21 Setembro 2020
O governo da Tailândia adotou medida inédita e curiosa para quem deixa um rastro de rejeitos jogados pelo Parque Nacional de Khao Yai, localizado a 180 Km da capital Bangkok: o lixo é recolhido e enviado ao infrator por correio. Nas redes sociais, o ministro do Meio Ambiente Varawut Silpa-archa, 47 anos, alertou que “deixar lixo no parque é crime” e o infrator pode, inclusive, ser preso e multado.
A reportagem é de Edelberto Behs, jornalista.
Antes de ingressarem no parque, visitantes são identificados e deixam registrado os seus endereços. O ministro divulgou imagens de garrafas, embalagens e copos abandonados no local sendo embalados. A caixa contendo o lixo devolvido ao seu dono vai acompanhada de mensagem: “Você esqueceu essas coisas”.
Silpa-archa argumentou que o parque tem lixeiras suficientes espalhadas em sua área para serem usadas. “Nunca pensamos que eles (visitantes) deixariam tanto entulho”, afirmou.
Constituído em 1962, o Parque de Khao Yai, Patrimônio da Humanidade pela Unesco, está localizado nas montanhas Panom Dongrak e apresenta uma fauna diversificada, incluindo aves, elefantes, macacos, búfalos, veados, porcos-espinhos, ursos, lontras, chacais e outros animais. Anualmente, o parque recebe 1,5 milhão de visitantes.