• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Comércio online cresce na pandemia: Isso é bom para o meio ambiente?

Mais Lidos

  • Santander financia grupo ligado a desmatamento no Brasil

    LER MAIS
  • Gaza, novos ataques israelenses: mais de 100 mortos durante a noite. Human Rights Watch: “É extermínio”

    LER MAIS
  • Acolher o novo mandamento de Jesus. Comentário de Ana Casarotti

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    5º domingo de páscoa – Ano C – A comunidade do ressuscitado

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

15 Mai 2020

Desde o final de março o brasileiro está cumprindo, na medida do possível, as regras de isolamento social, como estratégia para reduzir a transmissão do novo coronavírus. Com isso, lojas, mercados, farmácias e restaurantes têm intensificado o investimento em e-commerce e/ou delivery.

A reportagem é publicada por EcoDebate, 14-05-2020.

Essa estratégia das empresas para continuar vendendo neste novo cenário de quarentena, transformou o perfil de consumo e modalidade de compra dos brasileiros. Em março, as vendas online registraram crescimento de 20,38% em relação a fevereiro.

Nesse mesmo período, o faturamento do setor também acompanhou esses bons resultados, com variação positiva de 20,40%. Os dados são do índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) em parceria com o Movimento Compre & Confie.

Dados de consumidores fornecidos pelo site de guias de compra Guia55 dão conta de que este crescimento se dá por dois motivos principais: a necessidade de compra e a influência online.

No primeiro caso, além das necessidades rotineiras de cada família, novas demandas surgiram. Ficando em casa, os consumidores descobriram novas habilidades, novas necessidades e até aproveitaram o tempo livre para redecorar e/ou reformar suas casas, logo, tiveram que adquirir materiais para essas atividades, por meio de e-commerce.

Por outro lado, ficando em casa, os consumidores ficaram mais tempo conectados. Sabendo disso, lojas de diferentes segmentos investiram em marketing digital e atraíram a atenção de novos clientes, que influenciados pelas mídias e motivados pelo ócio, distraíram-se com compras online.

Apesar dos dados positivos para o mercado de vendas digitais, essa nova cultura de compra, como todas as outras, impacta o meio ambiente.

No início do processo de isolamento foi possível identificar inúmeros aspectos positivos para natureza. Afinal, a diminuição da interferência do homem no meio ambiente tende a ajudar na recuperação ambiental, na qualidade do ar, no habitat dos animais silvestres e urbanos e na diminuição dos impactos ambientais.

Entretanto, o consumo, em todas as suas modalidades, causa danos ao ambiente. Com o e-commerce, além da extração de matéria prima para fabricação dos diferentes produtos, intensifica-se a emissão de CO² com o transporte. Além disso, claro, embalagens se avolumam com a compra online de todo tipo de material, com o uso ativo de plástico e papelão.

Segundo o relatório, de um estudo feito pelo Simon Property Group, o maior proprietário de shoppings dos Estados Unidos, as compras online possuem impacto ambiental 7% maior que de shoppings, considerando a compra da mesma quantidade de produtos nos dois casos.

De acordo com a pesquisa, esse resultado se dá, principalmente, pelo fato de os consumidores exigirem entregas no mesmo dia ou cada vez mais rápidas, o que requer mais recursos como o combustível.

Independente do nosso estilo de compra o ambiente sofrerá prejuízos, entretanto, esta nova realidade pode servir para que mais pessoas aprendam e repensem, seus estilos de vida, necessidades de consumo, importância do trabalho e senso de cidadania e comunidade.

Leia mais

  • A experiência da pandemia e a necessidade de uma cooperação global. Entrevista especial com Claudia Feitosa-Santana
  • Tendências tecnológicas pré e pós pandemia
  • Rastreamento, monitoramento e a possibilidade futura de libertação do panóptico digital. Entrevista especial com Spencer Sydow
  • Aplicativo Immuni. Existe liberdade pessoal por trás da privacidade hi-tech?
  • Rastreamento de contato, app e privacidade: o elefante na sala não são os dados, mas a vigilância
  • Cenários pós-coronavírus: da ‘tecnologia civil’ à economia contributiva
  • Prudência tecnológica em tempos de coronavírus. Artigo de Luca Peyron
  • Consumismo é maior ameaça à sustentabilidade
  • A vida após a emergência do vírus não será a mesma de antes: como mudarão as lojas, escolas, viagens, restaurantes
  • O impacto da quarta revolução industrial na sociedade

Notícias relacionadas

  • É importante pensar política industrial e competitividade para o Brasil não perder a revolução 4.0

    LER MAIS
  • O primeiro surto

    LER MAIS
  • 40% das empresas vão falir em 10 anos, diz ex-CEO de maior empresa do mundo

    LER MAIS
  • Bill Gates adverte: "A próxima pandemia poderia causar 33 milhões de mortes em seis meses”

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados