Dez filmes para compreender o Brasil do agronegócio

Mais Lidos

  • “O sínodo é como uma atualização do Vaticano II para o terceiro milênio”. Entrevista com Massimo Faggioli

    LER MAIS
  • Vattimo, Cristianismo, a verdade. Artigo de Flavio Lazzarin

    LER MAIS
  • Os de cima vêm com tudo. Artigo de Raúl Zibechi

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

30 Mai 2019

Selecionamos um lista de vídeos para você entender sistema de dominação do agronegócio

A reportagem foi publicada por Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST, 22-05-2019.

”Agro é Tec”, “Agro é Pop”, “Agro é Tudo”. Será? Desmatamento, trabalho escravo, latifúndios, agrotóxicos, commodities, bancada da bala. Estas são apenas algumas das ferramentas que o agronegócio utiliza para criar uma verdadeira rede de exploração do meio ambiente e da vida humana. Você conhece este sistema?

Os vídeos que sugerimos a seguir segue como um pequeno guia para você entender melhor como estes assunto está presente desde o café da manhã até a água antes de dormir.

Confira:

1. O Mundo Segundo a Monsanto (França/Canadá /Alemanha/2007)

Documentário dirigido pela francesa Marie-Monique que aborda como uma grande empresa consegue enganar a população mundial, através da mídia e da corrupção dos governos, inserindo seus produtos tóxicos no mercado alimentício

 

2. O Veneno está na Mesa - parte I e parte II (Brasil/2014)

Dois filmes que vem mostrar como estamos nos alimentando mal por conta de um modelo agrário baseado no agronegócio. O perigo é tanto para os trabalhadores, que manipulam os venenos, quanto para toda a população do campo e das cidades, que consomem os produtos agrícolas com agrotóxicos. Série de documentários dirigidos por Sílvio Tendler.

Parte 1

Parte 2

 

3. Rompendo o silêncio (Brasil/2006)

No primeiro semestre de 2006, mulheres ligadas ao MST e à Via Campesina, movimento camponês mundial, ocuparam a fazenda da Aracruz Celulose no Rio Grande do Sul, destruíram suas plantações de eucalipto, laboratórios e milhares de mudas. O filme é uma realização do MST, FASE e Rede Alerta Contra o Deserto Verde.

 
4. Food Inc. (EUA/2009)

Documentário dirigido por Robert Kenner aborda a questão de como a cultura do fast-food gerou a concentração da produção agrícola, que dominada pelo corporativismo e faz uma crítica a esse sistema, que em busca do aumento da produtividade e do lucro.

 

5. Cabra marcado para morrer (Brasil/1984)

O filme dirigido por Eduardo Coutinho retrata a morte de João Pedro Teixeira, líder da Liga Camponesa de Sapé na Paraíba, e as consequências da perseguição política na vida das pessoas que estavam presentes nas primeiras gravações do filme. Em novembro de 2015, o longa entrou na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

 

6. A Carne é Fraca (Brasil/2015)

Dirigido por Denise Gonçalves, o documentário trata dos impactos que o consumo de carne traz. As consequências ambientais, sociais e econômicas.

 

7. A Lei da Água (Brasil/2015)

O documentário dirigido por André D’Élia mostra como a lei impacta diretamente a floresta e, assim, a água, o ar, a fertilidade do solo, a produção de alimentos e a vida de cada cidadão. A obra baseia-se em pesquisa e 37 entrevistas com ambientalistas, ruralistas, cientistas e agricultores.

 

8. A Sombra de um Delírio Verde (Argentina/Brasil/Bélgica/2012)

Em meio ao delírio da febre do ouro verde (como é chamada a cana-de-açúcar), as lideranças indígenas Guarani Kaiowá enfrentam o poder que se impõe muitas vezes encontram como destino a morte encomendada por fazendeiros. Documentário dirigido por An Baccaert, Cristiano Navarro e Nicolas Muñoz.


9. Combustível ou comestível (Brasil/2015)

Documentário dirigido por Ludmila Ferolla e Giuseppe Bizzarri sobre a produção do etanol, com entrevistas de Roberto Ardenghy, Superintendente da Agência Nacional de Petróleo (ANP); Carlos Lessa, economista, ex-presidente do BNDES e ex-reitor da Universidade Federal do Rio de janeiro e João Pedro Stédile, economista e dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

 

10. Soyalism (Itália/2018)

Filme italiano dirigido por Stefano Liberti e Enrico Parenti, que será lançado em breve no circuito de comercial de cinema brasileiro. Retrata como a China e o sistema do agronegócio ocidental está estão assumindo a indústria mundial de grãos e carnes, excluindo os pequenos agricultores e saqueando o meio ambiente.

 

Bônus

Confira alguns canais onde você pode encontrar diversos filmes sobre o tema do agronegócio e seus impactos no Brasil e no mundo:

Videoteca Virtual Gregório Bezerra

A Videoteca Virtual Gregório Bezerra organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra em parceria com o projeto Armazém Memória, nele podemos encontrar uma imensa gama de vídeos que abordam o tema dos impactos do agronegócio no Brasil, movimentos populares de resistência.

Filmografia de Beto Novaes – Canal do Youtube

Canal que reúne os documentários de Beto Novaes, filmes que abordam temas que dialogam com os movimentos sociais produzindo uma reflexão crítica sobre a sociedade e as relações de trabalho e espaço. Lá você pode encontrar diversos títulos que dialogam com o tema do Agronegócio, como Califórnia à Brasileira, Quadra Fechada, Migrantes, Nuvens de Veneno, entre outros.

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Dez filmes para compreender o Brasil do agronegócio - Instituto Humanitas Unisinos - IHU