• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

21º domingo do tempo comum – Ano C – Na prática da justiça, o Reino se faz presente entre nós

Mais Lidos

  • Papa convoca fiéis para dia de oração e jejum pela paz a 22 de agosto

    LER MAIS
  • O professor mobiliza os conceitos de exceção, guerra e campo para compreender o fenômeno

    A Nakba do povo palestino. Entrevista com Castor M. M. Bartolomé Ruiz

    LER MAIS
  • Desmatamento para cultivo de soja volta a assombrar Amazônia

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    Solenidade da Assunção de Maria – Ano C – Maria, a mulher que acreditou contra toda esperança

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

22 Agosto 2025

“A prática da justiça é a chave que abre a porta estreita. A justiça está vinculada ao esforço por uma vida de conversão diária. Somente por meio da prática da justiça o Reino se faz presente entre nós e nos torna aptos a atravessar a porta para o banquete celestial.”

A reflexão é de Marcela Machado Vianna Torres. Ela possui graduação em teologia (2021) e mestrado em teologia bíblica pela PUC-Rio (2021). É catequista de Iniciação cristã para crianças na Escola da Fé, no Centro de Evangelização Nossa Senhora de Guadalupe desde 2017, onde atualmente atua na formação das catequistas através do estudo bíblico. Mestra em Teologia com ênfase em Teologia Bíblica. É membro do Grupo de Pesquisa de Análise Retórica Bíblica Semítica (ARBS), constante no Diretório do CNPq e membra da Rede Brasileira de Teólogas (RBT) onde atualmente atua na Comissão jurídico-financeira.

Leituras do Dia

Is 66,18-21
Sl 116 (117),1.2 (R. Mc 16,15)
Hb 12,5-7.11-13
Lc 13,22-30

Eis a reflexão.

Primeira Leitura Is 66,18-21

O texto está inserido texto está inserido na última parte do livro de Isaías. É obra de um profeta anônimo ou uma escola profética inspirada pelos ensinamentos de Isaías do período pós-exílico. Trata-se de um oráculo de salvação com caráter escatológico e universalista. O texto é dirigido ao povo de Israel em comunhão com outros povos que reconhecem a grandeza de Deus. O oráculo apresenta uma imagem idealizada com o objetivo de animar o povo que retorna do exílio para Jerusalém, principalmente diante de um quadro desolador de destruição da cidade santa e do templo. O oráculo chama a atenção de que Deus conduz o seu povo e que sua ação na história possui dimensões que extrapolam o território de Israel. Os povos estrangeiros que experimentam o Deus de Israel compartilham essa vivência com seus irmãos entre as nações, num movimento que os reúne aos filhos de Israel para formar um único povo. [1]

Salmo 116/117

O Sl 116 (117 na Bíblia Hebraica) é o salmo mais curto das Sagradas Escrituras, com apenas dois versículos, e que reforça a ideia de universalidade presente no texto de Isaías. É uma convocação para que todas as nações louvem a Deus e que todos os povos o glorifiquem por seu amor e fidelidade. [2]

Segunda Leitura Hb 12,5-7.11-13

O autor de Hebreus é herdeiro da sabedoria judaica presente em Provérbios 3,11-12, que exorta sobre a relação entre pais e filhos, como uma forma de encorajamento para a vida de toda a comunidade. Para o autor, a disciplina é constantemente necessária porque as pessoas têm uma dificuldade em perceber de imediato o valor desta. O amor necessita de limites e correção. O princípio definido aqui é que o relacionamento determina o propósito da disciplina. Segundo a tradição judaica, os pais que negligenciam a correção dos filhos são deficientes na sua capacidade como pais, e os filhos que escapam a disciplina perdem sua capacidade de entender o valor da sua filiação. [3] Jesus, neste contexto, torna-se um modelo desta relação com o Pai por sua entrega e perseverança.

Evangelho Segundo Lucas - Lc 13,22-30

Jesus atravessa cidades e povoados ensinando ao longo de sua jornada para Jerusalém.

O caminho percorrido por Jesus não é só geográfico, é teológico também. Alguém pergunta a ele se é verdade que são poucos os que se salvam. Jesus responde indiretamente, trazendo a imagem de uma porta estreita que deve ser atravessada para entrar no banquete celestial. No entanto, duas condições são necessárias para a passar por essa porta: a vontade que se desdobra em esforço contínuo, e a conversão que se realiza a partir desse esforço.

A pergunta se poucos serão salvos evidencia uma dificuldade presente dentro do judaísmo e das primeiras comunidades cristãs, a crença de que a totalidade de Israel seria salvo apenas por fazer parte do povo eleito, com exceção de poucos pecadores. O ensinamento de Jesus, em forma de parábola com imagens escatológicas, é ilustrado por um banquete no qual alguns tentam entrar, mas não conseguem, pois, a porta havia sido fechada pelo dono da casa. O diálogo entre o dono da casa e os que desejavam entrar revela que estes o conheciam, tinham aprendido e convivido com ele. Por esse motivo, acreditavam ter direito de participar do banquete. No entanto, o dono da casa argumenta que não os conhece e ordena que se afastem. Jesus fala de uma realidade histórica, pois ele veio para seu povo, os primeiros e foi rejeitado por muitos. Embora sejam herdeiros do Reino, os filhos de Israel que não se esforçarem serão excluídos do banquete escatológico.

