Os católicos que se perguntam o que podem fazer pessoalmente para responder às mudanças climáticas e atender ao chamado do Papa Francisco na Laudato Si' para proteger a Terra agora podem recorrer aos Projetos de Ação Climática Católica.
A reportagem é de Kimberley Heatherington, publicada por National Catholic Reporter, 29-07-2025.
Também conhecida como "CathCAP", a nova plataforma foi lançada em junho pela Catholic Climate Covenant com apoio da Associação de Padres Católicos dos EUA. Seu objetivo é oferecer a indivíduos e grupos ecologicamente conscientes uma maneira de mensurar seu próprio impacto ambiental, além de auxiliar organizações a cuidar da criação.
Como explica o site do CathCAP, o projeto permite que indivíduos e grupos compensem parte de sua pegada de carbono. O projeto incentiva mudanças no estilo de vida, mas para emissões de carbono que não podem ser completamente eliminadas, como as provenientes de viagens de carro ou aéreas, os participantes são convidados a usar a calculadora do CathCAP para obter uma estimativa das emissões de carbono e uma doação sugerida de US$ 15 por tonelada de carbono.
Escolas, universidades e paróquias podem criar uma conta, incentivar os membros a contribuírem e usar os fundos acumulados para um "ecoprojeto" de sua escolha que se enquadre nas diretrizes do CathCAP, inspirado na encíclica ambiental de 2015 do Papa Francisco, Laudato Si'.
Indivíduos também podem contribuir para o Fundo Geral CathCAP, que apoia parceiros católicos ao redor do mundo.
"Não estamos tentando chamar isso de programa de compensação de carbono", disse Dan Misleh, fundador e diretor executivo da Catholic Climate Covenant, à OSV News. "O que isso geralmente significa é que, para cada tonelada de carbono produzida, você faz uma compensação para absorver essa tonelada de carbono — normalmente plantando uma árvore ou algo assim. Sabemos que é muito difícil fazer uma compensação de um para um. No entanto, o CathCAP contabiliza sua pegada de carbono. E o que estamos dizendo é: doe esse dinheiro para sua paróquia ou escola".
Misleh forneceu dois exemplos — de um indivíduo e de uma paróquia — para ilustrar.
"Você abre uma conta conosco e doa sua 'penalidade' de carbono, por assim dizer, para sua escola. E, no fim do ano, eles recebem esse dinheiro de volta para um projeto que nós aprovaríamos", disse ele.
"Ou", continuou ele, "digamos que uma paróquia arrecade US$ 5.000 ao longo de um ano. E eles vão usar esse dinheiro para vedar suas portas e janelas, o que reduzirá a quantidade de energia que precisam usar — e, portanto, sua pegada de carbono".
A ideia, disse Misleh, é o empoderamento ambiental.
"Estamos abrindo um caminho para que as pessoas façam coisas boas para mitigar a crise climática", disse ele. "Esse é realmente o propósito".
O Catholic Climate Covenant, uma rede nacional com sede em Washington, composta por 20 organizações parceiras, foi criado em 2006 com o apoio da Conferência dos Bispos Católicos dos EUA. A Associação de Padres Católicos dos EUA, com sede em Ohio e fundada em 2011, atua como "a voz pastoral e colegial" de seus quase 1.200 padres membros.
Leia mais
- Dez anos depois, a Laudato Si' do Papa Francisco é mais atual do que nunca. Artigo de Thomas J. Reese
- Um apelo à ação 10 anos após a Laudato si'
- Laudato si’ e o novo documento do Papa Francisco sobre ecologia. Artigo de Daniel Horan
- Laudato si', segunda parte. O anúncio do Pontífice que lembra: “As gerações mais jovens têm o direito de receber de nós um mundo belo e habitável”
- Atualizar a Laudato si' ouvindo os povos originários e os jovens
- Semana Laudato Si’. O que significa crer em um Deus ecológico? Artigo de Elizabeth Johnson
- Semana Laudato Si' 2023. Os oito anos de uma encíclica que é um laboratório para a cura do pensamento
- O que os jovens disseram ao Papa: “Muitos bispos e fiéis não conhecem a encíclica Laudato Si'”
- Laudato si’: Crítica do Antropocentrismo. Artigo de Juan José Tamayo
- Laudato Si': Aprender a cuidar do que que é comum, da nossa Casa
- “Laudato Si', talvez tenha seus principais profetas em populações minoritárias”. Entrevista com padre Dário Bossi
- Líderes mundiais se reúnem com grupos religiosos para debater as Mudanças Climáticas no Mundo