À Maria por Jesus: a Virgem na teologia feminista

Representações de Maria de Nazaré. Foto: FutureChurch

23 Dezembro 2021

 

“À medida que as mulheres entram cada vez mais na teologia e no ministério em todas as Igrejas, a velha imagem da hostilidade protestante a Maria de Nazaré está mudando. As mulheres protestantes querem redescobrir as figuras bíblicas femininas que a tradição suprimiu e não querem que a mãe de Jesus seja posta de lado como um constrangimento. Muitas teólogas e ordenadas hoje em dia são mães e sentem que já sabem muito sobre ela por causa das emoções universalmente válidas da maternidade. E elas encontram um amplo desenvolvimento disso nas histórias do evangelho”, escreve Margaret Hebblethwaite, jornalista, escritora, teóloga leiga que trabalha pastoralmente no Paraguai, está elaborando um livro que conta a história das mulheres nos Evangelhos, em artigo publicado por The Tablet, 16-12-2021. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

 

Eis o artigo.

 

A velha imagem da hostilidade protestante à Maria de Nazaré está mudando. Alguma das mais novas e criativas contribuições para nosso entendimento sobre a mãe de Jesus estão vindo de teólogas protestantes.

 

Quando se refere à Maria de Nazaré, o Natal é uma ocasião que reúne católicos e protestantes – embora até certo ponto. “Maria estrela brevemente em celebrações anuais de Natal, se é que é encontrada”, diz a protestante Bonnie Miller-McLemore, professora da Universidade Vanderbilt. Uma história semelhante é contada pela presbiteriana Beverly Roberts Gaventa: “Ela se insinua em nossa consciência junto com a coroa do Advento, fazendo uma breve aparição talvez em sermão e música, e então ela desaparece junto com a manjedoura, antes da Epifania”. Nora Lozano-Díaz, uma batista mexicana, relata os extremos absurdos a que o preconceito anticatólico poderia levar: “Meus irmãos e eu não podíamos ter um presépio de Natal ou participar das Posadas [novena pré-natal] porque eram de tradições católicas. Nós fizemos, no entanto, árvores de Natal e esperamos que o Papai Noel trouxesse nossos brinquedos”.

 

As três mulheres teólogas estão escrevendo em uma coleção de ensaios publicados em 2002 (10 deles, de 12, escritos por mulheres) chamada “Blessed One: Protestant Perspectives on Mary” que inclui algumas das contribuições mais recentes e criativas para a Mariologia neste milênio – exceto que elas não chamam de mariologia, é claro. Miller-McLemore chama isso de “teologia protestante materna feminista”.

 

À medida que as mulheres entram cada vez mais na teologia e no ministério em todas as Igrejas, a velha imagem da hostilidade protestante a Maria de Nazaré está mudando. As mulheres protestantes querem redescobrir as figuras bíblicas femininas que a tradição suprimiu e não querem que a mãe de Jesus seja posta de lado como um constrangimento. Muitas teólogas e ordenadas hoje em dia são mães e sentem que já sabem muito sobre ela por causa das emoções universalmente válidas da maternidade. E elas encontram um amplo desenvolvimento disso nas histórias do evangelho.

 

Bonnie Miller-McLemore conta vividamente como a maternidade afetou sua resposta a Maria de Nazaré, ao considerar as duas passagens de Lucas em que Maria “pondera” e “valoriza” coisas que lhe foram ditas – o relato dos pastores e a resposta de Jesus quando é encontrado no Templo. “Nunca prestei muita atenção a essas passagens até que me tornei mãe”, diz ela, mas “com os filhos, as palavras ‘Maria guardava todas essas coisas em seu coração’ literalmente saltavam para fora da página”. Ela usa a palavra “ponderar” para descrever seus próprios pensamentos sobre os dilemas da maternidade, visto que ela foi “testada regularmente no fogo de momentos triviais, mas reveladores, de cuidar dos filhos”.

