Papa abre comemoração dos 10 anos da encíclica Laudato Si'

Foto: Vatican News

Mais Lidos

  • O economista Branko Milanovic é um dos críticos mais incisivos da desigualdade global. Ele conversou com Jacobin sobre como o declínio da globalização neoliberal está exacerbando suas tendências mais destrutivas

    “Quando o neoliberalismo entra em colapso, destrói mais ainda”. Entrevista com Branko Milanovic

    LER MAIS
  • Abin aponta Terceiro Comando Puro, facção com símbolos evangélicos, como terceira força do crime no país

    LER MAIS
  • A farsa democrática. Artigo de Frei Betto

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

01 Outubro 2025

Foi realizada nesta terça-feira (30), no Vaticano, uma coletiva de imprensa de apresentação da Conferência Internacional “Espalhando Esperança pela Justiça Climática”, que terá início nesta quarta-feira (01/10), em Castel Gandolfo, nos arredores de Roma. O evento celebra os 10 anos da encíclica Laudato Si’, documento histórico do Papa Francisco sobre o cuidado da Casa Comum, que se tornou referência mundial para a defesa da vida, da ecologia integral e da justiça social.

A informação é publicada por ((o))eco, 30-09-2025.

A conferência, organizada pelo Movimento Laudato Si’, integra o calendário oficial do Balanço Ético Global (BEG) – iniciativa inédita lançada pela ONU e pelo governo brasileiro como preparação para a COP30 em Belém, que será realizada em novembro. O Balanço Ético reúne conferências em várias partes do mundo para avaliar o cumprimento dos compromissos do Acordo de Paris e propor caminhos éticos e políticos diante da crise climática.

“Vivemos tempos marcados pelo perigo, em perigo de ruptura, de não retorno. No entanto, onde há perigo, nasce também a esperança. Precisamos recuperar a capacidade de venerar e escutar a Terra. A crise ecológica é também uma crise de confiança. Esperamos que, na COP30, sejam tomadas decisões corajosas e justas em favor da vida”, afirmou cardeal Jaime Spengler, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na coletiva realizada nesta terça-feira.

O encontro “Espalhando Esperança pela Justiça Climática” reunirá cerca de 400 líderes religiosos, especialistas em clima, representantes da sociedade civil e autoridades internacionais. Entre as conferencistas previstas, está a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva.

A abertura oficial será presidida pelo Papa Leão XIV, nesta quarta-feira, 1º de outubro, às 11h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo Vatican News no YouTube.

Leia mais