata e suas tensões na Argentina. Entrevista especial com Eduardo de la Serna

    LER MAIS
  • "Esta economia mata. Precisamos e queremos uma mudança de estruturas", afirma o Papa Francisco

    LER MAIS
  • Discurso do Papa Francisco sobre gênero nas escolas é considerado ambíguo, desatualizado

    O discurso do Papa Francisco de que as escolas estão ensinando as crianças que elas podem escolher o seu sexo – o que seria um[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados