Durante os dias 12 e 13 de agosto, aconteceu no campus Unisinos São Leopoldo a I Jornada de oficinas metodológicas da Escola de Humanidades. O evento reuniu diversas oficinas que apresentaram aos estudantes o repertório de métodos de coleta e análise existentes na área.
Como parte da programação, o Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, esteve presente apresentando à turma a “Oficina de dados e análises sobre a Região Metropolitana de Porto Alegre”. Ao decorrer da tarde de terça-feira, 13, a equipe do ObservaSinos discorreu com os presentes sobre os indicadores sociais na Região Metropolitana de Porto Alegre – RMPA e as análises feitas a partir destes indicadores.
O ObservaSinos trabalha com análises de dados da Região Metropolitana de Porto Alegre – RMPA e do Vale do Rio dos Sinos, que também compõe a RMPA. A coleta dessas informações é realizada através de bases de dados públicas e, a partir disso, a equipe sistematiza os dados coletados através de ações e publicações. O Objetivo do programa é contribuir nos processos de planejamento, monitoramento, avaliação e controle social das políticas públicas na região.
Leia mais
- Exposição “Políticas públicas na Região Metropolitana de Porto Alegre” fomenta a comunidade acadêmica da Escola de Humanidades
- 10 anos de ObservaSinos em 10 tópicos
- 70% dos trabalhadores recebem até R$ 1.500,00 na Região Metropolitana de Porto Alegre
- Oficina sobre Base de Dados Educacionais ministrada pelo Professor Doutor Ricardo Ferreira Vitelli debate a realidade da educação na Região
- Porto Alegre. Região metropolitana registrou 25 casos de suicídio por mês em 2018
- A indústria representou 50% das demissões na Região Metropolitana de Porto Alegre
- Panorama da (des)proteção social da Região Metropolitana de Porto Alegre
- Região Metropolitana de Porto Alegre: dois casos de estupro são registrados por dia em 2019
- Está aberto o edital para apresentação de trabalhos no IX Seminário de Observatórios
- Campanha pelo enfrentamento das violências contra crianças, adolescentes e jovens no Vale do Rio dos Sinos
- Oficina "Bases de dados do IBGE"