Conselho Pastoral de Católicos LGBT da Arquidiocese de Westminster encontra o Papa Francisco

Mais Lidos

  • Alessandra Korap (1985), mais conhecida como Alessandra Munduruku, a mais influente ativista indígena do Brasil, reclama da falta de disposição do presidente brasileiro Lula da Silva em ouvir.

    “O avanço do capitalismo está nos matando”. Entrevista com Alessandra Munduruku, liderança indígena por trás dos protestos na COP30

    LER MAIS
  • Dilexi Te: a crise da autorreferencialidade da Igreja e a opção pelos pobres. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

12 Março 2019

O Conselho Pastoral dos Católicos e Católicas LGBT+ da Arquidiocese de Westminster, na Inglaterra, se encontrou com o Papa Francisco no dia 6 de março de 2019.

Publicamos aqui a nota lançada pelo LGBT+ Catholics Westminster Pastoral Council, 11-03-2019. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Eis o texto.

Católicos LGBT+ de Westminster se encontram com o Papa Francisco

A 3ª Peregrinação dos Católicos LGBT+ de Westminster a Roma encerrou no domingo, 10 de março de 2019.

Na Quarta-Feira de Cinzas, 6 de março de 2019, os 16 peregrinos, incluindo pais e familiares, junto com os católicos LGBT, com o capelão da peregrinação, Pe. David Stewart SJ, tiveram o privilégio de se participar da Audiência Papal na Praça de São Pedro. No fim da Audiência Geral, o grupo foi convidado para se encontrar com o Papa Francisco.

(Foto: LGBT+ Catholics Westminster Pastoral Council)

O líder do grupo, Martin Pendergast, membro do nosso Conselho Pastoral de Católicos LGBT+ de Westminster, apresentou o grupo a um sorridente Papa Francisco, explicando que eles faziam parte do ministério pastoral para os LGBT+ da Arquidiocese de Westminster (Londres). Cada peregrino recebeu um terço de presente do Papa Francisco, que apertou a mão dos membros do grupo.

Depois, na tarde da Quarta-Feira de Cinzas, o grupo pôde participar da missa com o Papa Francisco com a imposição das cinzas na Igreja de Santa Sabina. À noite, o grupo foi calorosamente acolhido em uma liturgia ecumênica da Palavra com a bênção das cinzas junto com anglicanos, católicos e metodistas de língua inglesa na Igreja de Santo Inácio.

(Foto: LGBT+ Catholics Westminster Pastoral Council)

O programa incluía uma conversa com os correspondentes em Roma Christopher Lamb (The Tablet) e Robert Mickens (La Croix International), apresentando suas perspectivas sobre a estratégia de reforma da Igreja por parte do Papa Francisco, também à luz da recente cúpula vaticana sobre o abuso sexual. Eles também ouviram o teólogo moral estadunidense Prof. James Keenan SJ, que falou sobre a resposta do papa aos Sínodos sobre a família de 2014 e 2015. Ele se focou nos princípios-chave do “acompanhamento” e do “discernimento moral”, segundo o Papa Francisco, como considerações vitais para abordar as preocupações LGBT.

O grupo celebrou a missa no quarto onde Santo Inácio de Loyola, fundador dos jesuítas, morreu; e também na igreja titular do cardeal Vincent Nichols, a Igreja do Santíssimo Redentor e Santo Afonso. [Abaixo, pode-se ler a mensagem do Arcebispo de Westminster aos peregrinos.]

A Oração da Manhã, recordando as vítimas da homofobia e da transfobia, foi celebrada na Igreja de São Bartolomeu na Ilha, local que comemora os mártires dos nossos tempos e é gerido pela Comunidade de Santo Egídio.

* * *

Mensagem de Sua Eminência, o Cardeal Vincent Nichols, aos membros católicos LGBT da Peregrinação de Westminster – 4 a 10 de março de 2019

Estar em Roma enquanto a Quaresma inicia é uma oportunidade maravilhosa, não só para desfrutar desse belo ambiente com suas conotações históricas, mas também, mais especialmente, para aprofundar a sua fé. Que os Santos Pedro e Paulo, junto com todos os Apóstolos, continuem guiando-os no seu caminho, e que vocês nunca deixem de se inspirar no testemunho deles, como fiéis discípulos de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Tenham certeza das minhas orações por cada um e por todos vocês. E, por favor, rezem por mim nos túmulos de São Pedro e São Paulo e em todos os lugares santos que vocês visitarem.

Deus abençoe a todos vocês.

Cardeal Vincent Nichols
Arcebispo de Westminster

Leia mais