11 Mai 2018
A visita que o pontífice fará ao Conselho Mundial de Igrejas (CMI) “será o ápice da comemoração ecumênica pelo nosso aniversário”.
A reportagem é de Riforma, 10-05-2018. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
A visita “de porte histórico” que o Papa Francisco fará ao Conselho Mundial de Igrejas (CMI), no próximo dia 21 de junho, “será o ápice da comemoração ecumênica pelo nosso 70º aniversário”, afirma o órgão ecumênico. De fato, o encontro com o pontífice “se insere no contexto da Peregrinação Ecumênica – Caminhar, Rezar e Trabalhar Juntos”.
Para lançar a visita de Francisco, o CMI previu, para o próximo dia 15 de maio, às 12h [hora local] uma coletiva de imprensa, durante a qual será apresentado o programa oficial do dia. E da qual participarão o cardeal Kurt Koch, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, o secretário-geral do CMI, Olav Fykse Tveit, e Charles Morerod, bispo de Lausanne, Genebra e Friburgo. Quem moderará o encontro será Marianne Ejdersten, diretora de comunicação do CMI.
A coletiva de imprensa será realizada na Suíça, em Genebra, no Centro Ecumênico de Bossey, no salão principal, e será transmitida ao vivo nas línguas originais dos oradores no vídeo abaixo.
A Sala de Imprensa do Vaticano também divulgou apenas nessa quarta-feira, 9, o programa da peregrinação ecumênica que o Papa Francisco fará no dia 21 de junho a Genebra.
O avião partirá às 8h30 com Francisco e os vaticanistas credenciados a bordo, do aeroporto de Fiumicino, para chegar às 10h10 em Genebra, onde será realizada a cerimônia de boas-vindas e o encontro privado com o presidente da Confederação. Às 11h15, seguirá a oração ecumênica no Centro Ecumênico do CMI, com a homilia do papa.
Depois, Francisco almoçará com os membros do Conselho do CMI, no Centro Ecumênico, o Instituto Ecumênico de Bossey. Às 15h45, está previsto o discurso do papa, ao qual se seguirá a missa no Pala Expo.
A despedida oficial de Genebra está prevista para as 20h, com chegada ao aeroporto de Ciampino às 21h40.