• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

As CEBs e os modos de fazer teologia e comunicação

Foto: Luis Miguel Modino

Mais Lidos

  • Uma breve oração pelos mortos no massacre no Rio de Janeiro: “Nossa Senhora da minha escuridão, que me perdoe por gostar dos des-heróis”

    LER MAIS
  • “É muito normal ouvir que Jesus está para voltar. Mas quem está no púlpito dizendo que Jesus está para voltar está fazendo aplicações em ações ou investimentos futuros, porque nem ele mesmo acredita que Jesus está para voltar”, afirma o historiador

    Reflexão para o Dia dos Mortos: “Num mundo onde a experiência fundamentalista ensina o fiel a olhar o outro como inimigo, tudo se torna bestial”. Entrevista especial com André Chevitarese

    LER MAIS
  • De Rosalía a Hakuna, por que a imagem cristã retornou à música? Artigo de Clara Nuño

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    30º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Deus tem misericórdia e ampara os humildes

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

12 Março 2020

Numa sociedade em que o imediato foi imposto como determinante, os processos e trajetórias devem ser vistos como aquilo que ajuda a avançar. As comunidades eclesiais de base, que se encontram em Guayaquil em seu XI Encontro Continental, são chamadas a ser fermento na massa, que não deve ser medido por sua quantidade, mas por sua qualidade.

A reportagem é de Luis Miguel Modino.

As palavras de José Marins, que há décadas acompanha e assessora a vida das CEBs na América Latina, nos ajudam a entender que as comunidades de base têm seu fundamento na realidade em que vivemos, caminhando entre as pessoas. Conforme definido pela Igreja do continente, as CEBs são o primeiro nível da Igreja, tornando o Povo de Deus sujeito, pessoas comuns, batizados que se unem em sua meta, diz Marins. O teólogo brasileiro destaca a importância do sensus fidei, de entender que não existe uma única pessoa no mundo que não seja visitada e trabalhada pelo Espírito, que sempre chega antes do missionário, que deve se fazer presente para tentar interpretar o trabalho anterior do Espírito.

Na América Latina, a narrativa foi assumida como um método teológico, na tentativa de "ressoar a desafiadora beleza da fé de nossas comunidades", segundo Francisco Bosch, um jovem teólogo argentino leigo. Esse modo de fazer teologia tem como elemento fundamental a fé do povo, que é uma experiência profunda e transformadora, que nos leva a entender que o clamor não é a última palavra, que é preciso ouvi-los e confrontá-los. Por esse motivo, a teologia narrativa visa entender o que alimenta a comunidade.

Esse método busca novas linguagens, baseadas em diferentes narrativas em cada local, que refletem a vida dos povos. São as linguagens do corpo, a música, a câmera e a história, que se tornam formas de narrar diferentes sensibilidades, as histórias de fé que nos constituem. Isso se traduz em experiências, como a de Cristobal, que faz parte de uma cooperativa na Nicarágua, nascida no contexto da ditadura de Somoza e que se perpetuou como uma experiência das comunidades eclesiais de base, como instrumentos que ajudavam o povo ressurgir e se organizar. Uma realidade também presente na vida de Gilberto, um guatemalteco que foi preso e com a ajuda de um missionário italiano, aprendeu com a Bíblia a conhecer Jesus, a se envolver com sua comunidade e na luta sindical, baseada na Eucaristia, a Palavra de Deus e confiar nEle. São exemplos de tantas experiências vividas no continente, algumas das quais foram compartilhadas pelos participantes do encontro.

O XI Encontro Continental de CEBs também foi um momento para refletir sobre estratégias de comunicação social em um mundo que nos isola e nos coloca em dinâmicas que nos tornam passivos, segundo Margot Aguilar Rivero. Hoje em dia toda linguagem se torna universal, o que deve levar o pequeno e local ao universal, sabendo que somos responsáveis pelo impacto que geramos. Nas comunidades eclesiais de base, a transformação da realidade é sempre um desafio, que deve levar ao conhecimento do que está acontecendo e à capacidade de responder. Ao mesmo tempo, no campo da informação, é necessário que o mundo saiba o que são as CEBs.

Foto: Luis Miguel Modino

Em qualquer nível de comunicação, seja no nível local de uma comunidade ou em todo o continente, é necessário considerar qual é o objetivo, a finalidade e o propósito. É necessário transmitir mensagens claras que conseguem informar, influenciar, inspirar, impactar e influenciar. As CEBs são chamados a agir, estabelecer alianças, captar atenção, motivar, identificar e ganhar confiança.

Margot Aguilar afirmou que hoje a mídia mudou, existem muitos canais de comunicação para que o que foi trabalhado em um encontro alcance muitas pessoas. Mas, ao mesmo tempo, é necessário discernir criticamente o uso de redes sociais, dos canais e da mídia. Temos canais diferentes, pessoais e massivos, off-line e on-line, que devem levar nos perguntarmos o que a gente deseja alcançar com as estratégias de comunicação, o que queremos comunicar, por que, para quê e com quem queremos nos comunicar. Tudo em vista da melhoria de estratégias que ajudem a comunicar a vida que nasce nas comunidades.

Leia mais

  • “As CEBs devem estar comprometidas com o modelo sinodal”, afirma Manoel Godoy no XI Encontro Continental
  • CEBs, um chamado “para ser a pequena Igreja de Jesus, para estar lá onde os povos arriscam suas vidas”
  • Jovens das CEBs: sonhadores com o Reino e comprometidos com o cuidado da Casa Comum
  • As CEBs e as “Comunidades Missionárias”
  • D. Moacyr Grechi e o seu amor e incentivo às CEBs
  • Scholas Ocurrentes: projeto político pedagógico de Francisco que atualiza as CEBs
  • O desafio das CEBs é alimentar uma “espiritualidade terrenal”. Entrevista especial com Pedro Ribeiro de Oliveira
  • XIV Intereclesial das CEBs: oxigênio para a caminhada profética
  • CEBs: uma Igreja mais viva do que nunca
  • CEBs. Laboratório da Uel faz pesquisa sobre perfil e percepções de participantes do Intereclesial
  • CEBs. Julgar Bíblico-Teológico marca terceiro dia do Intereclesial
  • “O Intereclesial mostra a atualidade e a vitalidade das CEBs na vida da Igreja”, afirma presidente da CNBB
  • "A vocação das CEBs é ser proféticas". Entrevista com Dom Geremias Steinmetz

Notícias relacionadas

  • Operação Gutiérrez

    O "pai nobre" da Teologia da Libertação foi valorizado por ocasião de uma apresentação oficial do livro do Papa Ratzinger sob[...]

    LER MAIS
  • Um estilo evangelizador: o horizonte eclesial da Evangelii gaudium

    A “forma” da Evangelii gaudium está muito embebida em um ponto extremamente relevante da sua “substância” comunicativa: [...]

    LER MAIS
  • Pobreza da e na Igreja: o Concílio hoje

    Às vezes, entre o noticiário cotidiano e um livro de história, criam-se conexões altamente significativas. Isso aconteceu comi[...]

    LER MAIS
  • Pluralismo religioso: desafio para a teologia do século XXI

    "A teologia do século XXI encontra-se diante de um desafio fundamental que pode ser traduzido como a acolhida do pluralismo relig[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados