'O Exterminador do Futuro' se junta a Leão XIV para acabar com a poluição: "Estamos matando crianças"

Foto: Vatican Media

Mais Lidos

  • O economista Branko Milanovic é um dos críticos mais incisivos da desigualdade global. Ele conversou com Jacobin sobre como o declínio da globalização neoliberal está exacerbando suas tendências mais destrutivas

    “Quando o neoliberalismo entra em colapso, destrói mais ainda”. Entrevista com Branko Milanovic

    LER MAIS
  • Abin aponta Terceiro Comando Puro, facção com símbolos evangélicos, como terceira força do crime no país

    LER MAIS
  • A farsa democrática. Artigo de Frei Betto

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

02 Outubro 2025

Leão XIV abrirá o encontro que reunirá líderes religiosos, políticos e científicos para promover novos compromissos para enfrentar a crise climática. Entre eles, foi anunciada a participação da ministra brasileira do Meio Ambiente, Marina Silva.

A reportagem é publicada por Religión Digital, 30-09-2025.

O ator, político e ativista americano Arnold Schwarzenegger disse terça-feira em uma coletiva de imprensa no Vaticano que "a poluição está matando crianças e pessoas" e pediu responsabilidade individual e local para promover medidas que ajudem a erradicá-la "juntos".

"Pergunte a si mesmo: você realmente precisa de calças feitas na China? Você realmente precisa de um terno feito nos Estados Unidos? Você realmente precisa de algo feito no Canadá? Ou na América do Sul? Não", disse o ex-governador da Califórnia no lançamento, no Vaticano, da conferência internacional "Aumentar a Esperança pela Justiça Climática", organizada pelo movimento Laudato Si' e programada para ocorrer de 1 a 3 de outubro nos jardins da residência papal de Castel Gandolfo.

O popular ator de O Exterminador do Futuro enfatizou que "a poluição mata sete milhões de pessoas". "Vamos falar sobre isso, não sobre a elevação do nível do mar ou o derretimento do gelo e das geleiras... Estamos matando crianças", denunciou.

"Por que não ser simples? Temos que eliminar a poluição. É disso que se trata este caminho: eliminar os combustíveis fósseis e a poluição", enfatizou.

Para isso, ele pediu ações individuais e dos governos locais, e alertou que, embora a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP) "seja ótima porque une as pessoas, não espere que soluções surjam".

"Eu estava em Paris, na COP21. Todos esses países assinaram os documentos. Eles assinaram e assinaram, dizendo: 'Queremos reduzir a poluição em 25%'. Eles assinaram, comemoraram e beberam champanhe francês. Agora descobrimos que 70% deles não cumpriram a promessa", disse ele.

Referindo-se ao seu tempo como governador da Califórnia, ele explicou que eles "aprenderam a se comunicar" e "encontraram uma maneira de convencer as pessoas": "Falamos ao coração, e foi eficaz", observou.

"Porque você precisa que as pessoas o sigam. Você não pode aprovar todas essas leis ambientais que fizemos sem o apoio do povo", acrescentou, insistindo em "parar de falar sobre mudanças climáticas e começar a falar sobre poluição".

Ele também descreveu como muito importante que a Igreja e o Vaticano participem "deste movimento de empoderamento", que ele elogiou: "Eles instalaram painéis solares nos telhados e serão o primeiro estado sustentável, com zero emissões e neutralidade de carbono. Isso é ação".

Anteriormente, o cardeal-arcebispo Dom Jaime Spengler chamou Schwarzenegger de "ídolo da nossa juventude", brincando ao se dirigir a ele: "Embora eu achasse que você fosse mais alto".

Spengler denunciou o fato de que "a crise ecológica também é uma crise de confiança" e pediu "decisões necessárias para que as gerações futuras possam ver melhores resultados" no contexto da próxima COP30, que será realizada no Brasil em novembro.

Castel Gandolfo, uma cidade perto de Roma, sediará a conferência internacional "Aumentar a Esperança pela Justiça Climática" nos próximos dias, comemorando o décimo aniversário da encíclica Laudato Si'.

O Papa Leão XIV abrirá o encontro nesta quarta-feira, que reunirá líderes religiosos, políticos e científicos para promover novos compromissos para enfrentar a crise climática. Entre eles, a ministra brasileira do Meio Ambiente, Marina Silva, anunciou sua participação.

Leia mais