12 Julho 2025
Ordens religiosas masculinas suíças iniciam testes psicológicos para futuros membros da ordem. Como noticiou o portal católico suíço kath.ch na quinta-feira, os membros da Congregação Beneditina Suíça se comprometeram a testar potenciais novos membros da ordem com testes de aptidão psicológica. Os superiores e delegados dos mosteiros beneditinos suíços estão, portanto, respondendo a uma resolução de 11 de março da Conferência Episcopal Suíça (SBK) sobre testes psicológicos para futuros agentes pastorais.
A informação é publicada por Katholisch, 11-07-2025.
Em meados de junho, os representantes da ordem se reuniram para o capítulo congregacional no Mosteiro de Marienberg, em Vinschgau. Vigeli Monn, presidente da Congregação Beneditina Suíça e abade do Mosteiro de Disentis, relatou ao portal que os representantes do mosteiro discutiram o decreto da Convenção das Nações Unidas sobre o Abuso Sexual (SBC) como medida contra abusos sexuais e seu encobrimento. Posteriormente, em 11 de junho, foi firmado um compromisso voluntário dos mosteiros membros. Não houve manifestação de preocupação entre os membros da congregação.
Segundo o kath.ch, a declaração de compromisso afirma: A avaliação da aptidão de futuros agentes pastorais "não se refere apenas a futuros padres, diáconos permanentes e outros agentes pastorais". Em vez disso, "os membros de ordens religiosas também devem ser submetidos a avaliações psicológicas padronizadas como parte de sua formação". Especificamente, cada mosteiro, com a assinatura do superior responsável, compromete-se "a tornar a avaliação psicológica parte constitutiva da própria formação do mosteiro para a vida religiosa".
A Congregação Beneditina Suíça é uma associação de mosteiros beneditinos independentes. Os sete mosteiros incluem a Abadia de Disentis, a Abadia de Einsiedeln, a Abadia de Engelberg, o Priorado de Fischingen e a Abadia de Mariastein. A Abadia de Muri-Gries, no Tirol do Sul, e a Abadia de Marienberg, ambas originalmente sediadas na Suíça, também pertencem à associação.