19 Setembro 2025
Insisto que não sou contra a inteligência artificial. No mundo da medicina, grandes coisas aconteceram graças à IA, e em outras áreas também. No entanto, há um perigo nisso, porque você acaba criando um mundo falso e então se pergunta: o que é a verdade?
A informação é publicada por Religión Digital, 18-09-2025.
Em sua primeira entrevista como Pontífice, concedida à jornalista Elise Ann Allen, do Crux, o Papa Leão XIV revelou que recentemente recusou uma proposta para ser recriado usando Inteligência Artificial (IA) porque acredita que o Papa não deve ser representado por "um avatar".
"Recentemente, alguém me pediu permissão para criar uma versão artificial de mim, para que qualquer pessoa pudesse acessar um site e ter uma audiência pessoal com 'o papa', e esse papa artificialmente inteligente responderia às suas perguntas. Eu disse: 'Não vou autorizar isso'. Se há alguém que não deveria ser representado por um avatar, parece-me que é o papa", enfatiza ele na entrevista, realizada em 10-07-2025 e publicada no Peru nesta quinta-feira, 18 de setembro, no livro 'Leão XIV. Cidadão do Mundo, Missionário do Século XXI' (Penguin Random House). Na Espanha, será publicado em 23 de outubro.
Assim, embora o Pontífice garanta que não é contra os avanços tecnológicos, ele acredita que "será muito difícil descobrir a presença de Deus na IA".
Além disso, ele considera preocupante o ritmo incrível em que a inteligência artificial está avançando e argumenta que a Igreja deve "levantar a voz" diante do perigo de perder "de vista o valor da humanidade", algo que pode ser visto, em sua opinião, nas "pessoas extremamente ricas que estão investindo em inteligência artificial, ignorando completamente o valor dos seres humanos e da humanidade".
"Insisto que não sou de forma alguma contra a inteligência artificial. No mundo da medicina, grandes coisas aconteceram graças à IA, e em outros campos também. No entanto, há um perigo nisso, porque você acaba criando um mundo falso e então se pergunta: o que é a verdade?", pergunta o Papa no livro, consultado pela Europa Press.
Nesse sentido, ele alerta para o "grande desafio" representado pelas "notícias falsas", pois "a tentação é que as pessoas acreditem nelas, e elas acreditam porque algumas pessoas parecem ter necessidade de recebê-las". "Por que todas essas pessoas estão consumindo essas notícias falsas? Algo está acontecendo. As pessoas querem acreditar em conspirações, querem buscar todas essas coisas falsas, e isso é muito destrutivo", acrescenta.
#Novedad
— Penguin Perú (@penguinlibrospe) September 8, 2025
En estas páginas, la periodista Elise Ann Allen @eliseannallen , corresponsal en Roma del portal especializado Crux, traza un perfil completo e inédito del nuevo pontífice. Desde su infancia en Chicago y su temprana vocación como agustino hasta sus años como misionero en… pic.twitter.com/mibv1yEh4L
Leia mais
- Primeira entrevista de Leão XIV: "Seguirei Francisco em questões femininas e LGBTQ, mas não mudarei a doutrina"
- "Leão XIV continuará o caminho de Francisco, mas não em questões LGBT ou femininas." Entrevista com Elise Ann Allen
- Leão XIV: cidadão do mundo, missionário do século XXI. Prevost concede sua primeira entrevista a Elise Ann Allen
- A inteligência artificial está colocando a humanidade em uma encruzilhada, diz o Papa Leão
- O Papa pede "responsabilidade e discernimento" para o uso ético da Inteligência Artificial
- Como o Papa Leão pode desafiar as grandes multinacionais da IA
- Assim a Igreja pode contribuir para traçar o futuro da inteligência artificial. Artigo de Ilaria Solaini
- "Ele não condena os algoritmos, pede que o homem os governe". Entrevista com Paolo Benanti
- “Para a Igreja, a nova questão social é a inteligência artificial”, segundo Leão XIV
- “Como matemático, Prevost colocará os princípios éticos no centro da tecnologia”. Entrevista com Paolo Benanti
- Por dentro da inteligência artificial, um espaço para a algorética de Francisco. Artigo de Paolo Benanti
- “A inteligência artificial está nos levando a uma nova fase do conhecimento”. Entrevista com Paolo Benanti
- Inteligência Artificial: “A autonomia está em perigo e isto é ruim para a democracia”. Entrevista com Adela Cortina
- Dar uma ética à inteligência artificial: um desafio contado em livro
- Religiões pela paz. Artigo de Paolo Benanti
- Apelo de Roma por uma ética da inteligência artificial