09 Outubro 2026
Flávio Bolsonaro é negacionista do clima e da democracia; se eleito, a Amazônia e o bem-estar dos brasileiros estarão em risco
A nota é publicada por Observatório do Clima, 08-10-2026.
Eis a nota.
O Brasil deu no último domingo um passo perigoso em direção a uma ruptura democrática e ao desmonte dos direitos humanos e da proteção ambiental. Uma eventual eleição de Flávio Bolsonaro representará o colapso da Amazônia, o fim da proteção aos nossos biomas e o abandono de todos os avanços obtidos pelo país na agenda do clima nos últimos anos. O povo brasileiro não pode deixar que isso aconteça.
Flávio Bolsonaro nega o aquecimento global, vê o meio ambiente como um entrave ao desenvolvimento econômico e tripudia da ciência. É discípulo da cartilha ecocida de seu pai, Jair, que nos legou o maior conjunto de retrocessos socioambientais e humanitários da história. Na herança deixada estão a explosão do desmatamento na Amazônia (60% a mais em relação à média dos quatro anos anteriores), maior alta nas emissões dos gases de efeito estufa em 19 anos, recorde nas invasões de Terras Indígenas, perseguição a povos e comunidades tradicionais, congelamento de mecanismos de financiamento, como o Fundo Clima e Fundo Amazônia, e boicote à ação climática brasileira. O impacto foi negativo para o clima e para o país, incluindo o agronegócio.
Tal pai, tal filho: como senador, Flávio Bolsonaro votou a favor da flexibilização do licenciamento ambiental, foi contra os direitos indígenas ao se posicionar a favor do Marco Temporal, tentou emplacar um projeto de lei que legalizava todo o desmatamento em propriedades privadas e outro para privatizar as praias do país. Foi o único dos 81 membros da Casa a votar contra a lei de adaptação climática em 2024.
🔍 Adicione o Instituto Humanitas Unisinos – IHU às suas fontes favoritas do Google
Flávio Bolsonaro, com uma longa ficha corrida de suspeitas e investigações de corrupção e lavagem de dinheiro, seria o homem errado no lugar errado em qualquer cargo público. Mas é difícil imaginar alguém pior para conduzir o Brasil nos próximos anos, em que o mundo ultrapassará 1,5ºC de aquecimento e extremos climáticos mortíferos como a seca da Amazônia e as enchentes do Rio Grande do Sul de 2024 virarão lugar-comum.
Em vez de proteção das nossas cidades, negacionismo e desastres, com graves prejuízos e vidas perdidas. Em vez de recuperação da floresta, desmonte ambiental, grilagem, garimpo e desmatamento. Em vez de garantia de direitos para indígenas, quilombolas e outros povos e comunidades tradicionais, agravamento da violência no campo, do racismo ambiental e da injustiça climática.
No pior momento da crise do clima, a eleição de mais um Bolsonaro ao Palácio do Planalto seria um presente ao crime ambiental e aos que lucram com a destruição do planeta.
Leia mais
- As eleições no Brasil: uma derrota para a humanidade. Artigo de Eliane Brum
- Assim como seu pai, Flávio Bolsonaro mente e exagera sobre clima e meio ambiente
- Eleições 2026: a ascensão da extrema-direita ameaça a Constituição. Entrevista especial com Robson Sávio
- Declaração de Flávio Bolsonaro sobre mudanças na Constituição preocupa juristas
- O que explica a onda conservadora nas eleições de 2026
- Senadores governistas organizam calendário especial para votação do fim da 6×1
- Perguntas incômodas sobre os que não votaram. Artigo de Rafael Guerra de Oliveira
- A classe média decidirá a eleição. Artigo de Frei Betto
- Amazônia perdeu 690 mil árvores por dia a mais com Bolsonaro do que com Lula
- Ações do governo Lula salvaram pelo menos 20 mil km² da Amazônia desde 2023
- O legado de destruição ambiental de Bolsonaro
- “Defender a Amazônia é defender a democracia”. Entrevista com Jhony Giffoni
- Na Amazônia, zonas eleitorais com mais evangélicos e brancos tendem a votar em candidatos contra o clima
- Lula retoma plano de controle ao desmatamento na Amazônia e expande iniciativa para todo Brasil
- Eleições 2026: os candidatos que acumulam multas ambientais milionárias
- Flávio Bolsonaro repete o pai e apresenta 7 propostas antiambientais
- O quinto cavaleiro do apocalipse. Artigo de Roberto de Campos Giordano
- 'Mais um golpe de Estado': crescem os temores com as promessas de Flávio Bolsonaro de 'redemocratizar' o Brasil