Por: André | 22 Janeiro 2014
Francisco, o Bispo de Roma, exerce como tal e na tarde do último domingo, dia 19, visitou outra paróquia da sua diocese, a do Sagrado Coração de Jesus no Bairro Castro Pretorio. No centro de Roma, mas num bairro periférico, açoitado pela crise e pela pobreza, bem ao lado da estação Termini.
Fonte: http://bit.ly/1f2vQUu |
A reportagem é de José Manuel Vidal e publicada no sítio espanhol Religión Digital, 19-01-2014. A tradução é de André Langer.
A paróquia estava abarrotada de gente de todas as idades. Havia idosos, mas também muitos jovens e crianças. A liturgia digna, mas sóbria. As músicas entoadas por um coro com violões e acompanhadas pelos fiéis.
Após as leituras, o Papa pronunciou a homilia de maneira espontânea. Estas são algumas das frases do Papa:
“Quão bonita é esta passagem do Evangelho: Este é o Cordeiro de Deus”.
“Este é o que nos dará a força da esperança”.
“Jesus é chamado o Cordeiro que tira o pecado do mundo”.
“Os cordeiros são fracos e débeis”.
“Jesus nunca deixou de ser cordeiro, próximo dos pequenos e dos pobres”.
“Curava, ensinava, rezava, como um cordeiro débil”.
“Mas com a força capaz de carregar todos os nossos pecados”.
“Alguns de nossos pecados são graves e grandes, como um caminhão”.
“Às vezes, temos tempestades ou obscuridades no coração ou nos sentimos tristes por uma culpa... Ele veio para carregar tudo isso, perdoa tudo, nos dá a paz”.
“Carrega o pecado com raiz e tudo”.
“Temos que crescer na confiança em Jesus”.
“Às vezes, confiamos em um médico, em uma pessoa... É bom ter confiança. Mas sem esquecer a confiança no Senhor”.
“Esta é a chave da vida: a confiança no Senhor”.
“Jesus nunca defrauda, nunca”.
“Veio para nos salvar, para carregar o pecado, o meu, o teu e o de todo o mundo”.
“Convido-os para uma coisa. Fechemos os olhos, imaginemos a cena ali. João batizando e Jesus que passa e sintamos a voz de João: ‘Este é o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo’... Do coração, em silêncio, digamos algo a Jesus”.
E se faz um silêncio total.
“Que o Senhor Jesus, que é humilde cordeiro, os acompanhe no caminho da vida”.
A visita à paróquia romana
O Papa Francisco fez, no domingo, uma visita pastoral à paróquia romana do Sagrado Coração de Jesus, muito ativa na assistência aos pobres, moradores de rua e refugiados que vivem nas imediações da estação ferroviária de Termini, na capital italiana.
À sua chegada, no carro Ford Focus que habitualmente usa para deslocar-se por Roma, o Papa foi recebido entre aplausos por parte dos assistentes e curiosos que, apesar da chuva, se aproximaram da basílica salesiana, cujos sinos soavam a festa, para ver o pontífice argentino.
Fonte: http://bit.ly/1f2vQUu |
Também foi recebido pelo cardeal italiano Agostino Vallini e pelo pároco do templo, Valerio Baresi.
Ao final do seu encontro com os fiéis que se encontravam sob a fachada renascentista do templo, no bairro romano de Castro Pretorio, o Papa agradeceu-lhes a sua presença.
“Boa tarde. Obrigado pela acolhida de vocês e por seu calor. Obrigado também por esta chuva bendita”, disse o Papa apontando para o céu.
“Gostaria de passar com vocês algumas horas e pedir juntos ao Senhor que nos ajude a prosseguir em frente com os nossos assuntos. Rezem por mim, preciso muito”, assegurou o Pontífice antes de entrar no templo para encontrar-se com os sem teto de Termini.
Por último, o Papa abençoou os presentes. “Que o Senhor abençoe a todos com esta água”, concluiu antes de entrar no templo.
No interior da igreja, onde oficiou a missa às 18h horário local, o Papa Francisco manteve, como explicou o Vaticano em um comunicado, um encontro, além de com os pobres, com os pais das crianças batizadas nos últimos meses, com os recém casados e com as famílias jovens.
Este templo, mandado construir em 1887 pelo Papa Leão XIII é, atualmente, propriedade dos salesianos e é conhecido em Roma por sua dedicação aos mais necessitados.
Nas terças-feiras distribuem alimentos aos moradores de rua que dormem nas imediações da estação Termini, além de lhes oferecer apoio profissional (advogados, trabalhadores sociais ou psicólogos) para ajudá-los em seus conflitos, e todas as quintas-feiras reúnem jovens romanos sem teto para que rezem juntos para, posteriormente, fazer uma janta comunitária nas instalações adjacentes à igreja.
O templo do Sagrado Coração de Jesus é a quarta paróquia visitada pelo Papa Francisco.
Em 25 de maio passado visitou a igreja de Santa Isabel e Zacarias; no dia 1º de dezembro a de São Cirilo de Alexandria, e em 06 de janeiro passado, durante a Festa da Epifania, visitou o presépio vivo da igreja de Santo Afonso Maria de Ligório.
A visita do Pontífice coincide com a comemoração, no sábado, do Dia Internacional dos Migrantes e dos Refugiados, que se celebra a cada 18 de janeiro.