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Nas comunicações, os Papas se tornaram muito Paulo e pouco Pedro?

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30 Junho 2023

"O que está faltando [a Francisco] até certo ponto é [...] o desafio de governança de não apenas ser um grande comunicador, mas de construir um grande sistema de comunicação", escreve John L. Allen Jr., vaticanista, jornalista, autor, em artigo publicado por Crux, 29-06-2023.

Eis o artigo.

Dia 29 de junho é a grande festa romana dos santos Pedro e Paulo, padroeiros da Cidade Eterna. A dupla festa é de origem antiga, mas a ligação entre os dois santos assumiu um significado ainda maior com o papado moderno.

Foi o falecido Papa João Paulo II quem disse uma vez que se considerava não apenas o sucessor de Pedro, mas, até certo ponto, também de Paulo – significando o grande comunicador da Igreja, bem como um missionário incansável.

Os papas modernos tornaram-se, de fato, os evangelistas-chefes da Igreja Católica, usando a mídia de sua época, assim como Paulo fez na dele, para divulgar sua mensagem.

Como João Paulo II antes dele, o Papa Francisco também envolveu os meios de comunicação com entusiasmo. Por um lado, ele deu mais entrevistas a jornalistas do que qualquer um pode contar, tanto que seções inteiras de bibliotecas provavelmente poderiam ser preenchidas com as transcrições.

No entanto, a grande ironia é que, embora João Paulo II e Francisco tenham se tornado sensação na imprensa, demonstrando um gênio instintivo para gestos e frases de efeito, esse sucesso nem sempre se traduziu na eficácia das próprias comunicações institucionais do Vaticano.

De fato, em uma entrevista recente com a agência de notícias ucraniana Glavcom, o arcebispo-mor Sviatoslav Shevchuk, de Kiev, líder da Igreja Católica Grega, disse algo em voz alta que muitos observadores há muito murmuram, a saber, o sistema de comunicação do Vaticano é ruim e está ficando pior, não melhor.

Referindo-se aos esforços do Papa Francisco para reformar o Vaticano, Shevchuk disse que “estamos em um momento de transição em que a instituição está passando por mudanças, que, no entanto, não estão melhorando sua eficiência”.

O prelado greco-católico apontou as comunicações em particular como uma área problemática. Aqui está o que ele disse:

“O maior problema que vejo hoje na máquina do Vaticano é a comunicação, a comunicação com o mundo, especialmente através dos meios de comunicação. Na realidade, hoje o papa não tem um porta-voz que possa atuar como um comunicador constante com os jornalistas quando não entendemos o papa ou suas declarações não são totalmente claras. Naturalmente, todos querem entender exatamente o que o papa disse e o que ele quis dizer com isso. Se não for compreendido, a quem recorrer para esclarecimentos? Antigamente era o porta-voz do Vaticano que cuidava disso, mas hoje não. Eu não sei por que, e eu não consigo entender isso sozinho. [Parece] que o papa quer ser seu próprio porta-voz.”

Aí está o cerne do problema: Francisco pode ser um grande comunicador, mas não criou, aos olhos da maioria dos observadores, um grande sistema de comunicação.

Como indicou Shevchuk, durante os anos de João Paulo II houve pelo menos um porta-voz poderoso no leigo espanhol Joaquin Navarro-Valls, que era um verdadeiro insider com acesso irrestrito ao papa e que, portanto, poderia emitir esclarecimentos, com base em seu próprio acesso, que as pessoas levavam a sério.

(As memórias de Navarro-Vall, a propósito, My Years with John Paul II, foram publicadas recentemente em espanhol e italiano.)

Não é que tudo fosse doçura e luz nos anos Navarro – muitas vezes era difícil saber, por exemplo, onde terminava o pensamento de João Paulo e começava o giro de Navarro. Além disso, a dupla dinâmica de João Paulo II e Navarro muitas vezes obscurecia o fato de que o sistema de comunicações do Vaticano, ao contrário das personalidades no topo da pirâmide, permanecia seriamente disfuncional.

Desde que Navarro deixou o cargo em 2006, nenhum porta-voz teve nada parecido com seu relacionamento pessoal direto com o chefe. Como resultado, os diretores da Sala de Imprensa do Vaticano tornaram-se mais parecidos com os funcionários da Secretaria de Estado e podem divulgar apenas as informações que lhes são fornecidas pelos poderes constituídos.

De fato, como Shevchuk sugeriu, o problema na verdade foi agravado sob a reforma de Francisco com a criação do Dicastério para as Comunicações, que, de fato, criou outra camada de burocracia pela qual um porta-voz é obrigado a passar antes que ele ou ela possa dizer qualquer coisa útil.

Em parte, esta é uma questão de estilo pessoal. Francisco é lendariamente alérgico a ser “manipulado” e, portanto, resistente a criar a impressão de que qualquer outra pessoa é realmente capaz de falar definitivamente em seu nome.

Seja qual for a explicação, o fato é que há um claro desequilíbrio entre o pessoal e o estrutural quando se trata de comunicações de papas e sobre eles.

Um tanto atrevidamente, podemos dizer que o Dia de São Pedro e São Paulo é, portanto, um lembrete de que, quando se trata de comunicações, os papas modernos têm a parte de Paulo bem definida.

Eles adotaram as ferramentas que a mídia oferece para divulgar sua mensagem, muitas vezes com um sucesso pessoal surpreendente – o Papa Francisco, por exemplo, foi o terceiro líder mundial mais seguido no Twitter em 2022, atrás apenas do presidente americano, Joe Biden, e do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi. 

O que está faltando até certo ponto é o elemento Pedro, ou seja, o desafio de governança de não apenas ser um grande comunicador, mas de construir um grande sistema de comunicação.

Talvez seja um desafio para um dia diferente... mas se alguém se inclina a oferecer um desejo piedoso em oração, é difícil imaginar uma ocasião melhor do que a festa de São Pedro e São Paulo.

Leia mais

  • Apóstolo judeu, não apóstata judeu: (mal) lendo o apóstolo Paulo
  • Com Pedro/Papa, Simão Barjona, chamado Kepa/Pedro. Uma história aberta (I). Artigo de Xabier Pikaza
  • A comunicação do Papa Francisco: 10 anos em 10 pontos. Artigo de Moisés Sbardelotto
  • O Papa Francisco tem uma estratégia de comunicação?
  • O que foram as viagens para João Paulo II, as entrevistas podem ser para Francisco
  • O complexo jornalístico-papalista: a mídia, o papa e a sinodalidade. Artigo de Massimo Faggioli
  • Papado moderno é uma missão impossível
  • O Papa: mídia digital, um meio potente para promover a paz
  • Mundo digital é um importante território de missão, diz Lucio Ruiz, do Dicastério para as Comunicações
  • O Papa de rua não fala como padre. Artigo de Antonio Spadaro
  • Comunicações reformadas ao estilo do Vaticano

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