30 Junho 2023
A decisão do Vaticano de vetar a nomeação de um respeitado teólogo moral como reitor de uma faculdade teológica no norte da Itália provocou críticas internacionais entre os acadêmicos.
A informação é publicada por National Catholic Reporter, 29-06-2023.
A academia teológica em Brixen disse em comunicado de 26 de junho que o Dicastério para Cultura e Educação havia vetado a nomeação do Padre Martin Lintner, professor titular da academia desde 2011.

Pe. Martin Lintner, servita, visto em uma reunião de Ética Teológica Católica na Igreja Mundial em Sarajevo, Bósnia-Herzegovina em 2018. (Foto: NCR/Joshua J. McElwee)
O texto afirma que Lintner, ex-presidente da Sociedade Europeia de Teologia Católica e da Associação Internacional de Teologia Moral e Ética Social, não recebeu a aprovação do Vaticano por causa de escritos não especificados sobre questões de ética sexual.
Várias sociedades teológicas internacionais emitiram declarações protestando contra a decisão. Em uma declaração conjunta em 28 de junho, três grupos teológicos europeus condenaram veementemente a medida e disseram que ela tornava o diálogo entre o Vaticano e os acadêmicos "implausível".
Lintner, sem dúvida, teve "méritos como mediador entre discurso científico, experiências de vida concretas e debates sociais, entre teologia e ensino da Igreja, tradição e inovação necessária", disseram eles.
Os teólogos disseram que a ação do Vaticano desrespeitou a liberdade acadêmica e prejudicou a reputação da teologia católica.
No comunicado, a academia teológica diz que o veto do Vaticano como reitor não afetará a capacidade de Lintner de continuar ensinando teologia. A declaração foi divulgada sob a assinatura de dom Ivo Muser, que lidera a diocese italiana de Bozen-Brixen e atua como chanceler da academia.
Ele disse que Muser decidiu não apelar da decisão, em acordo com Lintner.
Leia mais
- Pior do que a censura, só a autocensura: o caso do teólogo Lintner e o serviço eclesial dos teólogos. Artigo de Andrea Grillo
- Amoris laetitia? Um ponto de não retorno. Entrevista com Martin Lintner
- A revisão do Código e do Catecismo é uma questão incontornável para realizar a sinodalidade eclesial, Artigo de Juan Masiá
- "A Igreja deve desenvenenar o eros." Entrevista com Martin Lintner
- Vaticano: Reforma do Direito Canônico é “sinal importante” para proteção dos menores – padre Hans Zollner
- O Papa reforma o direito penal canônico: normas mais severas para pedofilia e crimes econômicos. Punida a tentativa de ordenação das mulheres
- Colaboradores LGBTQ+ da Igreja na Alemanha escrevem a Francisco pedindo reformas no catecismo
- Cardeal Hollerich pede para excluir do Catecismo que as relações gays são “intrinsecamente desordenadas”
- O núncio na Alemanha também interrompe o Caminho Sinodal
- Papa Francisco aos representantes do Caminho Sinodal italiano: a Igreja deve ser aberta e inquieta
- O Caminho Sinodal alemão é uma “fonte de esperança” para os católicos transgêneros, escreve delegada
- Caminho Sinodal alemão: sim à bênção dos casais do mesmo sexo
- O encontro de Assis e os medos dos "ratzingerianos"
- Ratzinger e os “ratzingerianos”
FECHAR
Comunicar erro.
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Veto do Vaticano a reitor de teologia no norte da Itália gera críticas internacionais - Instituto Humanitas Unisinos - IHU