• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Nicarágua. Apoiadores de Ortega invadem funeral de Ernesto Cardenal e intimidam jornalistas

Mais Lidos

  • Prevost, o Papa 'peruano': missionário e político

    LER MAIS
  • Leão XIV: o grande desafio, a desocidentalização e a despatriarcalização da Igreja. Artigo de Leonardo Boff

    LER MAIS
  • “Para a Igreja, a nova questão social é a inteligência artificial”, segundo Leão XIV

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

05 Março 2020

Seguidores do Governo nicaraguense chamaram poeta, símbolo da Teologia da Libertação e um dos principais críticos do presidente, de traidor.

A reportagem é de Wilfredo Miranda, publicada por El País, 04-03-2020.

Simpatizantes do Governo nicaraguense de Daniel Ortega invadiram nesta terça-feira a missa de corpo presente do poeta Ernesto Cardenal, referência da poesia ibero-americana e figura-chave da Teologia da Libertação, na Catedral Metropolitana de Manágua. Mais de uma centena de mulheres e homens uniformizados com lenços vermelhos e pretos (as cores da Frente Sandinista) chamaram o morto e quem o acompanhou de “traidores” e depois intimidaram personalidades como a escritora Gioconda Belli, além de agredirem cinco jornalistas que cobriam a celebração.

Foi uma jornada tensa na catedral. Os simpatizantes de Ortega —conhecidos popularmente como turbas— chegaram ao templo antes do caixão. Quando o corpo de Cardenal entrou, as turbas gritaram lemas: “Queremos a paz” e “Não conseguiram nem conseguirão”. Esta última é uma referência aos cidadãos e opositores que protagonizaram os protestos sociais de 2018, a quem o regime acusa de uma intentona golpista frustrada.

Em meio à missa de corpo presente, o maquinário do Governo noticiava em seus meios de comunicação: “Nicaraguenses prestam homenagem ao poeta e sacerdote Ernesto Cardenal”. Um exemplo claro da dissociação entre o discurso oficial e os fatos. A propaganda mostrava uma foto das turbas uniformizadas com o lenço, supostamente prontas para assistirem à missa “por admiração ao exemplo” do sacerdote.

Entretanto, dentro da catedral os seguidores do Governo atacavam as personalidades e os cidadãos vestidos de azul e branco, as cores da oposição, que levavam cartazes com a figura de Cardenal com um de seus versos: “Pensem nos que morreram”. “Que viva Daniel Ortega”, gritou um simpatizante do presidente ao núncio apostólico Waldemar Stanislaw Sommertag, quando o diplomata tentava acalmar os ânimos.

O poeta Ernesto Cardenal morreu no domingo, aos 95 anos, de causas naturais associadas à idade avançada. Era um dos críticos mais duros do atual Governo de Ortega — de quem foi apoiador no período da Revolução Sandinista —, razão pela qual o regime orquestrou uma perseguição política contra si durante os últimos anos. Entretanto, após sua morte a presidência decretou luto nacional por três dias, e a própria vice-presidenta Rosario Murillo deixou de lado as desavenças recentes e elogiou Cardenal na segunda-feira. Mas o fato é que o funeral do poeta foi conturbado. Primeiro, a polícia militarizou o local do velório, por medo de protestos populares, e nesta terça-feira os simpatizantes governamentais diziam na Catedral que “Ernesto Cardenal é cultura, mas era um traidor”.

Surras e insultos

Em meio aos tumultos, o corpo do poeta era protegido por familiares e amigos próximos, como a escritora Gioconda Belli. “Claro que temos medo de que profanem o caixão”, lamentou Belli. Luz Marina Acosta, assessora pessoal de Cardenal, lamentou a invasão das turbas durante a cerimônia. “Não deveriam estar gritando barbaridades contra Ernesto. Ele já descansa em paz. Como era religioso, por isso o trouxemos para a missa. Eu esperava que só viria gente que ama Ernesto Cardenal, que é muita, mas mandaram toda esta gente. Esta gente não é espontânea. Já sabemos quem a mandou”, disse Acosta, em referência ao Governo.

Ao final da missa, diante do aumento da tensão, os familiares decidiram retirar o caixão o mais rapidamente possível. Não puderam fazê-lo pela porta principal, e sim por uma lateral da catedral, sob gritos das turbas. Logo depois da retirada do caixão em um carro funerário, os simpatizantes do governo e jornalistas de veículos pró-Ortega intimidaram Gioconda Belli e outros presentes.