 

“Talvez eu tenha me sentido capaz de me identificar com Maria – embora parcialmente e de uma forma feminista protestante cuidadosamente contida”, ela pondera. “Francamente, há muito tempo fico maravilhada com a reflexão de Maria. Eu, por assim dizer, queria esta conversa com ela. Desejei, como acho que muitos no catolicismo também desejaram, que ela pudesse responder. Eu me perguntei se a experiência de Maria como mãe se assemelha, mesmo que remotamente, à minha”. Não vamos desvalorizar isso dizendo que Miller-McLemore está se atrapalhando com a prática de orar à Virgem. Digamos antes que ela ensina aos católicos que rezam à Virgem algo sobre por que sentem a necessidade de fazê-lo.

 

A teologia protestante materna feminista (se devemos chamá-la assim) está em curso e se desenvolvendo. Na edição de fevereiro de 2018 da revista Baptist Review and Expositor, Natalie Webb apontou que a palavra tradicionalmente traduzida como “humildade” no Magnificat, tapeinosis, na verdade significa “humilhação”, e ela o vincula ao movimento #MeToo de mulheres que denunciam agressões sexuais. A humilhação de Maria pode referir-se geralmente à sua posição social como uma jovem sob ocupação estrangeira, diz ela, mas é digno de nota que quando a palavra ocorre em conexão com mulheres na Septuaginta (a versão grega do Antigo Testamento), indica especificamente humilhação sexual como estupro. “A gravidez de Maria teria parecido para aqueles ao seu redor como o resultado desse tipo de humilhação”, ela reflete.

 

Os Estados Unidos não são o único lugar onde as mulheres protestantes estão redescobrindo Maria de Nazaré. Em 1987, uma declaração foi emitida por 32 mulheres cristãs de 16 países da região da Ásia e do Pacífico, reunidas em Cingapura (publicado em “Feminist Theology from the Third World: A Reader”, editado por Ursula King). Elas são severamente críticas tanto à forma como as igrejas protestantes ignoraram a mãe de Jesus quanto com a forma como a Igreja Católica a usou para manter as mulheres em seus lugares. “Na Igreja Católica, a exaltação de Maria foi usada para reforçar a opressão das mulheres, enquanto nas igrejas protestantes a rejeição de Maria oprimiu as mulheres”, escrevem eles.

 

Elas leem todos os textos marianos com novos olhos. Enquanto as interpretações tradicionais do nascimento virginal “emergiram do medo masculino da sexualidade feminina”, seu real significado, ao excluir o homem humano, é que “o fim do patriarcado é anunciado”. Na Visitação, é reconhecido o apoio e a solidariedade que as mulheres dão umas às outras, especialmente as mulheres mais velhas às mulheres mais jovens, por isso “é hora de reivindicarmos e celebrarmos a presença do Espírito nas mulheres idosas. Nós precisamos deles”.

 

O Magnificat de Maria anuncia “reviravoltas morais, sociais, políticas, econômicas e culturais”, portanto, “tendo a cantora do Magnificat como sua mãe, não devemos nos surpreender que as primeiras palavras de Jesus no relato de Lucas sobre seu ministério público tenham sido também um mandato para uma mudança radical. Previsivelmente, porém, a Igreja esqueceu que Maria é a primeira a anunciar essa mudança. Entender isso é básico para nossa resposta a tudo o mais sobre Maria. “Na verdade”, dizem elas, “é ela quem inspira e inicia o ministério de Jesus do início ao fim”. Por exemplo, “é ela quem leva seu filho a atender às necessidades de hospitalidade em Canaã”. Foi ela quem disse “seja feita a tua vontade” na Anunciação, e ensinou ao filho a mesma resposta, pois “estas também são as suas palavras no jardim do Getsêmani”. Elas afirmam que Maria é “uma mulher dos pobres” e “desafiam a mentira que a descreve como uma joia e vestida de maneira elaborada. Porque as boas novas do Magnificat são más notícias para os ricos, rejeitamos o sequestro de Maria por uma Igreja rica – para o consolo dos ricos”.

 

Goste-se ou não dessas ideias, precisamos reconhecer que a teologia das mulheres asiáticas está emergindo como “a erupção de um vulcão”, diz a coreana presbiteriana Chung Hyun Kyung em seu comovente livro “Struggle To Be the Sun Again”. Alguns ocidentais desejarão apenas reforçar as velhas posições arraigadas, seja do lado católico ou protestante, mas outros ouvirão o tom da descoberta e estarão prontos para ouvir novas ideias e forjar um futuro comum.

