11 Setembro 2025
Faltam 60 dias para a abertura da COP30 em Belém (PA), mas a maior parte dos países participantes ainda não tem reserva de hospedagem confirmada na capital paraense. Como o Metrópoles assinalou, 68 delegações estão com hospedagem garantida – o que representa um aumento em relação a agosto, mas ainda muito baixo em comparação com outras COPs.
A reportagem é publicada por ClimaInfo, 11-09-2025.
A crise da hospedagem em Belém eclodiu no final de julho, quando negociadores de países africanos questionaram os altos preços e as opções limitadas de estadia. O governo brasileiro criou uma força-tarefa para facilitar a confirmação das reservas e aplacou, ao menos momentaneamente, as críticas à organização da COP30.
A carestia dos hotéis deve prejudicar até mesmo a participação de líderes internacionais na cúpula de chefes de estado, que acontece na semana anterior à abertura da COP. Poucos governos confirmaram a presença de seus líderes em Belém, como a França de Emmanuel Macron; a maior parte ainda está incerta. Entre as negativas já confirmadas, está o presidente da Áustria, Alexander van der Bellen.
A situação é mais delicada entre os representantes da sociedade civil que participarão da COP30 como observadores. Os altos preços de hospedagem estão forçando uma rediscussão sobre a capacidade dessas organizações de participar da COP neste ano; muitas entidades estão optando por enviar poucos representantes ou, nos piores casos, não enviar ninguém.
Em entrevista ao jornal O Globo, a ativista Rachitaa Gupta, coordenadora da campanha global Demand Climate Justice (DCJ), acusou a presidência da COP30 de estar “desconectada da realidade” diante do problema das acomodações em Belém. Segundo ela, 80% dos 250 integrantes do grupo ainda não estão com hospedagem garantida.
“Nos últimos anos, temos visto que as COPs começaram cada vez mais a serem tratadas como atração turística pelos países anfitriões. (…) Mas isso é problemático. A COP não é um evento turístico, não é como um festival de música ou evento esportivo. É um espaço essencial de política de tratado global, que é muito importante para enfrentar a catástrofe climática em que nos encontramos”, afirmou Gupta.
Leia mais
- Ailton Krenak: COP30 não pode virar balcão de negócios
- COP30 é destaque em reunião virtual de líderes do BRICS
- “Quem tem 600 dólares, em média, para se hospedar?”: professor da UFPA diz que custo da COP30 atinge mais sociedade civil e países do Sul global. Entrevista com José Guilherme Fernandes
- Número de delegações com hospedagem reservada para a COP30 chega a 68
- COP30 no Brasil. E eu com isso? Artigo de Marina Helou e Natalie Unterstell
- COP30 às portas: ainda entre a vitrine e o risco do fiasco anunciado. Artigo de Ismael Machado
- “COP30 é uma oportunidade para acabar com a herança bandeirante”. Entrevista especial com Ana Cláudia Cardoso
- Sustentabilidade de fachada: o outro lado da COP30 em Belém. Entrevista especial com Juliano Pamplona Ximenes Ponte
- COP30 em Belém mostra “abismo” de investimentos nas cidades do Norte
- Obras para COP30 trazem expectativa e frustração à população em Belém
- Belém investe dinheiro em obras da COP, mas na quebrada, povo tem que sair