14 Mai 2020
Como nos últimos anos desde 2007, uma série de orações, vigílias e adorações foram organizadas em comunidades cristãs, em diferentes cidades, para relembrar as vítimas da homofobia e transfobia. Esses encontros orantes ocorrem devido ao Dia Internacional contra Homofobia, Bifobia, Intersexismo e Transfobia (IDAHOBIT, sigla em inglês), que ocorre anualmente no 17 de maio.
A organização dos encontros orantes deste ano começam com a escolha do versículo bíblico para as vigílias do IDAHOBIT, que serão realizadas em muitas cidades italianas e em toda a Europa. O versículo escolhido para a vigília deste ano foi Gálatas 3, 28: “Não há mais diferença entre judeu e grego, entre escravo e homem livre, entre homem e mulher, pois todos vocês são um só em Jesus Cristo”.
A informação é do Conselho Pastoral de Católicos e Católicas LGBT+ da Diocese de Westminster, 13-05-2020. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.
No entanto, quando a pandemia de covid-19 chegou, fazendo com que as cerimônias religiosas fossem suspensas, houve uma crescente percepção de que este ano as vigílias de oração por ocasião do IDAHOBIT não poderiam ser realizadas nas igrejas. Muitas igrejas pertencem a várias denominações, associações, grupos de Cristãos LGBT+, seus pais, e outras organizações preocupadas com integração e inclusão estão trabalhando para fazer iniciativas online no marco do IDAHOBIT. O foco dessas vigílias e encontros é perguntar a nós mesmos o que a mensagem do versículo escolhido tem a nos dizer hoje, com o qual Paulo urge para colocarmos fora os estereótipos e as divisões.
Se vocês entenderem italiano, podem ver o guia e diretrizes litúrgicas sobre o IDAHOBIT, escrito pela Comissão “Fé e Homossexualidade”, de Igrejas Batistas, Metodistas e Valdensianos na Itália (o documento original está disponível neste link). Outras iniciativas serão promovidas nos próximos dias com vídeos, testemunhos e infográficos que serão disseminados nas redes sociais para conscientizar mais sobre esse importante e urgente tema.
Se estamos com fome de Deus, podemos orar e receber a força de que precisamos. Se nos sentirmos oprimidos e assustados, podemos encontrar segurança no abraço de Deus. Não é inútil, nestes tempos sombrios. Nada pode nos separar do amor de Deus – essa é a esperança da ressurreição. Para participar ou descobrir mais sobre as iniciativas mencionadas acima, você pode visitar os seguintes sites Gionata ou In Veglia ou entre em contato conosco em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
17 de maio - Vigílias e orações pelo Dia Internacional contra Homofobia, Bifobia, Intersexismo e Transfobia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU