31 Outubro 2020
A vida em meio à pandemia tem deixado até mesmo as pessoas mais calmas e serenas com pelo menos alguma experiência de ansiedade, depressão ou medo. Para aqueles que lutam com algum problema de saúde mental mais sério ou crônico, a pandemia é uma perfeita tempestade, precariedade econômica, atenção renovada para a injustiça racial e um clima político ainda mais polarizado aumenta o sofrimento que é frequentemente ignorado por conta de um estigma social.
A reportagem é de Daniel Horan, publicada por National Catholic Reporter, 28-10-2020. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.
Poucos líderes católicos ou figuras públicas nos Estados Unidos estão falando sobre os custos que as circunstâncias de 2020 têm colocado sobre a saúde mental de milhões de pessoas.
Enquanto a hierarquia católica estadunidense continua a perder sua autoridade moral no cenário público com o crescimento limitado e cada vez mais partidarizado dos seus interesses, outras conferências de bispos ao redor do mundo estão dando passos importantes em direção ao que o Vaticano II chamou de “pesares e ansiedades” do povo em suas comunidades. Um grande exemplo disso é o recente documento da Conferência dos Bispos Católicos da Austrália intitulado “Viver a vida por completo: Saúde mental na Austrália hoje”, publicado em agosto, como foco da declaração anual de justiça social.
Através deste documento, os bispos incluem narrativas em primeira pessoa daqueles que sofrem de variadas formas de doenças mentais, como também de agentes pastorais que ajudam as pessoas a enfrentar os problemas de saúde mental.
Esse é o caso de uma mulher identificada como Barbara, quem diz: “a depressão foi como estar em um buraco negro e não ter como sair. Um sentimento de completa desesperança. Não era possível fazer nada, não conseguia pensar claramente. Um sentimento terrível de solidão, que é diferente de se sentir sozinha”.
O documento também envolve o melhor da pesquisa médica e científica, bem como a tradição teológica e pastoral católica. Raramente, no contexto americano, vemos a conferência dos bispos dos EUA se envolver com a comunidade científica ou médica diretamente, muito menos de uma forma humilde que expressa a real necessidade da Igreja de aprender com especialistas profissionais.
Os bispos australianos também fazem um grande esforço para deixar claro que “a doença mental não é uma falha moral, o resultado de uma falta de fé ou de vontade fraca”, acrescentando: “O próprio Jesus foi rotulado de louco (Marcos 3, 21; João 10, 19) e, como nós, ele sofreu sofrimento psicológico (Lucas 22, 44; Mateus 26, 37; Marcos 14, 33; João 12, 27)”.
A franqueza, a honestidade e a humildade do documento dão um importante contributo para ao fim do estigma da doença mental e modelos para os católicos – e todas as pessoas de boa vontade – uma forma de discutir, partilhar e responder às necessidades dos doentes sem vergonha. O significado disso não pode ser subestimado.
Como afirma o arcebispo de Brisbane, Mark Coleridge, segundo o documento: “Pessoas com problemas de saúde mental não são ‘outras’ pessoas, são ‘nós’”.
Os bispos australianos também demonstraram que a solicitação de feedback dos jovens adultos em 2017 antes do Sínodo dos Bispos de 2018 não foi em vão. Os bispos realmente ouviram os jovens e publicaram seu próprio relatório resumindo os resultados! O documento de saúde mental começa com a experiência e sabedoria desses jovens australianos, observando que eles expressaram “primeiro a saúde mental, seguida de escola ou estudo, drogas e álcool e imagem corporal como os principais problemas que os jovens enfrentam hoje”.
Baseia-se no feedback dos jovens adultos, observando outras populações que também sofrem, incluindo idosos, famílias lutando com o divórcio, problemas de gravidez ou violência doméstica e outras comunidades historicamente privadas de direitos, como refugiados, requerentes de asilo e os aborígenes e as comunidades do Estreito de Torres.
