Brasil mostra descaso em questões ambientais

Planeta Terra. Crédito: Pixabay

Mais Lidos

  • Alessandra Korap (1985), mais conhecida como Alessandra Munduruku, a mais influente ativista indígena do Brasil, reclama da falta de disposição do presidente brasileiro Lula da Silva em ouvir.

    “O avanço do capitalismo está nos matando”. Entrevista com Alessandra Munduruku, liderança indígena por trás dos protestos na COP30

    LER MAIS
  • Dilexi Te: a crise da autorreferencialidade da Igreja e a opção pelos pobres. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

09 Janeiro 2020

Esgotamento de recursos e falta de políticas públicas para contenção indicam perda de interesse do governo em questões ambientais.

A reportagem é de Carolina Fioratti, publicada por Rádio USP, 07-01-2020.

Vivemos em uma época em que os recursos naturais estão cada vez mais escassos. Apesar de parecer ilimitado, o uso indevido do petróleo, carvão e água, por exemplo, coloca o ser humano em risco de não poder contar com tais recursos no futuro.

Wagner Costa Ribeiro, professor do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, comenta sobre o cenário atual e reforça a peculiaridade da água, que muitas vezes não está disponível junto ao consumidor apesar de sua grande quantidade.

O pesquisador explica que o Brasil não está pensando em políticas públicas para conter o problema. O governo mostra um descaso com a questão, já que está havendo um desmonte de toda a legislação e fiscalização ambiental. O Brasil tem mais de 46 mil m³ por habitante/ano de água distribuídos de forma inadequada.

O professor fala que, para reverter o cenário, deve-se rediscutir o uso de recursos naturais do Brasil e ampliar fundamentalmente a participação da sociedade no caso. O país já teve diversos conselhos para discutir a questão ambiental, porém, esses estão se esvaziando na atual gestão, o que mostra falta de interesse do governo em ouvir sobre o tema, mostrando um caráter autoritário.

Ouça na íntegra aqui.

 

Leia mais