Jesuíta francês Gaël Giraud ganha Prêmio Desperdício Zero

Gaël Giraud | Foto: Vatican News

Mais Lidos

  • Governo Trump retira US$ 11 mi de doações de instituições de caridade católicas após ataque a Leão XIV. Artigo de Christopher Hale

    LER MAIS
  • Procurador da República do MPF em Manaus explica irregularidades e disputas envolvidas no projeto da empresa canadense de fertilizantes, Brazil Potash, em terras indígenas na Amazônia

    Projeto Autazes: “Os Mura não aprovaram nada”. Entrevista especial com Fernando Merloto Soave

    LER MAIS
  • Para o sociólogo, o cenário eleitoral é moldado por um eleitorado exausto, onde o medo e o afeto superam os projetos de nação, enquanto a religiosidade redesenha o mapa do poder

    Brasil, um país suspenso entre a memória do caos e a paralisia das escolhas cansadas. Entrevista especial com Paulo Baía

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

05 Setembro 2023

O padre jesuíta e economista francês Gaël Giraud é o vencedor do Prêmio Viver com Desperdício Zero 2023, que lhe será atribuído em 28 de setembro, no Espaço Europeu da Comissão Europeia, em Roma, por ocasião do 4º Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar, proclamado pelas Nações Unidas, dia celebrado no dia seguinte.

A informação é publicada por 7MARGENS , 01-09-2023. 

Gaël Giraud – lê-se no comunicado de imprensa que explica as motivações da escolha – testemunhou o seu compromisso de divulgação através de livros que oferecem um guia para as mudanças necessárias no nosso tempo, sublinhadas na Encíclica Laudato Si’ de Francisco, para que todos possam cuidar de casa comum e contribuir para a construção do nosso amanhã”.

Um dos últimos livros que conta com o contributo de Giraud intitula-se “Il gusto di cambiare” [O gosto de mudar, em tradução livre]. A obra resulta de um diálogo improvável entre ele e o fundador da Slow Food Italia, o gastrônomo e ativista ecológico Carlo Petrini. O prefácio é assinado pelo Papa Francisco.

Divulgação | O gosto de mudar: a transição ecológica como caminho para a felicidade

Giraud, 53 anos, dirige o programa de Justiça Ambiental na Universidade de Georgetown (Washington DC, EUA), e foi um dos conferencistas no encontro A Economia de Francisco, realizado em outubro de 2022, em Assis, onde defendeu a urgência da transição energética.

 

Leia mais