• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Fé e dúvida. Artigo de Fulvio Ferrario

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

05 Outubro 2020

A ideia do crer como convicção de possuir um conjunto de certezas inabaláveis sobre este mundo e o outro une os piores fundamentalismos e uma crítica antirreligiosa.

A opinião é de Fulvio Ferrario, teólogo italiano e decano da Faculdade de Teologia Valdense de Roma, em artigo publicado na revista Confronti, de outubro de 2020. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Eis o artigo.

“A minha relação com a fé? Nunca entendi o que é. Sempre me pareceu uma coisa engraçada. (...) Não entendo a insistência na ‘fé’ que caracteriza o cristianismo moderno. Por que deveria haver algo de positivo em renunciar a ter dúvidas saudáveis? Por que deveria haver algo de positivo em renunciar à incerteza? Parece-me que insistir na fé valoriza atitudes espirituais que não nos fazem bem, como se uma religião quisesse se defender” (Carlo Rovelli, caderno La Lettura, jornal Corriere della Sera, 23-08-2020, p. 5).

Querendo, um cristão ou uma cristã poderia reagir a essas palavras em chave autocrítica: que ideia de cristianismo estivemos comunicando, para tornar possível um mal-entendido tão grosseiro? Ou algum vetero-protestante poderia sacudir a poeira do mais clássico armamentário anticatólico: tudo culpa do autoritarismo dos padres e do dogma da infalibilidade.

Querendo, seria possível afirmar isso. Mas eu acho que não quero. A verdade é que o Prof. Rovelli elogia a dúvida, mas sequer se deixa tocar pela hipótese de que a sua caracterização da fé cristã é insuficiente, ou seja, não capta a realidade. A questão, infelizmente, vai além do nível de informação religiosa do grande físico teórico: ela diz respeito a uma atitude cultural.

Se eu dissesse ao Prof. Rovelli que todas as suas interrogações sobre a relatividade é uma “descoberta da água quente”, pois o meu avô já sabia que “tudo é relativo”, eu presumo que ele consideraria inadequada a minha apresentação da herança einsteiniana e talvez, apesar da sua personalidade cortês, consideraria oportuno me convidar a uma informação melhor, ou a falar de outra coisa, ou até mesmo a ambas as coisas.

Pois bem, na minha opinião, a opinião de Rovelli sobre a fé cristã, particularmente na sua relação com a dúvida, não é mais acurada do que a interpretação de Einstein à luz do pensamento do meu avô.

Naturalmente, Rovelli ou qualquer outra pessoa pode facilmente identificar expressões fanáticas da fé, cristã ou não: a mãe dos tolos está sempre grávida e dá à luz crentes e ateus, indiferentemente.

A realidade histórica do cristianismo, no entanto, legitima a dúvida (justamente) sobre se aqueles que creem se interrogam profundamente sobre a própria fé, se esta última não inibe absolutamente o pensamento crítico, mas o estimula, se a reflexão ateia é levada muito seriamente em consideração nas igrejas, e se livros como os de Rovelli fazem parte da biblioteca de uma pessoa cristã do século XXI culturalmente interessada.

A ideia do crer como convicção de possuir um conjunto de certezas inabaláveis sobre este mundo e o outro une os piores fundamentalismos e uma crítica antirreligiosa do tipo daquela aqui apresentado.

No atual clima cultural, porém, uma pessoa, ainda mais se cientista, pode afirmar em matéria religiosa aquilo que quiser, sem perceber o dever de se confrontar com a realidade: neste caso, com aquilo que quem professa a fé cristã afirma sobre aquilo que crê.

Não se pode intervir no debate cultural sem se ter ideia de quem foi Stephen Hawking, enquanto é muito possível se pronunciar sobre a fé sem associar nada ao nome, sei lá, de Dietrich Bonhoeffer ou ao de Hans Küng (sempre a respeito de fé e dúvida).

O resultado é uma banalização da experiência cristã que beira o insulto, ainda mais grave por ser, diretamente ou não, legitimado pelo prestígio da ciência e dos seus representantes. Trata-se de um fenômeno de larga escala: a cultura crítica, que tem no pensamento científico a sua ponta de lança, tende a deslegitimar a consistência cultural da experiência cristã; por outro lado, os setores religiosos (e, paradoxalmente, mas não muito, também “seculares”) mais reacionários cultivam um fundamentalismo indecente do ponto de vista cultural e perigoso em nível sociopolítico.

Aqueles que ousam pensar como crentes e creem pensando são marginalizados tanto por uns quanto por outros.

Naturalmente, não serão denúncias como as deste que escreve que mudarão uma situação consolidada: simplesmente, é bom que ela seja reconhecida, nas igrejas e fora delas.

Leia mais

  • Tomado pela fixação por Jesus. Entrevista com Fulvio Ferrario
  • Einstein, Hawking, Ratzinger: ciência e religião
  • ''Ciência e fé devem permanecer separadas.'' Entrevista com Carlo Rovelli
  • "Quando se tem fé, estudar o universo com a ciência é um ato de oração", afirma jesuíta astrônomo
  • A tensão entre a ciência e a religião: Uma disputa pela verdade ou pelo poder? Entrevista especial com Ricardo Rabenschlag
  • ''Fé e ciência, juntas, oferecem um quadro mais completo da criação''. Artigo de Guy Consolmagno
  • Do Big Bang à expansão infinita: início explosivo e fim silencioso. A ciência de Georges Lemaître
  • Perguntas sobre a fé. A força de Hawking, o cientista que venceu a deficiência
  • Stephen Hawking: o padre George Lemaitre é o pai da teoria do Big Bang
  • Fé e ciência: o conflito continua
  • A grande beleza do Universo em expansão e a Teoria da Relatividade de Einstein. Entrevista especial com Carlo Rovelli
  • Fé e ciência: o diálogo é possível. E agora, como dialogar?

Notícias relacionadas

  • Martini: cardeal de três cidades. Artigo de Gianfranco Ravasi

    O grande mérito do ensino e da obra do cardeal Carlo Maria Martini está precisamente em ter se assentado nas encruzilhadas da [...]

    LER MAIS
  • O combate à Aids na África e o papel das religiosas

    Depois de uma longa carreira na academia, a maioria dos estudiosos esperam por uma aposentadoria livre das demandas do ensino, da [...]

    LER MAIS
  • “A experiência do espírito vai muito além das distinções espaço-temporais e de gênero”. Entrevista especial com Marco Vannini

    Para se entender a mística, é preciso partir da antropologia clássica e cristã: “Não bipartida em corpo e alma, mas tripart[...]

    LER MAIS
  • Igreja e internet: uma relação de amor e ódio. Entrevista especial com Moisés Sbardelotto

    Embora a Igreja tenha mantido uma relação de amor e ódio com os meios de comunicação e, em especial, com as mídias digitais,[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados