04 Setembro 2025
"Graças ao desenvolvimento da biotecnologia, órgãos humanos podem ser transplantados constantemente [...] e até mesmo alcançar a imortalidade", disse Putin ao líder chinês.
A reportagem é publicada por El Diario, 03-09-2025.
O presidente chinês Xi Jinping e o presidente russo Vladimir Putin discutiram a possibilidade de os humanos viverem até 150 anos e até mesmo alcançarem a imortalidade, de acordo com um microfone de fundo enquanto se dirigiam ao pódio para o desfile militar na Praça da Paz Celestial.
"Antes, as pessoas raramente chegavam aos 70, mas hoje dizem que aos 70 você ainda é uma criança", disse o intérprete que traduziu as palavras de Xi para Putin em russo, ouvido na televisão chinesa.
A resposta do presidente russo, traduzida para o mandarim, foi: "Graças ao desenvolvimento da biotecnologia, órgãos humanos podem ser transplantados constantemente, e as pessoas podem se sentir mais jovens e até mesmo alcançar a imortalidade".
A isto, Xi respondeu que “as previsões indicam que neste século haverá a possibilidade de viver até os 150 anos”.
Em uma coletiva de imprensa transmitida ao vivo pela televisão estatal russa, o líder do Kremlin confirmou que ele e Xi conversaram sobre longevidade. "Sim, quando participamos do desfile, o presidente Xi falou sobre isso", respondeu Putin quando questionado sobre o assunto.
Ele acrescentou que o ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, que morreu em junho de 2023, "desenvolveu ativamente" esse tema da longevidade.
"Bem, sim, os métodos modernos de cura, a medicina e até mesmo todos os tipos de cirurgia relacionados à substituição de órgãos permitem à humanidade esperar que a vida ativa seja prolongada de uma maneira diferente da que é hoje", resumiu o presidente russo.
Leia mais
- Putin se encontra com Xi e líderes do Sul: "Somos a maioria global. A Europa quer guerra"
- Xi Jinping e um cartão postal que provocou a fúria de Donald Trump
- O "triângulo" de Putin com Modi e Xi que encerra o espetáculo do Alasca
- Transumano: a união do ser humano com os robôs e a inteligência artificial
- Os Manuais do Kremlin justificam a “operação” na Ucrânia: “É uma luta contra o Ocidente sem Deus”
- A OMS registra queda da expectativa de vida e na expectativa de vida saudável durante a pandemia. Artigo de José Eustáquio Diniz Alves
- Berlusconi. O pior. Artigo de Stefano Feltri e Gianni Barbacetto
- “O progresso carrega dentro de si um buraco negro”. Artigo de Edgar Morin