• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

A educação entre a crise de autoridade e a perda de sentido. Artigo de Robson Ribeiro

Foto: Pixabay/Pexels

Mais Lidos

  • De Trump à "reconstrução" de Gaza, do urbicídio à necrocidade. Artigo de Marco Cremaschi

    LER MAIS
  • A célebre obra de Antoni Negri e Michael Hardt continua atual e nos coloca diante do desafio de aprofundarmos as instâncias democráticas e impulsionadoras de vida no mundo em que vivemos

    Império 25 anos: o desafio de lutar contra as forças monárquicas e aristocráticas e a favor das democráticas. Entrevista especial com Adriano Pilatti

    LER MAIS
  • Da derrota à desintegração. Artigo de Emmanuel Todd

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    26º domingo do tempo comum – Ano C – Um convite: superar a indiferença com a solidariedade concreta

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

09 Outubro 2025

"Não estamos apenas perdendo tempo de aula, estamos lutando para não perder o próprio significado de educar", escreve Robson Ribeiro, teólogo, filósofo e professor. É formado em História, Filosofia e Teologia, áreas nas quais trabalha como professor em Juiz de Fora (MG).

Eis o artigo. 

Mesmo com 21% do tempo de aula perdido com indisciplina, 87% dos professores afirmam estar satisfeitos com o trabalho. O dado revela um paradoxo: a vocação resiste onde o sentido vacila.

A mais recente Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis 2024), divulgada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), trouxe à tona um retrato inquietante da educação brasileira. O estudo revela que os professores perdem, em média, 21% do tempo de aula apenas para manter a disciplina em sala, ou seja, uma hora de cada cinco é gasta tentando restabelecer a ordem e conquistar a atenção dos estudantes.

Enquanto isso, nos países-membros da OCDE, essa média é de 15%. O levantamento, que ouviu docentes e diretores dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), aponta ainda que 44% dos professores brasileiros afirmam ser constantemente interrompidos pelos alunos, mais do que o dobro da média internacional (18%).

Os números são duros, mas reveladores. A escola brasileira vive uma crise de autoridade e uma crise de sentido. A figura do professor, antes símbolo de saber e referência moral, perdeu legitimidade diante de uma geração moldada pela velocidade, pela dispersão e pelo consumo de estímulos superficiais. Já o estudante, mergulhado em uma cultura da distração, parece ter esquecido o porquê de aprender.

Paradoxalmente, 87% dos professores brasileiros afirmam estar satisfeitos com o próprio trabalho, o mesmo índice registrado em 2018. Esse dado, longe de negar a crise, revela sua profundidade. Mesmo em meio ao caos, o professor ainda encontra sentido em educar, porque ensinar, para muitos, ainda é um gesto de resistência e esperança. É a vocação que sobrevive, é o compromisso ético que permanece onde a autoridade foi corroída.

A crise de autoridade na escola não é uma questão disciplinar, mas civilizatória. De fato, sem a mediação do professor, o aluno não encontra referência de mundo, e o professor, sem ser reconhecido como autoridade legítima, torna-se apenas mais uma voz entre tantas outras que ecoam sem profundidade.

Vivemos, portanto, uma crise de sentido! Sem generalizações é possível observar que, com alguns estudantes, o que mais agrega valor não é o aprendizado através do esforço e da atenção, mas é pelo imediatismo, pela pressa e pela superficialidade.

Destarte é na persistência que impede o colapso completo do sistema. E é nela que se encontra a última chama de sentido em meio à crise. O professor brasileiro é, hoje, o verdadeiro guardião do sentido em meio ao caos. Mesmo diante da indiferença e da dispersão, ele segue acreditando na força do ensinar. Sua presença em sala é um ato de resistência silenciosa, um gesto de fé no humano quando o próprio humano parece se perder. Se a educação ainda não sucumbiu, é porque há professores que, todos os dias, insistem em acender a luz onde o mundo insiste em apagar.

Porque, afinal, não estamos apenas perdendo tempo de aula, estamos lutando para não perder o próprio significado de educar.

Leia mais

  • A função da educação e a sua criticidade. Artigo de Robson Ribeiro
  • A crise da educação: um ataque sistemático ao conhecimento. Artigo de Robson Ribeiro de Oliveira Castro Chaves
  • ‘Educação brasileira funciona com metade dos recursos necessários’, diz Daniel Cara
  • Por onde reconstruir a Educação Brasileira. Artigo de Roberto Rafael Dias da Silva
  • Novos e velhos desafios da educação em 2025. Artigo de Gabriel Grabowski
  • Ir à escola e estudar: as diferenças no processo educacional. Artigo de Robson Ribeiro de Oliveira Castro Chaves
  • 'Não estamos dando aulas, apenas preenchendo plataformas', afirmam professores da rede pública do Paraná
  • Com apenas uma meta atingida, Ideb mostra desafios para a educação
  • Brasil descumpre 86% das metas do Plano Nacional de Educação
  • Maior parte do PNE não será cumprida, aponta relatório
  • A Educação cerceada no Brasil – e como combatê-la
  • “Esse vai ser um período mais do que perdido para a educação", afirma Daniel Cara
  • Educação básica ruim joga Brasil no grupo dos 'lanternas' em ranking de capital humano
  • A educação não doutrinária, segundo Paulo Freire
  • Por uma educação popular. Nada é impossível de mudar

Notícias relacionadas

  • A ciência brasileira na UTI

    O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), principal agência de fomento à pesquisa do governo fed[...]

    LER MAIS
  • O pêndulo das gerações: debate sobre Escola sem Partido ignora os principais interessados, os alunos

    Polêmica em torno de proposta de uma Escola sem Partido revela desconhecimento sobre a força das novas gerações, atesta José [...]

    LER MAIS
  • Governo Temer suspende programa nacional de combate ao analfabetismo

    LER MAIS
  • Professores perdem 20% do tempo de aula tentando chamar atenção dos alunos

    Especialista fala sobre indisciplina e como o professor deve agir em salaA Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Eco[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados