Afinal, não há apartamento compartilhado com o Papa? Agostiniana nega planos

Foto: Vatican Media

Mais Lidos

  • De uma Igreja-mestra patriarcal para uma Igreja-aprendiz feminista. Artigo de Gabriel Vilardi

    LER MAIS
  • A falácia da "Nova Guerra Fria" e o realismo de quem viu a Ásia por dentro: a geopolítica no chão de fábrica. Entrevista com Eden Pereira

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

11 Setembro 2025

Aparentemente, o Papa Leão XIV não se mudará para sua futura residência no Palácio Apostólico com os irmãos da ordem. A agostiniana Jubanie Rey Baller descartou tal especulação em uma publicação no Facebook, conforme noticiou a agência "Rome Reports" na segunda-feira. "O Papa não se mudará para os aposentos papais do Palácio Apostólico com alguns agostinianos. Embora seja verdade que o Papa esteja revivendo a tradição de usar a residência papal, não é de forma alguma necessário que ele traga consigo alguns de seus irmãos da Ordem Agostiniana, visto que ele os visita regularmente em seu convento", explicou Baller.

A informação é publicada por Katholisch, 10-09-2025.

Entre outros, três agostinianos – um italiano, um nigeriano e um filipino – já vivem na Prima Loggia do Palácio Apostólico: "Os agostinianos sempre tiveram um convento no Palácio Papal. Oficialmente, eles são responsáveis ​​pela Sacristia Papal e pelas capelas papais do Palácio Apostólico desde o século XIII", disse Baller, que atualmente trabalha na própria Sacristia Papal.

Em agosto, surgiram especulações de que Leão XIV viveria com uma pequena comunidade de agostinianos no Palácio Apostólico. Os companheiros de quarto seriam três membros da ordem. As reformas estão em andamento no apartamento, que Bento XVI ocupou pela última vez. A previsão é de que sejam concluídas até o fim de setembro. Até lá, Leão XIV continuará morando em seu apartamento no prédio do Dicastério para a Doutrina da Fé. Ele se mudou para lá quando seu antecessor, Francisco, o trouxe a Roma como chefe do Dicastério para os Bispos do Vaticano.

Leia mais