• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Impostos e crescimento ao longo da história, segundo Thomas Piketty

Mais Lidos

  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS
  • O papa Leão XIV, o seu nome, a sua vestimenta e o seu discurso. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

08 Março 2022

 

Neste livro, o autor explica que a curva do imposto progressivo sobre a renda tem uma correlação positiva com a taxa de crescimento do produto.

 

A reportagem é de Bruno Susani, doutor em Ciências Econômicas pela Universidade de Paris e autor de La economía oligárquica de Macri, Ediciones CICCUS Buenos Aires 2019, e publicada por Página/12, 06-03-2022. A tradução é do Cepat.

 

Thomas Piketty, considerado um dos economistas mais influentes da atualidade, acaba de publicar na França seu novo livro Une Brève Histoire de l'Egalité [Uma breve história da Igualdade]. Nesta obra, o autor condensa parte de seus últimos escritos, O Capital no século XXI, Capital e Ideologia e Vivement le Socialisme [Viva o Socialismo], este editado em 2020 e que compila suas crônicas publicadas no jornal Le Monde entre 2016 e 2020.

É sempre difícil para um autor resumir em 350 páginas vários livros de 1.000 páginas que contêm inúmeros gráficos e tabelas estatísticas sobre a evolução da renda, do patrimônio, da política fiscal, dos vários impostos nos diferentes países e da distribuição da renda entre as várias categorias com análises e conclusões destinadas a leitores que podem não ter formação em economia.

Invertendo a perspectiva que prevaleceu nos seus livros anteriores, onde denunciava o aumento das desigualdades que ressurgiram e se agravaram nos últimos 40 anos, após a chegada ao poder de Ronald Reagan e Margaret Thatcher, o autor mostra nos cinco primeiros capítulos do seu novo livro que a história da humanidade também pode ser lida como um longo caminho em direção à igualdade, embora repleta de armadilhas e dificuldades, além do inegável retrocesso dos últimos 40 anos.

 

(Des)igualdade

 

A primeira parte deste novo texto é, portanto, uma espécie de síntese histórica das vitórias e derrotas na luta pela igualdade nos diferentes países que o autor apresentou em Capital e Ideologia. Piketty explica que todas as sociedades têm uma necessidade ideológica e política de justificar as desigualdades econômicas, sociais e culturais como um fator positivo. A “teoria do derrame” é um exemplo disso.

Nas sociedades de cultura greco-romana, o Iluminismo e a Revolução Francesa representaram uma ruptura no final do século XVIII que se refletiu em uma mudança política com duas palavras-chave, “liberdade e igualdade”, que se encontram na primeira estrofe do Hino Nacional [francês].

Nesse período, as forças sociais provocaram uma poderosa conflagração que levou a uma desconcentração do poder político e da propriedade do clero e da aristocracia, abrindo caminho para uma nova classe média de proprietários que democratizou a propriedade, mas também a renda e, mais tarde, o acesso à saúde, à educação e aos bens culturais. Após a Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial, chegaria a economia do bem-estar e uma certa igualdade jurídica, social, sanitária, econômica, política e cultural.

No capítulo VI, Piketty retoma algumas das conclusões do seu livro O Capital no século XXI, explica e sintetiza sua crítica à chamada “curva de Kuznets”, que nos anos 1950 insinuava que o crescimento econômico seria acompanhado por si com a redução da desigualdade de renda.

O autor lembra ainda que o longo caminho para a queda da desigualdade social, a redistribuição do patrimônio e da renda, o acesso à educação, à saúde e à previdência social para as maiorias, o que o autor chama de a “grande redistribuição entre 1914 e 1980”, acelerada após 1945, não é o resultado do crescimento econômico, mas resultado da aplicação de uma política tributária do imposto progressivo sobre a renda e a herança e da sua redistribuição.

As mudanças ocorridas a partir da década de 1970, durante a ditadura cívico-militar na Argentina e a partir da década de 1980 na Europa e nos Estados Unidos, foram justificadas pelos ideólogos de plantão afirmando que a redução do imposto progressivo sobre a renda ou a redução dos impostos sobre a propriedade tinham como objetivo aumentar a acumulação do capital, do investimento e da taxa de crescimento.

A desaceleração do crescimento econômico foi atribuída a uma benevolência para com os que têm menos, que não contribuíram com o esforço esperado para aumentar o crescimento econômico. No entanto, como assinala Piketty, “historicamente é a luta pela igualdade e pela educação que permitiu o desenvolvimento e o progresso humano e não a sacralização da propriedade, da estabilidade e da desigualdade”.