 

Neste ponto, devo fazer uma confissão talvez surpreendente. Adoro cantar a Salve Regina (“Salve Rainha”), a segunda oração mariana mais conhecida depois da Ave Maria (“Ave Maria”). Vou às missas propositalmente onde é cantada, geralmente missas latinas. O Salve incorpora algo da ideia da senhora régia, detestada pelas mulheres asiáticas, e promove muito do tipo de mariologia que me incomoda, aplicando a Maria de Nazaré epítetos que pertencem propriamente a Deus: “Mãe de misericórdia”, “A nossa vida, a nossa doçura e a nossa esperança” e a nossa “mais graciosa advogada” com “olhos misericordiosos”. Parece implicar que ela é mais misericordiosa do que Jesus, mais misericordiosa do que Deus.

 

 

 

Pode-se racionalizar dizendo que simplesmente achamos que ela é mais acessível porque é mulher, não que ela realmente seja mais compassiva. Mas ainda é uma acusação da pequenez de nossa imagem masculina de Deus. Nas palavras de Elizabeth A. Johnson, cujo livro “Truly Our Sister” é a contribuição católica mais importante para a mariologia até agora neste milênio, “Que Deus tenha seu próprio rosto materno. Que Miriam, a mulher galileia, reúna-se à comunidade dos discípulos”.

 

Por que, então, eu amo tanto o Salve? Não é apenas que eu ame a música – embora eu ame – nem é apenas que eu goste de latim – embora eu ame. Também tem a ver com sentir-se inserida na tradição secular da Igreja, parte de uma comunidade de crentes, parte da família de Deus – tudo o que ser católico significa em termos de comunhão dos santos. Mas como posso entender isso? Como, em resumo, posso me permitir desfrutar disso?

 

Uma experiência recente me levou a ver um possível novo significado na oração. Este ano minha filha se tornou mãe de um filho; e embora eu mesma tenha tido três filhos, agora estou observando esse relacionamento como um observador e vendo o vínculo entre eles. A confiança de meu neto em sua mãe, sua insistência na presença dela, seu senso de completude quando ela está lá, quase seu senso de propriedade dela – tudo isso me diz algo sobre como o bebê Jesus se sentia por sua mãe.

 

Para um menino, a mãe é de fato a fonte de misericórdia. Ela é de fato sua vida, sua doçura e sua esperança. Ela é realmente a rainha, aquela que não pode errar. Ela é a pessoa a quem ele se dirige quando está angustiado, com total confiança de que ela o fará melhor. Nas privações do exílio, Jesus teria se voltado para a mãe chorando, confiante de que ela o olharia com olhos de misericórdia e consertaria tudo novamente.

 

O título favorito de Jesus para si mesmo era “Filho da Humanidade” e ele nos representa (a tradução “Filho do Homem” agora é tão arcaica que chega a ser imprecisa, e para aqueles que suspeitariam de mim mudando as palavras de Jesus, gostaria de salientar que ele não falava inglês). Colocando-nos com Jesus em suas experiências, mesmo como uma criança pequena, podemos começar a sentir o respeito de sua mãe por ele. Por sua vez, podemos achar aceitável amá-la, depositar nossa confiança nela e pedir-lhe que nos ajude. O velho ditado “a Jesus por Maria” muda para “à Maria por Jesus”.

 

Se essa perspectiva for considerada compreensível para aqueles da nova teologia protestante materna feminista, isso poderia permitir-lhes trazer a bordo algo da riqueza de nossos séculos de arte devocional mariana, música e liturgia que lhes faltou por tanto tempo. Enquanto isso, para os católicos, chegou a hora de permitir que nossas irmãs protestantes nos ajudem a olhar para Maria de Nazaré com novos olhos. Longe de Maria ser alguém para dividir as Igrejas, diz a Declaração de Cingapura, “o Magnificat é o ponto de encontro para o ecumenismo, pois os cristãos se unem para trabalhar para libertar os pobres e todas as vítimas da injustiça”. Será a hora de os intérpretes celibatários de Maria de Nazaré ficarem em silêncio e aprenderem com as mulheres?

 

 

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