Os bispos australianos observam a história nacional das políticas governamentais que tornaram o acesso aos cuidados de saúde mental menos disponíveis, chamando corretamente essa tendência de questão de justiça e questão de vida. Além disso, eles citam fatores de intersecção que agravam o sofrimento da saúde mental, como instabilidade econômica e a crescente “economia gig”, falta de moradia, encarceramento, mudança climática e, de forma mais aguda, a nova pandemia de coronavírus, entre outros.
Finalmente, dois meses antes do papa Francisco lançar sua encíclica Fratelli Tutti, que desafia a igreja e o mundo a abraçar um maior senso de nosso parentesco e interdependência inerentes, os bispos australianos neste documento pediram maior solidariedade, apoio e amor uns pelos outros.
Ao contrário de muitas das declarações bem-intencionadas ao longo das décadas por bispos ou outros líderes da Igreja que inevitavelmente recorrem à linguagem “nós” e “eles” para descrever o que “precisamos fazer” para “ajudá-los”, os bispos australianos repetem de forma abrangente nesse texto “nós estamos todos juntos nisto”.
A impressão do documento dos bispos australianos coloca em grande destaque aqueles que têm sido particularmente silenciados sobre o assunto. Isso é especialmente evidente na ausência de liderança desta questão na Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos.
Uma olhada na página “Recursos” no site da conferência dos bispos mostra que, entre os cerca de 100 categorias de “tópicos” oferecidos, mais de 25 estão diretamente relacionados à questão do aborto, enquanto um impressionante zero de tópicos é dedicado a abordar a importante questão da saúde mental.
Pesquisas no site dos bispos dos Estados Unidos revelaram pouquíssimas referências a questões de saúde mental (além de alegações duvidosas sobre as consequências deletérias do aborto para a saúde mental), e que geralmente vêm de postagens de blog da equipe da conferência (por exemplo, por Kimberly Baker em 2018 sobre “Amando Pessoas com Preocupações com a Saúde Mental”) ou contribuições de convidados (por exemplo, o psicólogo Robert Wicks em 2020 sobre “Crescimento Pós-Traumático e a Espiritualidade do Sofrimento”). No entanto, nenhum bispo ou grupo de bispos foi autor de tal texto em nome da conferência dos bispos dos EUA.
Para ter certeza, há alguns casos de bispos locais ou grupos de bispos em todo o estado abordando a questão da saúde mental em sua própria diocese ou região. Esse foi o caso na diocese de Orange, Califórnia, onde dom Kevin Vann demonstrou liderança nesta área.
Pode-se também olhar para a declaração de 2018 “Esperança e Cura” dos bispos da Califórnia ou a declaração de 2014 “Pois Estou Solitário e Aflito” dos bispos de Nova York. E algumas paróquias e dioceses em todo o país formaram pastorais de saúde mental.
Mas como um corpo coletivo de bispos definindo uma agenda nacional para a Igreja, a conferência mostrou claramente suas prioridades, e a saúde mental do povo estadunidense não está entre elas.
Um compromisso genuinamente pró-vida tem o dever de levar em conta as necessidades físicas, psicológicas, emocionais e espiritual de todas as pessoas. Enquanto alguns bispos dos EUA estão ocupados distorcendo o autêntico ensino católico sobre a primazia da consciência e da verdade de nossa consistente ética da vida para promover motivações políticas de agenda monotemática, muitas mulheres, homens e crianças estão sofrendo em suas lutas por saúde mental – frequentemente silenciados e invisibilizados – em nosso meio.
O documento dos bispos australianos conclui: “Somos chamados a restaurar o corpo de Cristo, fazendo da saúde mental uma prioridade fundamental, reconhecendo e incluindo as pessoas que vivem com problemas de saúde mental em nossa comunhão e no coração da sociedade australiana”.
Esta última linha do documento é um bom objetivo não apenas para a igreja na Austrália, mas também algo que a conferência dos bispos dos EUA deve intencionalmente abraçar como uma prioridade chave para a igreja nos Estados Unidos.
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Bispos australianos estão certos sobre a saúde mental - Instituto Humanitas Unisinos - IHU