18 Outubro 2023
Visto que “caminhar juntos” é uma característica essencial da sinodalidade, os organizadores do Sínodo tornaram-no literal com uma peregrinação a algumas das primeiras catacumbas cristãs de Roma.
A reportagem é de Carol Glatz, publicada por Catholic News Service, 16-10-2023.
Muitos vestidos com sapatos confortáveis, tênis ou mocassins, cerca de 250 participantes da assembleia do Sínodo dos Bispos chegaram de ônibus para caminhar cerca de 400 metros ao longo da antiga Via Ápia até a Basílica de São Sebastião. A reunião amigável e informal parecia uma excursão escolar, mas o evento no fim da tarde de 12 de outubro pretendia ser uma profunda jornada espiritual de fé, não uma excursão cultural.
Eles estavam “realmente indo às raízes, aos fundamentos” da fé cristã, D. Pasquale Iacobone, presidente da Pontifícia Comissão de Arqueologia Sagrada, contou no micro-ônibus onde havia muitos participantes do Sínodo dos Bispos basílica enquanto esperavam pelo último ônibus ainda preso no trânsito. “É maravilhoso recebê-los”, disse o monsenhor, contando uma história detalhada das catacumbas cristãs em Roma e por que a Basílica de São Sebastião foi escolhida e a mensagem que pretendia transmitir.
Depois que os apóstolos Pedro e Paulo foram crucificados e enterrados perto de onde foram mortos em diferentes partes de Roma, suas relíquias foram temporariamente transferidas juntas para as catacumbas de São Sebastião em 258, em 29 de junho, dia de sua festa, disse ele.
As catacumbas subterrâneas, compostas por quilômetros de galerias ladeadas por nichos funerários, eram um sistema funerário igualitário para cristãos de todas as origens sociais e econômicas, como forma de respeitar o mesmo sentido de comunidade que animou a Igreja Cristã primitiva. Os papas mais importantes do século III também estão enterrados ao longo da Via Ápia.
As relíquias de Pedro e Paulo foram trazidas para as catacumbas de São Sebastião, disse o monsenhor, para protegê-las dos saques e do vandalismo que visavam locais cristãos durante a perseguição contínua do Império Romano.
O local tornou-se um importante “memorial” destes dois apóstolos, disse ele. Ainda existem centenas de exemplos de graffiti onde os cristãos gravaram os nomes dos santos em diferentes línguas, pedindo a sua intercessão. “Vocês, padres sinodais, fariam bem em lembrar” o que este lugar representa e manter em mente os dois santos e a devoção do povo a eles ao entrar nas catacumbas para “celebrar e venerar juntos”, disse Iacobone.
Vários participantes do Sínodo visitaram uma antiga catacumba pela primeira vez, e foi difícil não se tornar um turista, tirando fotos de afrescos desbotados, inscrições antigas e entalhes de símbolos cristãos espalhados pelos túneis. Devido aos pequenos espaços das catacumbas, as pessoas foram divididas em diferentes grupos que visitaram as catacumbas de São Sebastião, São Calisto ou Domitila.
O bispo chinês Dom Joseph Yang Yongqiang, de Zhoucun, ficou profundamente comovido, dizendo ao Vatican News em 12 de outubro: “É a primeira vez que vejo isso. É uma experiência profunda tocar onde a Igreja, onde minha fé começou”.
As Catacumbas de São Sebastião também contêm a primeira imagem dos dois apóstolos se abraçando, disse Iacobone.
O bispo deixou claro que o objetivo da peregrinação sinodal era “encontrar-se unidos, reconciliados, em peregrinação” e refazer o mesmo caminho de fé dos primeiros mártires e peregrinos cristãos que os veneravam.
O cardeal Jean-Claude Hollerich, relator geral da assembleia, dirigiu-se então aos fiéis, que incluíam cardeais, bispos, padres, leigos e religiosos, todos sentados aleatoriamente, sem distinção, nos bancos.
Ele contou o relato de São Pedro saindo de Roma, caminhando pela Via Ápia, para escapar da perseguição quando encontrou Jesus. Pedro pergunta: “Domine quo vadis?” ou “Senhor, para onde vais?”
Cristo respondeu que iria a Roma para ser crucificado novamente, o que São Pedro interpretou como um sinal de seu próprio chamado ao martírio. O santo voltou para a cidade e ali foi crucificado. Um altar lateral da basílica contém as supostas pegadas que marcam o local onde diz a lenda que São Pedro conheceu Cristo, bem como uma foto e relíquia de São João Paulo II.
Roma, disse o cardeal, representa a “realidade” de cada cristão, isto é, o mundo em que vivem ou que os espera, e “nem sempre é belo. Portanto, esta peregrinação a Pedro é uma peregrinação à nossa realidade, à realidade das nossas igrejas”, disse ele. “Aqui sabemos que a realidade das nossas igrejas nunca poderá ser refletida sem a cruz”, disse o cardeal. “Não há ressurreição sem cruz” e essa cruz pode até ser o próprio mal-estar, doença ou medo. "Este é o lugar onde nós, bispos, podemos confrontar a nossa cruz e dizer ao Senhor: 'Eu te amo. Tomo a cruz e sigo-te'", disse ele.
A peregrinação conectou os participantes não apenas aos apóstolos, mártires e primeiros cristãos, mas também ao Concílio Vaticano II. As últimas três páginas do livreto de orações continham o Pacto das Catacumbas, um compromisso de ser uma igreja pobre e para os pobres, assinado por algumas dezenas de padres conciliares em 16-11-1965, poucos dias antes do encerramento do Concílio Vaticano II.
Não houve cerimônia formal ou assinatura do pacto na peregrinação de 2023 como em 1965 ou em 2019, quando um grupo de participantes do Sínodo da Amazônia foi às Catacumbas de Domitila para reafirmar o pacto.
Mas as promessas do pacto feitas aos peregrinos deste ano refletem de perto o que o Papa Francisco tem pregado nos últimos dez anos e está tentando solidificar com o processo sinodal: que os pastores se comprometam a compartilhar as suas vidas com o seu povo, “revisem as nossas vidas” com eles, “estar mais humanamente presentes, mais acolhedores” e estar abertos a todos.
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Caminho peregrino: participantes do Sínodo viajam até as raízes da fé em Roma - Instituto Humanitas Unisinos - IHU