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Pioneiro da teologia gay é lembrado na Universidade Fordham, dos jesuítas norte-americanos

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25 Outubro 2025

A Universidade Fordham celebrou recentemente a vida do inovador teólogo queer John McNeill com uma exibição do filme “Taking a Chance on God”, um documentário que detalha a vida de McNeill e o ativismo pró-LGBTQ+ dentro da Igreja Católica, informou o The Fordham Observer.

A reportagem é de Lynnzee Corrine, publicada por New Ways Ministry, 23-10-2025.

Um painel de discussão após a exibição na escola de Nova York contou com a participação do cineasta Brendan Fay, da teóloga feminista Mary Hunt, do professor Jason Steidl-Jack, do St. Joseph's College, e do padre Bryan Massingale, professor de Fordham — todos os três se identificaram publicamente como católicos gays ou lésbicas. Michael Lee, professor de teologia e diretor do Centro Curran de Estudos Católicos Americanos de Fordham, moderou a discussão.

McNeill (1925-2015), cujas experiências como prisioneiro de guerra na Segunda Guerra Mundial o inspiraram a ingressar na ordem dos Jesuítas, foi ordenado padre em Fordham em 1959. Após se formar como teólogo, McNeill publicou três artigos na Homiletic and Pastoral Review, um influente periódico do ministério católico, no qual desafiou a doutrina cristã sobre a homossexualidade e chamou os relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo de "sagrados e afirmadores da vida".

Esses três artigos mais tarde se tornaram parte de um livro de 1976, "A Igreja e o Homossexual", o primeiro livro completo a questionar a oposição católica aos relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo. Massingale disse que descobrir o livro como um seminarista enrustido foi "revolucionário". Hunt, que participou do filme, disse que "nunca teria ocorrido" a outros ativistas católicos queer fazer o trabalho que eles fizeram, se não fosse pelo livro e pelo ativismo de McNeill.

O livro foi originalmente aprovado pelo superior geral dos jesuítas em Roma, mas a aprovação foi posteriormente revogada. Sob pressão do Vaticano, os jesuítas o proibiram de falar publicamente sobre questões gays e lésbicas. Ele aceitou o silêncio por 10 anos, rompendo-o em 1986 após a publicação do documento da Congregação para a Doutrina da Fé que, pela primeira vez, rotulou a orientação homossexual como um "transtorno objetivo". McNeill escreveu ao seu superior que não conseguia ficar em silêncio e foi expulso dos jesuítas. Pelo resto da vida, McNeill lidou com o estigma de sua antiga comunidade, embora nunca tenha parado de defender os católicos queer.

O tratamento dado pela Igreja a McNeill "não foi a exceção, mas a regra naqueles dias, e ainda é a regra", disse Hunt, quando o painel começou com uma discussão sobre como a experiência de McNeill se relaciona com os católicos LGBTQ+ hoje. "A doutrina não mudou nem um pouco, e a prática para a maioria das pessoas não mudou."

O painel continuou discutindo o quão relevante o legado de McNeill ainda parece hoje em meio a uma pressão para proibir cuidados de afirmação de gênero para jovens trans. Steidl-Jack disse que, nos últimos 10 anos, o Vaticano fez declarações e decisões que "desumanizam pessoas transgênero" e que o movimento antitrans dentro da Igreja é "especialmente prejudicial".

Massingale concordou que a liderança da Igreja é resistente à mudança, dizendo:

Vivemos em um país com uma ideologia de nacionalismo cristão branco, que não é simplesmente antinegros ou antiimigrantes. É também profundamente anti-LGBTQ+. E sabemos também que nossos líderes religiosos — pelo menos na Igreja Católica — não estão dispostos a desafiar os propagadores dessa ideologia, pelo menos enquanto eles puderem responder como pró-vida, pró-papéis de gênero tradicionais e anti-transgêneros.

Ao responder a uma pergunta do público sobre como os jovens católicos queer deveriam responder ao crescente sentimento de direita nos espaços católicos americanos, Massingale disse que os católicos devem "criar a igreja de que precisamos" e que às vezes isso pode ser feito de dentro da igreja, ou que "você tem que sair dela e às vezes voltar".

Fay e Steidl-Jack, no entanto, tinham conselhos diferentes: eles argumentavam que a permanência de jovens gays apaixonados pela reforma teológica na Igreja era essencial para uma mudança positiva.

Apesar da expulsão de McNeill da ordem dos Jesuítas, Massingale diz que “de todas as instituições Jesuítas, [Fordham] é a mais aberta e receptiva” e que ele vê Fordham como estando na “vanguarda deste movimento”.

John McNeill foi um pioneiro do movimento católico LGBTQ+, e o sofrimento suportado e a persistência que demonstrou refletem a realidade de muitos católicos LGBTQ+. Em 2009, o New Ways Ministry concedeu a McNeill sua maior homenagem: o Prêmio Bridge Building. Para saber mais sobre ele e seu pensamento, leia seu discurso formal na cerimônia de premiação clicando aqui.

Leia mais

  • Novo documentário retrata a luta de um jesuíta pelos direitos homossexuais
  • Padroeiro dos católicos LGBT, John J. McNeill, 90, morre
  • Católicos LGBT+ em uma Igreja sinodal. Artigo de Timothy Radcliffe
  • Católicos queer, não desanimem! Artigo de Matthias Altmann
  • É possível encontrar a libertação queer nas parábolas de Jesus?
  • Igreja e homossexualidade
  • O pregador sinodal Radcliffe defende os católicos homossexuais
  • Plurais, alianças ecumênicas podem contribuir para a efetivação dos direitos LGBTQIA+
  • Francisco foi um revolucionário pastoral aos católicos LGBTQIA+
  • A peregrinação do Ano Jubilar LGBTQ+ é um lembrete de quão longe chegamos. Artigo de Francis DeBernardo
  • Oração no santuário LGBT: “Bergoglio nos entende, que a Igreja o escute”
  • Os jovens católicos LGBT precisam saber que pertencem à Igreja. Estou criando um currículo para dizer isso a eles. Artigo de Eve Tushnet
  • Católicos LGBTQ+ têm um legado espiritual do qual se orgulhar

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