Cinco jornalistas foram agredidos, entre eles repórteres do La Prensa e outros sites noticiosos. O mais afetado foi o jornalista Hans Lawrence, da publicação Nicaragua Investiga. Ele tentou se proteger na casa eclesiástica da catedral, mas os simpatizantes do governo arrombaram os portões e continuaram a surrá-lo. Lawrence foi levado a um hospital de Manágua vomitando sangue, mas os médicos conseguiram estabilizá-lo.

No sábado, as cinzas do poeta serão levadas ao arquipélago de Solentiname, no lago Cocibolca, na comunidade que ele fundou junto a seus “filhos espirituais” que caíram na luta contra a ditadura de Somoza.

Legado ético e poético

Os presentes ao velório, entre os que se encontravam o embaixador da União Europeia em Manágua, Pelayo Castro, destacaram o legado poético e ético de Cardenal, assim como sua lavra literária. O sacerdote é considerado uma referência da poesia em espanhol e um farol moral da Nicarágua, pois desde os seus dias como revolucionário e até sua morte manteve-se irredutível em seus princípios contra as ditaduras no país e em seu afinco em promover a justiça social.

“O padre Cardenal é um baluarte da luta pela democracia. Em seus poemas podem se ver as denúncias contra as arbitrariedades cometidas pelo regime”, definiu o ex-ministro de Educação Carlos Tunnermann. “É uma poesia muito acessível, que toma como temas a história de seu país e a luta dos indígenas. E depois dirige sua poesia ao universo. Leva poesia à ciência. Faz da ciência poesia. Nesta noite, quando levantarmos nossa cabeça para o firmamento, veremos uma estrela nova. Será a alma de Ernesto Cardenal que já se reintegrou ao universo e ao criador.”

Leia mais

  • Nicarágua. Gritos e violência na Catedral de Manágua no funeral de pe. Ernesto Cardenal
  • Ernesto Cardenal e sua trajetória pelo Cosmos (1925-2020): poesia, mística, revolução e libertação
  • A cultura nicaraguense se despede de Cardenal e critica o “cinismo” de Daniel Ortega
  • Ernesto Cardenal, poeta do universo. Depoimento de Gioconda Belli
  • Nicarágua. Políticos, partidos e OEA estão em dívida com o povo, cobram os bispos
  • A mística de Ernesto Cardenal: um poeta-profeta. Vídeo com Faustino Teixeira
  • Ernesto Cardenal. Morreu um dos grandes poetas místicos da humanidade
  • Na casa de Ernesto Cardenal, o poeta sandinista perdoado pelo Papa
  • Nicarágua. “Exigir democracia não é extremismo”, afirma Ernesto Cardenal
  • Nicarágua. “Não há liberdade para que eu diga algo, estamos em uma ditadura”, afirma Ernesto Cardenal
  • Nicarágua. “Queremos que Ortega deixe o governo”, afirma Ernesto Cardenal
  • Ernesto Cardenal e sua voz profética. Artigo de Sergio Ramírez
  • Ernesto Cardenal: “Deus dorme comigo na rede”
  • Ernesto Cardenal agradece ao Papa Francisco o perdão e está pronto para ir para casa
  • Um epigrama de amor de Ernesto Cardenal musicalizado por Luis Pastor González
  • Oração por Ernesto Cardenal, uma homenagem à sua poesia
  • A última primeira missa de Ernesto Cardenal
  • Ernesto Cardenal. Não é um filho pródigo da Igreja
  • Papa Francisco revoga permanentemente todas as sanções canônicas contra o padre e poeta Ernesto Cardenal

Notícias relacionadas

  • Operação Gutiérrez

    O "pai nobre" da Teologia da Libertação foi valorizado por ocasião de uma apresentação oficial do livro do Papa Ratzinger sob[...]

    LER MAIS
  • “A teologia do povo na Argentina: tudo começou em Petrópolis”. Artigo de Juan Carlos Scannone

    LER MAIS
  • Esticadores de Horizontes: Empoderamento pela espiritualidade (IHU/Adital)

    Em áreas mais propícias à ocorrência de violências e vulnerabilidade social, a exemplo do Lagamar, em Fortaleza, grupos que r[...]

    LER MAIS
  • O cardeal Brenes desmente que esteja se aproximando do Governo da Nicarágua

    O arcebispo de Manágua, cardeal Leopoldo Brenes Solórzano desmentiu em declarações divulgadas por diversos canais de televisã[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados