O racismo sistêmico deve terminar: Declaração dos Franciscanos dos Estados Unidos

Protesto antirracista nos Estados Unidos. Foto: David Geitgey Sierralupe | Flickr CC

Mais Lidos

  • “Qual é o papel da ciência nas decisões públicas ou qual deve ser esse papel?”, questiona o sociólogo

    Ciência e política em disputa no novo regime climático. Interfaces entre conhecimento e realidade. Entrevista especial com Jean Carlos Hochsprung Miguel

    LER MAIS
  • Prêmio Nobel da Paz para as Crianças de Gaza: Um prêmio para todas as crianças em guerra

    LER MAIS
  • Sociólogo do trabalho, Ruy Braga analisa a reconfiguração do trabalho precário e a opressão racial no Brasil em videoconferência ministrada hoje, às 17h30min. Evento é promovido pelo IHU

    O trabalhador precarizado no Brasil tem cor, origem e aparência

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

04 Junho 2020

Como pessoas de fé, não apenas condenamos o racismo sistêmico, mas também reiteramos nossa dedicação em acabar com a injustiça racial em nossas Províncias, em nossa Igreja e em nossa nação, afirmam em Declaração conjunta os provinciais franciscanos nos EUA.

A Declaração e sua tradução é uma publicação do portal FalaChico, 03-06-2020.

Eis a declaração.

Neste momento em que o vírus da COVID-19 atacou desproporcionalmente pessoas de cor, testemunhamos o assassinato de George Floyd e os protestos, em alguns casos violentos, que ocorreram posteriormente em nossas cidades. Nossos corações se dirigem a todos os afetados.

Embora, seguindo os passos de São Francisco de Assis, condenemos a violência e desejemos paz, somos solidários com nossos irmãos e irmãs afro-americanos ultrajados que exigem o fim da violência mortal do racismo. Não podemos permanecer indiferentes quando a dignidade dada por Deus é violada.

Como pessoas de fé, não apenas condenamos o racismo sistêmico que levou a esses eventos, mas também reiteramos nossa dedicação em acabar com a injustiça racial em nossas Províncias, em nossa Igreja e em nossa nação, criando aquele espaço onde um dia Amada Comunidade do Dr. Martin Luther King florescerá.

David Gaa, O.F.M. - Ministro provincial -Saint Barbara Province of Franciscans

James Gannon, O.F.M. - Ministro provincial - Assumption of the Blessed Virgin Mary Province of Franciscans

Kevin Mullen, O.F.M. - Ministro provincial - Holy Name Province of Franciscans

Thomas Nairn, O.F.M. - Ministro provincial - Sacred Heart Province of Franciscans

Jack Clark Robinson, O.F.M. - Ministro provincial - Our Lady of Guadalupe Province of Franciscans

Mark Soehner, O.F.M. - Ministro provincial - Saint John the Baptist Province of Franciscans

Baixe a declaração em PDF

Leia mais