16 Agosto 2021
“As congregações religiosas femininas estão corajosamente avançando no tratamento de questões profundas de racismo, a hierarquia oficial da Igreja permanece em negação. É um triste lembrete do estado da Igreja dos EUA ver o abismo entre o que a LCWR está fazendo e o que a conferência dos bispos não está”, manifesta o jornal estadunidense National Catholic Reporter, 12-08-2021. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.
Congregações religiosas femininas ao redor do mundo estão engajadas em difíceis conversas sobre o futuro. Embora essas discussões tenham ocorrido por anos, em alguns casos, décadas, a necessidade de responder árduas questões sobre o que fazer com os prédios, institutos e ministérios está se tornando mais urgente, enquanto o número de religiosas nos EUA continua a cair, mesmo com a entrada de novas membros. A dura realidade da vida religiosa em transformação demonstra que esse acerto de contas não pode mais ser ignorado.
Ao mesmo tempo em que cria espaço para o futuro, é encorajador que as congregações também estejam levando em conta seu passado. Como um artigo recente do Global Sisters Report apontou, congregações como Dominicanas de Adrian, Religiosas do Sagrado Coração, Irmãs da Caridade de Nazaré, Irmãs de Loretto e outros estão examinando sua cumplicidade na exclusão de negras entre seus membros, participação na escravidão e na perpetuação do racismo sistêmico.
Este processo doloroso, mas necessário, é uma implementação da resolução adotada durante a assembleia de 2020 da Conferência de Lideranças das Mulheres Religiosas dos Estados Unidos (LCWR, em inglês), na qual os membros foram convidados a participar de um "compromisso de cinco anos para trabalhar no desmantelamento do racismo". Ao longo da assembleia virtual do ano passado, enquanto a nação e o mundo reagiam ao brutal assassinato de George Floyd, as palestrantes enfatizaram a necessidade de justiça racial em seus discursos, orações e reflexões. Durante a Assembleia de 2021, realizada virtualmente de 10 a 13 de agosto, essa mensagem está sendo ouvida novamente.
Para várias congregações, como o artigo apontou, esta não é a primeira vez que elas estão enfrentando seus preconceitos ou sua participação na abominante escravidão. As Irmãs da Caridade de Nazaré haviam se reunido com mais de 150 ex-escravos e suas famílias em 1912 como parte da comemoração do centenário, 47 anos depois que 30 pessoas foram emancipadas da congregação. Para o bicentenário de Nazaré em 2012, uma placa e um monumento ao seu trabalho forçado foram dedicados, e uma lápide com os nomes dos 28 enterrados lá foi colocada. O trabalho em uma exposição permanente sobre aquela parte da história da congregação está em andamento.
Em 2018, a Sociedade do Sagrado Coração, também conhecida como Religiosas do Sagrado Coração, realizou um evento planejado pelos descendentes de pessoas que a congregação havia escravizado. A congregação colocou registros online de qualquer pessoa que queira estudar genealogia. As Dominicanas de Adrian tentaram abordar o racismo na década de 1970, mas recusaram um pedido das irmãs negras para estabelecer uma comissão minoritária para supervisionar as mudanças e criar um programa de formação para as vocações negras. Agora, as Dominicanas estão estabelecendo um Escritório de Igualdade Racial e Inclusão Cultural, que examinará a estrutura, políticas e práticas da congregação.
E foi a pesquisa meticulosa de Shannen Dee Williams, historiadora da Villanova University, de como as congregações religiosas femininas discriminaram as mulheres negras e as impediram de entrar em suas comunidades, apresentada na assembleia da LCWR de 2016, que abalou a organização a adotar resoluções naquele ano, e levou pelo menos cinco congregações a abrir seus arquivos para Williams.
Nesse esforço mais recente, os funcionários da LCWR pediram uma parceria com a Conferência Nacional de Irmãs Negras. Elas contrataram Kathy Obear, facilitadora e autora de “... But I'm not racist! Tools for Well-Meaning White” (“...Mas eu não sou racista!: Instrumentos para brancos bem-intencionados”, em tradução livre), para ajudar os líderes da organização a enfrentar seu próprio racismo.
A irmã Patricia Chappell, das Irmãs de Notre Dame de Namur, e ex-diretora-executiva da Pax Christi USA, que também serviu como presidente da Conferência Nacional das Irmãs Negras, há muito tempo está envolvida no trabalho anti-racismo. A demanda por sua experiência está aumentando: desde a morte de Floyd, ela trabalhou pessoalmente com 30 comunidades religiosas para confrontar o racismo, pois agora elas sentem uma urgência renovada para resolver os problemas.
Uma série de sessões online no outono de 2020 e na primavera passada, co-patrocinada pelo Centro para o Estudo da Vida Consagrada na União Teológica Católica em Chicago e pela Conferência Nacional das Irmãs Negras examinou a cumplicidade das congregações e o racismo, e o papel da Igreja Católica na escravidão e no racismo.
Em contraste a tudo isso, a recente conferência do Instituto Napa, uma organização católica conservadora, durante a qual palestrantes instaram repetidamente os mais de 700 participantes a rejeitar o movimento Black Lives Matter e a teoria racial crítica, desenvolvida por juristas afro-americanos na década de 1980 para examinar racismo institucional em toda a sociedade.
Os participantes beberam um bom vinho, experimentaram charutos e denunciaram o que veem como correntes perigosas na sociedade e no catolicismo contra aqueles que fazem parte de “uma classe opressora” , acostumados com os sinais de uma América e um mundo em crise: enormes extensões de florestas e pequenas cidades na Califórnia e no noroeste estão sendo destruídas por um incêndio; uma pandemia está causando sofrimento insuportável e mudanças sociais duradouras; e gritos por justiça racial ecoam nos EUA e no exterior. Em vez de consolo, os fiéis católicos remanescentes são deixados com uma hierarquia da Igreja cada vez mais insular, um quadro de bispos em dívida com grandes interesses financeiros que ignoram as necessidades daqueles a quem deveriam ministrar.
Nós poderíamos pedir aos bispos para que sigam as lideranças da LCWR e assumam uma profunda revisão do racismo na Igreja dos EUA – mas isso foi tentado antes, com pouco para mostrar. O que é necessário é que católicos progressistas com boas condições financeiras se oponham à influência dos adeptos do Instituto Napa.
Enquanto as congregações religiosas femininas estão corajosamente avançando no tratamento de questões profundas de racismo, a hierarquia oficial da Igreja permanece em negação. É um triste lembrete do estado da Igreja dos EUA ver o abismo entre o que a LCWR está fazendo e o que a conferência dos bispos não está.
Com as Igrejas esvaziadas durante a pandemia e as pesquisas mostrando que os católicos, especialmente os católicos mais jovens, estão se tornando cada vez mais insatisfeitos com a Igreja e encontrando sustento espiritual em outros lugares, os bispos podem em breve ter muito mais prédios vazios para lidar do que as religiosas.
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EUA. Sobre o racismo, o abismo entre religiosas católicas e bispos é enorme. Editorial do National Catholic Reporter - Instituto Humanitas Unisinos - IHU