Leão XIV retorna aos agostinianos: ele abre o capítulo geral na basílica no centro de Roma

Foto: Vatican Media

Mais Lidos

  • Diaconato feminino: uma questão de gênero? Artigo de Giuseppe Lorizio

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS
  • Advento: novo tempo para escutar novas vozes. Comentário de Adroaldo Paloro

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

02 Setembro 2025

Em 2013, Francisco presidiu a missa a convite do então prior geral Prevost, com seus amigos Anton Moral e Farrell concelebrando.

A reportagem é de Iacopo Scaramuzzi, publicada por Repubblica, 01-09-2025.

Quase uma festa de família: o Papa Leão XIV foi à Basílica Romana de Santo Agostinho, no Campo Marzio, no centro de Roma, para abrir o Capítulo Geral dos Agostinianos, a ordem que ele mesmo liderou por dez anos. "Que a unidade seja objeto indispensável de seus esforços, mas não apenas isso: que seja também o critério para julgar suas ações e trabalhar juntos, porque o que une vem dEle (Cristo), mas o que divide não pode vir", disse o Pontífice agostiniano.

Mudança com Francisco

Em 2013, o Papa Francisco celebrou a missa na véspera do Capítulo Geral, a convite do então prior geral da ordem, Robert Francis Prevost, que ele conhecia desde Buenos Aires e que nomearia bispo do Peru um ano depois. O capítulo, que acontece de amanhã até 18 de setembro, elegerá os novos líderes dos Agostinianos, ordem religiosa fundada em 1244, inspirada na figura de Santo Agostinho. Em sua homilia, o Papa recomendou três atitudes aos seus irmãos ao se aproximarem do Capítulo: "Escuta, humildade e unidade — estas são três sugestões úteis que a liturgia oferece para os próximos dias", disse ele.

Concelebre com amigos

Concelebraram dois irmãos agostinianos muito próximos do Papa: Alejando Moral Anton, Prior Geral cessante, e Joseph Farrell, Vigário Geral e Reitor da América. "No dia 8 de maio passado, elevamos nossa gratidão a Deus por sua eleição como Sucessor de Pedro", disse o Padre Moral Anton, que foi vice-reitor antes de sucedê-lo como líder da ordem. "Hoje, queremos renovar essa mesma gratidão, reconhecendo em você não apenas o pastor universal, mas também o irmão que compartilhou nossa jornada, especialmente quando era Prior Geral, demonstrando proximidade e dedicação."

Leia mais