20 Setembro 2025
Cada vez mais poloneses questionam a Igreja Católica. Segundo uma pesquisa, a confiança nela caiu 23% em nove anos. Um bispo responde com autocrítica.
A reportagem é publicada por Katholisch.de, 19-09-2025.
A Igreja Católica na Polônia perdeu um pouco de sua reputação, de acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto de pesquisas IBRiS para a agência de notícias PAP. Atualmente, apenas 35,1% dos adultos confiam muito ou um pouco nela, de acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto de pesquisas IBRiS para a agência de notícias PAP. Esse número é 4,3% menor do que em outubro de 2024 e o pior resultado da pesquisa para a igreja até o momento. 26,1% declararam não ter "nenhuma" confiança na Igreja Católica e 21% "preferivelmente não".
Somados, esses números representam quase metade dos 1.067 entrevistados.
Kamil Smogorzewski, pesquisador do IBRiS, afirmou que a "erosão da confiança" havia se acelerado. Ele aconselhou a Igreja a mudar sua comunicação com a sociedade para recuperar pelo menos parte da reputação perdida. Em um comentário, o jornal Rzeczpospolita atribuiu a perda de confiança à adesão dos bispos a um campo político e à forma como a Igreja lidou com o escândalo de abuso sexual de menores.
Dom Artur Wazny, bispo de Sosnowiec e responsável pelo setor da Nova Evangelização, da Conferência Episcopal Polonesa, respondeu aos resultados da pesquisa na plataforma "X" com as palavras: "Eu bato no peito, mesmo sabendo que não é o suficiente". Ele lembrou que, em 2016, a Igreja Católica ainda contava com a confiança de 58% dos poloneses adultos.
Leia mais
- “Um momento histórico para o catolicismo na Polônia”
- Igreja Católica na Polônia: frequência à missa em queda acentuada
- Polônia: a outra voz do sínodo. Artigo de Lorenzo Prezzi
- Igreja polonesa: o neomessianismo
- O Vaticano deveria aprender com algumas experiências das Igrejas da Europa Central e Oriental que conhecem bem como a Rússia se comporta, defende presidente da Conferência do Episcopado da Polônia
- Polônia. Cresce a preocupação com a diminuição de católicos
- Polônia, os jovens abandonam a Igreja, apenas 25% frequentam uma paróquia: culpa do escândalo dos abusos sexuais