Piketty havia gerado um debate ao propor em seu livro O Capital no século XXI uma fórmula matemática que mostrava que a taxa de retorno do capital era superior à taxa de investimento líquido, o que se explicava pelo ressurgimento dos rentistas que esbanjavam a acumulação do capital em recreação, jogos, festas e entretenimento. No último livro, o autor integrou um gráfico no qual se observa que a curva do imposto progressivo tem uma correlação positiva com a taxa de crescimento do produto. Uma forma de expor com mais clareza que os impostos não se opõem ao crescimento econômico, pelo contrário.

A crescente preocupação com a acentuação do efeito estufa está presente ao longo deste livro e na última parte o autor faz um apelo pela construção de um “socialismo democrático, econômico e mestiço” que garanta uma distribuição justa da renda, mas que também exclua as discriminações, juntamente com uma verdadeira inclusão do Sul, entenda-se os países emergentes, ao desenvolvimento com equidade.

 

Leia mais

 

  • “Essa ideia do fim da história é uma invenção dos conservadores”. Entrevista com Thomas Piketty
  • A igualdade recomeça a partir do clima. Artigo de Thomas Piketty
  • Pandora Papers. Artigo de Thomas Piketty
  • “É hora de redistribuir a riqueza”. Entrevista com Thomas Piketty
  • Thomas Piketty em busca da esquerda perdida
  • “A crise da Covid-19, a mais grave crise sanitária mundial em um século, obriga-nos a repensar a noção de solidariedade internacional”. Artigo de Thomas Piketty
  • Pandemia: uma receita da revista The Lancet baseada em Piketty
  • “A educação foi uma ponte para a prosperidade nos países ricos”, afirma Thomas Piketty
  • “As políticas monetárias atuais favorecem as desigualdades”, afirma Thomas Piketty
  • Piketty: “A desigualdade no Brasil é da Europa no século 19”
  • A propriedade é útil, não sagrada. Piketty contra as desigualdades
  • Piketty: “Se queremos entrar em um novo mundo, precisamos desconstruir a ideologia de nossos regimes embasados na desigualdade”
  • Um apelo contra a desigualdade. Os principais pontos para um programa para sair do atual atoleiro. Entrevista com Thomas Piketty
  • Piketty: uma chance para a esquerda renovar-se
  • As democracias engolidas e o erro de Piketty
  • O cometa Piketty. Sobre o livro “Capital e Ideologia”
  • “Em sua origem, toda propriedade é social e deve voltar à sociedade”. Entrevista com Thomas Piketty
  • Para Thomas Piketty a desigualdade é ideológica e política
  • "A injustiça favorece os populistas". As eleições europeias segundo Piketty
  • 'Como defender meritocracia quando Brasil é o país que menos taxa herança?', diz discípulo de Piketty
  • Brasil não cresce se não reduzir sua desigualdade, diz Thomas Piketty
  • “Nacionalismo e xenofobia são a resposta mais fácil diante das desigualdades”. Entrevista com Thomas Piketty
  • “O capitalismo deve tornar-se o escravo da democracia, e não o contrário”. Entrevista com Thomas Piketty
  • A dinâmica implacável da desigualdade. Entrevista com Thomas Piketty
  • A desigualdade segundo Piketty
  • A meritocracia folclórica e a onipresença da desigualdade social
  • A meritocracia é um mito que alimenta as desigualdades, diz historiador
  • A desigualdade no século XXI. A desconstrução do mito da meritocracia
  • Piketty e a espiral da desigualdade
  • O porquê das desigualdades: uma crítica do livro de Thomas Piketty
  • Desigualdade é ameaça à democracia, diz Piketty
  • “O Capital” de Thomas Piketty: tudo o que você precisa saber sobre o surpreendente best-seller
  • A fagocitose do capital e as possibilidades de uma economia que faz viver e não mata. Revista IHU On-Line Nº 537
  • Populismo, resposta legítima. Artigo de Thomas Piketty
  • Epifania econômica
  • A desigualdade das nações. Artigo de Michael Spence, prêmio Nobel de economia
  • Sobre a desigualdade global e os pensamentos desconectados na economia

Notícias relacionadas

  • “A valorização do Centro Histórico com o uso social que se pode fazer do Cais Mauá não pode ser reduzida a ganhos econômicos”, diz o sociólogo.

    A cidade (rebelde) da modernidade tardia contra a cidade fordista-industrial. Entrevista especial com Milton Cruz

    LER MAIS
  • "Nossas cidades são insustentáveis". Entrevista especial com Luciana Ferrara

    LER MAIS
  • Obedecer é mais fácil do que entender

    “Obediência é submissão e passividade: morte do pensamento. Daí a importância de uma escola que seja capaz de ensinar as m�[...]

    LER MAIS
  • Falácias sobre o ajuste fiscal

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados