29 Setembro 2026
"Para o melhor. Liderada pelo presidente Lula da Silva, a marcha da sensatez pela soberania nacional une os progressistas, barra os avanços da extrema direita e fortalece a autodeterminação do continente sul-americano".
O artigo é de Luiz Marques, docente de Ciência Política na UFRGS; ex-secretário de Estado da Cultura do Estado, publicado por Sul21, 27-09-2026.
Eis o artigo.
“Agora vale a verdade.../feita de canto e de pão”
(Thiago de Mello)
1.
Uma divisão social de habilidades está inscrita no DNA do vocábulo “liberal”, cujo trajeto começa antes do sentido político: distingue homens livres dos que não o são. As “artes liberais” englobam profissionais de atividades com independência financeira, em contraste com as multidões confinadas às atividades mecânicas.
A insinuação de que os “populistas” manipulam os trabalhadores retoma a antiga distinção das classes inferiores cativas do trabalho manual, em relação às lides mentais das classes superiores capazes de pensar com autonomia. A aculturação legitima a oscilação permanente de um pêndulo entre o mando e a obediência.
O “bom gosto” é associado aos privilégios classistas, com juízos avalizados pelo consumo de luxo, e não pelo brilho individual de seus consumidores. O preço do rótulo do vinho e os carimbos em série no passaporte para Miami têm a função de separar os plebeus dos aristocratas, no teatro das aparências e dos preconceitos.
O termo adquire a fama de “mente aberta”, “não ortodoxa”, quando o historiador Edward Gibbon, em um livro clássico, “Declínio e queda do Império Romano”, cita as “opiniões liberais” (1781). O epíteto batiza o jornal The Liberal (1822) e o partido político Liberal Party (1859), no Reino Unido. Adeptos da escola, com a aura do livre comércio, arvoram-se donos da liberdade como se esta não fosse amparada no igualitarismo e no solidarismo. O discurso da economia ganha foro de fiador.
🔍 Adicione o Instituto Humanitas Unisinos – IHU às suas fontes favoritas do Google
Na sequência, o “liberalismo” postula o “livre arbítrio”. O derivativo “libertário” designa o socialismo comunal, sem controle centralizado. Já o oxímoro “anarco/capitalista” dos ultraliberais confunde alhos e bugalhos. Afinal, o anarquismo e o capitalismo são duas ideologias antagônicas. Resultado: palhaços sociopatas.
O individualismo é herança do liberalismo. O hiperindividualismo é produto do neoliberalismo, que celebra as virtudes do self-made man e apaga os deveres do Estado para com a população. “A sociedade não existe, o que existe são indivíduos e suas famílias”, diz a conservadora dama de ferro neoliberal Margaret Thatcher.
Tradução: o problema da pobreza, do racismo, do sexismo e do etarismo não é do Estado, senão dos pobres; pretos; vítimas de discriminação sexual; jovens ou idosos. Todos órfãos do Estado que se exime de formular e implementar políticas públicas e sociais. Eis a reatualização prática da “guerra de todos contra todos”.
O empreendedorismo oculta a uberização e as desregulamentações que afetam o labor e romantizam entrepreneurs. As subjetividades ajustam-se ao vocabulário das empresas – custo, produção, rendimento, lucro, prazo de validade. Na dança das cadeiras, cada persona é um empresário de si. Uma insegurança paira no ar. Pacientes nos consultórios psicológicos utilizam a terminologia reificada dos balancetes gerenciais para falar de sentimentos, submetendo a palavra à lógica mercantil.
2.
A demokratia dos gregos (demos/povo, kratos/governo) depende do significado dos construtos. O agronegócio entende por povo os estrangeiros que compram as commodities e, por governo, o socorro às exportações em queda. As Bolsas de Valores entendem por povo os especuladores ditos investidores e, por governo, os dividendos do dinheiro sobre o dinheiro sem uma mediação. Big techs entendem por povo os internautas e, por governo, os algoritmos da Inteligência Artificial (IA).
A fé cega na tecnologia substitui a crença na política e os influencers sequestram o papel dos partidos políticos. Quem ameaça o direito ao futuro foge da cena do crime, enquanto os demagogos transformam a miséria em um espetáculo na TV e travestem criminosos de heróis. A inversão é perversa por absolver os culpados e cancelar a consciência dos fatos. O lawfare corrompe provas e a própria justiça.
Elogiar o equilíbrio fiscal na esfera estatal é mais importante do que denunciar os altos juros da Taxa Selic que sacrificam as indústrias e ainda o crediário no varejo. A política monetária do Banco Central oculta, sob risco da inflação, uma absurda transferência de R$ um trilhão anual aos inativos rentistas sem cobrar impostos.
A esquerda? Perfila-se com os antigos escritores. Tucídides: “tudo o que se opõe ao poder despótico tem o nome de democracia”. Aristóteles: “uma democracia é um Estado em que homens (e mulheres) livres e os pobres, sendo em maioria, são investidos do poder de Estado”. As assertivas mantêm um conteúdo de verdade, apesar dos modernos deslocarem o foco para as “regras do jogo”. Fenômeno que sintetiza a rendição ao status quo e o esvaziamento de classe da democracia.
Para o pior. Sob o efeito da febre bolsonarista: um governador brasileiro põe o boné Maga (Make America Great Again), ajoelha-se ao neocolonialismo imperialista; e um senador miliciano candidata-se ao Palácio do Planalto com a bandeira norte-americana no palanque. O cinismo, o vazio de propostas e uma cumplicidade da mídia corporativa explicam a desfaçatez dos desprezíveis traidores da pátria.
Para o melhor. Liderada pelo presidente Lula da Silva, a marcha da sensatez pela soberania nacional une os progressistas, barra os avanços da extrema direita e fortalece a autodeterminação do continente sul-americano. O Brasil é maior do que as elites vira-latas e não precisa protelar os seus sonhos indefinidamente. “Quem sabe faz a hora, / não espera acontecer”, canta o músico Geraldo Vandré.
Inscreva-se no evento aqui
Leia mais
- Eleições: Como Lula pode reorientar campanha? Artigo de Paulo Kliass
- A era Lula não acabou. Artigo de Lincoln Secco e Fernando Sarti Ferreira
- Por que devemos votar em Lula? Artigo de Paulo Kliass
- O que fazer para a eleição de Lula? Artigo de Paulo Kliass
- Diálogo com os que hesitam em votar em Lula. Artigo de Paulo Nogueira Batista Jr.
- Lula 2026: Candidatura em um Novo Contexto. Artigo de Frei Betto
- Lula: distância entre intenção e gesto. Artigo de Paulo Kliass
- Lula: a campanha e o programa. Artigo de Paulo Kliass
- Por que o governo teima em "apertar o cinto"? Artigo de Paulo Kliass
- Lula consolida vantagem sobre Flávio Bolsonaro, mas enfrenta desafio com jovens e classe média, diz cientista político
- Condenações e escândalos de corrupção complicam o caminho eleitoral do bolsonarismo no Brasil
- Crise no STF domina eleição, mas não altera intenção de voto
- Brasil, um país suspenso entre a memória do caos e a paralisia das escolhas cansadas. Entrevista especial com Paulo Baía
- Brasil sob polarização: avaliação e perspectivas. Artigo de Esther Solano e Alexandre Fuccille