28 Mai 2025
O psicólogo e especialista em proteção infantil Hans Zollner exige que o Papa Leão XIV tome uma decisão sobre o pedido de renúncia do Cardeal Rainer Maria Woelki. O jesuíta disse ao jornal "taz" na segunda-feira que era "uma questão de transparência e justiça para com todos os envolvidos" que uma decisão fosse tomada e que ninguém "operava constantemente em uma área cinzenta". Porque isso dá a impressão de uma recusa em assumir responsabilidade de todas as partes. "O resultado da decisão cabe ao Papa", disse Zollner.
A reportagem é publicada por katholisch.de, 27-05-2025.
O próprio Woelki declarou em uma entrevista em meados de maio que sua oferta de renúncia ao cargo de Arcebispo de Colônia, feita ao Papa Francisco em 2022, não era mais válida: "De acordo com o direito canônico, minha oferta de renúncia já era ineficaz depois de três meses."
Proteção à criança no Vaticano: Nova estrutura e nova equipe
O especialista em proteção infantil Zollner também vê a necessidade de tomar decisões de pessoal em outros lugares: por exemplo, é necessária clareza na Pontifícia Comissão para a Proteção da Criança, da qual ele foi cofundador. Zollner exigiu que o presidente da Comissão, o cardeal Sean O'Malley, que se aposentou como arcebispo de Boston, fosse substituído.
Além disso, a questão relativa à Comissão é: "Qual é o seu objetivo e propósito reais?" Na sua opinião, a Comissão deve estabelecer medidas de salvaguarda em todo o mundo e estabelecer contato com os afetados. Em geral, dadas as grandes diferenças culturais em todo o mundo no que diz respeito à investigação e prevenção de abusos, o novo pontificado deve trabalhar para garantir que os princípios básicos de "proteção, espaços seguros, relacionamentos seguros e processos seguros" se apliquem em todos os lugares. Segundo Zollner, "a relação entre a sede romana e a igreja universal" deve ser esclarecida, também no que diz respeito a competências e responsabilidades.
Papa Leão bem preparado para "tarefa gigantesca"
Zollner tem grandes esperanças no Papa Leão XIV: "Ele é sóbrio, muito lúcido e ponderado. E acho que é uma combinação muito boa. Ele reúne muitas qualidades que tornarão mais fácil a gigantesca tarefa que agora enfrenta."
Zollner é jesuíta e diretor do Instituto de Antropologia da Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Ele dirige o Centro de Proteção à Criança (Instituto para a Proteção de Menores contra Abusos) e aconselha ordens religiosas e dioceses em todo o mundo sobre prevenção de abusos. Em 2023, ele renunciou à Pontifícia Comissão para a Proteção de Menores após críticas generalizadas aos seus métodos de trabalho.
Leia mais
- Cardeal Prevost – Leão XIV: Combater os abusos e promover a proteção dos vulneráveis
- “Foi assim que a Prevost nos ajudou a vencer a batalha contra os abusos no Peru”
- Bätzing, sem filtros sobre o Cardeal Woelki: “Ele perdeu a aceitação do povo”
- Para muitos, a situação do arcebispo de Colônia, card. Woelki, é pouco transparente
- Pedofilia, o cardeal Woelki oferece sua renúncia ao Papa: está envolvido nas acusações de ocultação de casos de violência contra menores
- Abusos: Colônia, uma diocese no caos
- Alemanha. Os escritórios da Arquidiocese de Colônia são investigados pela polícia. Cardeal Woelki suspeito de perjúrio
- “Pedofilia e abusos, nossos maiores males”. Entrevista com Hans Zollner
- Especialista em abuso sexual clerical aconselha cardeais sobre a eleição do próximo Papa. Entrevista com Hans Zollner
- Zollner: abuso terá papel importante na próxima eleição papal
- Hans Zollner, SJ é nomeado consultor da Diocese de Roma sobre a questão dos abusos
- Hans Zollner sugere que nomes de bispos abusadores sejam publicados“Cuidar das vítimas é o coração do nosso ministério”, afirma o jesuíta Hans Zollner
- Os abusos, uma tarefa de vida. Entrevista com Hans Zöllner
- O escândalo de abuso sexual da Igreja Católica continua
- Abusos, sínodo e a falsa prudência
- Sínodo: ouvir as vítimas. Artigo de Gennaro Pagano
- A crítica do principal especialista em abusos do Vaticano dá a Francisco outra dor de cabeça