O Reino de Deus é dom, mas é preciso esforço para passar pela porta estreita – Marcela Machado Vianna Torres

O “choro e ranger de dentes” corresponde ao sofrimento dos condenados, que, por não terem acolhido a mensagem de Jesus, tornaram-se os últimos. O fato de serem filhos de Abraão, Isaac e Jacó não garante que se sentarão à mesa com os pais da fé no banquete do Reino. A tradição, por si só, não garante a salvação. Os pagãos, por sua vez, se tornam os primeiros por crerem que Jesus é o Senhor.

A menção da vinda de pessoas do oriente, do ocidente, do norte e do sul, no v.29, evoca as profecias do Antigo Testamento, que anunciam o Senhor reunindo os filhos exilados de Israel dos quatro pontos cardeais. O banquete escatológico reunirá israelitas e gentios numa única família de Deus.

O Reino de Deus é dom, mas é preciso esforço para passar pela porta estreita. Essa porta estabelece um julgamento, pois nem todos conseguirão atravessá-la.[4] A prática da justiça é a chave que abre a porta estreita. A justiça está vinculada ao esforço por uma vida de conversão diária. Somente por meio da prática da justiça o Reino se faz presente entre nós e nos torna aptos a atravessar a porta para o banquete celestial. [5]

Que a liturgia de hoje nos leve a renovar o nosso compromisso com a conversão diária e com a prática da justiça. Que a nossa adesão ao Reino de Deus aqui seja a chave que abre a porta que nos leva ao banquete da comunhão dos santos.

[1] VERMEYLEN, J., Isaías, p. 405-406.
[2] KSELMAN, J. S.; BARRÉ, Michael L., Salmos, p. 1074.
[3] GUTHIRIE, D., Hebreus, p. 237.
[4] MAZZAROLO, I., Lucas, p. 189.
[5] NOLLAND, J., Luke 9:21-18:54, p. 734-735.

Referências

GUTHIRIE, Donald. Hebreus: introdução e comentário. São Paulo: Ed. Vida Nova; São Paulo: Ed. Mundo Cristão.
KSELMAN, John S.; BARRÉ, Michael L. Salmos. In: BROWN, Raymond E.; FITZMYER, Joseph A.; MURPHY, Roland E. Novo Comentário Bíblico São Jerônimo: Antigo Testamento. Santo André: Academia Cristã; São Paulo: Paulus, 2015.
MAZZAROLO, Isidoro. Lucas: a antropologia da salvação. Rio de Janeiro: Mazzarolo Editor, 2004.
NOLLAND, John. Luke 9:21-18:54. Word Biblical Commentary, 35a. Dallas: Word books, 1995.
VERMEYLEN, Jacques. Isaías. In: RÖMER, Thomas; MACCHI, Jean-Daniel; NIHAN, Christophe. Antigo Testamento: história, escritura e teologia. São Paulo: Loyola, 2010, p. 401-418.

Leia mais

  • Porta aberta: travessia para o inesperado. Comentário de Adroaldo Palaoro
  • Quais são as pistas para procurar a porta estreita? Comentário de Ana Casarotti
  • A porta que dá acesso à vida
  • Entrar pela porta
  • Confiança sim, frivolidade, não
  • A multidão dos salvos
  • Os últimos que serão os primeiros
  • Os primeiros serão os últimos
  • Povo Sateré-Mawé clama por justiça socioambiental. Artigo de Sandoval Alves Rocha
  • Ecologia Integral: para o Papa Leão XIV, justiça ambiental é necessidade urgente e exigência teológica
  • A alegria é um ingrediente necessário para mudar as injustiças em nosso mundo. Artigo de Joyce Meyer
  • 'Não podemos obstruir a criatividade de Deus', exorta o papa Francisco
  • Leão XIV: "Em um mundo obscurecido por guerras e injustiças, mesmo onde tudo parece perdido, os migrantes e refugiados são mensageiros de esperança"
  • Justiça fiscal: a bizarra desigualdade no Brasil. Artigo de Diogo Comitre e Mauricio Alfredo
  • Bispos angolanos denunciam injustiças sociais crescentes
  • Jovem indígena decapitado. Manifestação de solidariedade e exigência de justiça
  • As duas pazes: Trump-Netanyahu (ódio e extermínio do inimigo), Mandela-Mujica (justiça e dignidade do adversário)
  • Conheça o documento “Um chamado por justiça climática e a Casa Comum” com visão da Igreja do hemisfério sul sobre a COP30
  • Bispos católicos do Sul Global exigem justiça climática em seu primeiro apelo ecológico conjunto
  • Leão XIV: "O empenho contra a pobreza é justiça: os recursos devem ir para hospitais e escolas, não para as armas"
  • Papa Francisco, as conversões e o “trabalho” da graça
  • “É necessária uma mudança de mentalidade na Igreja”. Entrevista com Padre Hans Zollner

Notícias relacionadas

  • ''As mudanças climáticas são uma questão de fé'', afirma cardeal

    As mudanças climáticas são uma questão de fé, porque lidam com a criação de Deus e com a pobreza, disse o cardeal hondurenh[...]

    LER MAIS
  • A fé cristã exige a liberdade e sinceridade!

    "João Batista é detido, mas nunca nada pode deter a Palavra de Deus e, o primeiro ato da missão de Jesus é chamar um Povo, cha[...]

    LER MAIS
  • A prática do sacrifício, hoje, é a prática da barbárie. Entrevista especial com Xabier Etxeberria Mauleon

    LER MAIS
  • Israel começa doutrina de punições e prêmios coletivos na Cisjordânia

    Dez meses depois do estouro da maior onda de violência em uma década, e a apenas 50 dias das eleições municipais palestinas [...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados